Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS. 

Segundo o Público, entre maio de 2012 e agosto de 2013, Isabel dos Santos recorreu sete vezes aos cofres da Unitel SA, a maior operadora móvel de Angola e da qual é presidente do conselho de administração, para garantir os financiamentos com que construiu um pequeno império das telecomunicações em países como Portugal, onde divide o controlo da operadora NOS com a Sonae.

O jornal escreve que estão em causa sete empréstimos a dez anos, com um valor global à volta dos 360 milhões de euros, dinheiro que foi empregue também em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Em Portugal, no ano de 2012, a sociedade da filha do ex-Presidente angolano, que primeiro se chamava Jadeium e depois passou a designar-se Unitel International Holdings, investiu 177,8 milhões na Zon Multimédia e, no verão do ano seguinte, foram mais 145 milhões para a fusão entre a Zon e a Optimus.

De acordo com o diário, como é presidente do conselho de administração da Unitel SA, Isabel dos Santos assinou as operações tanto do lado de quem emprestou o dinheiro como de quem recebeu.

Questionada pelo jornal sobre se algum dos empréstimos já foi reembolsado, a empresária angolana não quis dar nenhuma resposta. Porém, para a Unitel SA, “todos os empréstimos e transacções financeiras são legítimos e legais e reflectidos nos relatórios de contas da Unitel e encontram-se devidamente auditados pelo auditor externo PwC”.

Já a operadora brasileira Oi, que em 2014 herdou a participação da antiga Portugal Telecom em África e trava há vários anos um braço-de-ferro contra os outros sócios angolanos da Unitel SA devido aos dividendos da operadora, tem uma visão diferente.

“Na visão da PT Ventures os empréstimos feitos à Unitel International Holdings BV, parte relacionada de um dos accionistas da Unitel, não contaram com as devidas aprovações societárias, sendo portanto transacções irregulares“, disse ao jornal fonte da empresa, acrescentando que “foram feitos em condições muito mais vantajosas que aquelas praticadas no mercado”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …