Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS. 

Segundo o Público, entre maio de 2012 e agosto de 2013, Isabel dos Santos recorreu sete vezes aos cofres da Unitel SA, a maior operadora móvel de Angola e da qual é presidente do conselho de administração, para garantir os financiamentos com que construiu um pequeno império das telecomunicações em países como Portugal, onde divide o controlo da operadora NOS com a Sonae.

O jornal escreve que estão em causa sete empréstimos a dez anos, com um valor global à volta dos 360 milhões de euros, dinheiro que foi empregue também em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Em Portugal, no ano de 2012, a sociedade da filha do ex-Presidente angolano, que primeiro se chamava Jadeium e depois passou a designar-se Unitel International Holdings, investiu 177,8 milhões na Zon Multimédia e, no verão do ano seguinte, foram mais 145 milhões para a fusão entre a Zon e a Optimus.

De acordo com o diário, como é presidente do conselho de administração da Unitel SA, Isabel dos Santos assinou as operações tanto do lado de quem emprestou o dinheiro como de quem recebeu.

Questionada pelo jornal sobre se algum dos empréstimos já foi reembolsado, a empresária angolana não quis dar nenhuma resposta. Porém, para a Unitel SA, “todos os empréstimos e transacções financeiras são legítimos e legais e reflectidos nos relatórios de contas da Unitel e encontram-se devidamente auditados pelo auditor externo PwC”.

Já a operadora brasileira Oi, que em 2014 herdou a participação da antiga Portugal Telecom em África e trava há vários anos um braço-de-ferro contra os outros sócios angolanos da Unitel SA devido aos dividendos da operadora, tem uma visão diferente.

“Na visão da PT Ventures os empréstimos feitos à Unitel International Holdings BV, parte relacionada de um dos accionistas da Unitel, não contaram com as devidas aprovações societárias, sendo portanto transacções irregulares“, disse ao jornal fonte da empresa, acrescentando que “foram feitos em condições muito mais vantajosas que aquelas praticadas no mercado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …