Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS. 

Segundo o Público, entre maio de 2012 e agosto de 2013, Isabel dos Santos recorreu sete vezes aos cofres da Unitel SA, a maior operadora móvel de Angola e da qual é presidente do conselho de administração, para garantir os financiamentos com que construiu um pequeno império das telecomunicações em países como Portugal, onde divide o controlo da operadora NOS com a Sonae.

O jornal escreve que estão em causa sete empréstimos a dez anos, com um valor global à volta dos 360 milhões de euros, dinheiro que foi empregue também em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Em Portugal, no ano de 2012, a sociedade da filha do ex-Presidente angolano, que primeiro se chamava Jadeium e depois passou a designar-se Unitel International Holdings, investiu 177,8 milhões na Zon Multimédia e, no verão do ano seguinte, foram mais 145 milhões para a fusão entre a Zon e a Optimus.

De acordo com o diário, como é presidente do conselho de administração da Unitel SA, Isabel dos Santos assinou as operações tanto do lado de quem emprestou o dinheiro como de quem recebeu.

Questionada pelo jornal sobre se algum dos empréstimos já foi reembolsado, a empresária angolana não quis dar nenhuma resposta. Porém, para a Unitel SA, “todos os empréstimos e transacções financeiras são legítimos e legais e reflectidos nos relatórios de contas da Unitel e encontram-se devidamente auditados pelo auditor externo PwC”.

Já a operadora brasileira Oi, que em 2014 herdou a participação da antiga Portugal Telecom em África e trava há vários anos um braço-de-ferro contra os outros sócios angolanos da Unitel SA devido aos dividendos da operadora, tem uma visão diferente.

“Na visão da PT Ventures os empréstimos feitos à Unitel International Holdings BV, parte relacionada de um dos accionistas da Unitel, não contaram com as devidas aprovações societárias, sendo portanto transacções irregulares“, disse ao jornal fonte da empresa, acrescentando que “foram feitos em condições muito mais vantajosas que aquelas praticadas no mercado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …