Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS. 

Segundo o Público, entre maio de 2012 e agosto de 2013, Isabel dos Santos recorreu sete vezes aos cofres da Unitel SA, a maior operadora móvel de Angola e da qual é presidente do conselho de administração, para garantir os financiamentos com que construiu um pequeno império das telecomunicações em países como Portugal, onde divide o controlo da operadora NOS com a Sonae.

O jornal escreve que estão em causa sete empréstimos a dez anos, com um valor global à volta dos 360 milhões de euros, dinheiro que foi empregue também em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Em Portugal, no ano de 2012, a sociedade da filha do ex-Presidente angolano, que primeiro se chamava Jadeium e depois passou a designar-se Unitel International Holdings, investiu 177,8 milhões na Zon Multimédia e, no verão do ano seguinte, foram mais 145 milhões para a fusão entre a Zon e a Optimus.

De acordo com o diário, como é presidente do conselho de administração da Unitel SA, Isabel dos Santos assinou as operações tanto do lado de quem emprestou o dinheiro como de quem recebeu.

Questionada pelo jornal sobre se algum dos empréstimos já foi reembolsado, a empresária angolana não quis dar nenhuma resposta. Porém, para a Unitel SA, “todos os empréstimos e transacções financeiras são legítimos e legais e reflectidos nos relatórios de contas da Unitel e encontram-se devidamente auditados pelo auditor externo PwC”.

Já a operadora brasileira Oi, que em 2014 herdou a participação da antiga Portugal Telecom em África e trava há vários anos um braço-de-ferro contra os outros sócios angolanos da Unitel SA devido aos dividendos da operadora, tem uma visão diferente.

“Na visão da PT Ventures os empréstimos feitos à Unitel International Holdings BV, parte relacionada de um dos accionistas da Unitel, não contaram com as devidas aprovações societárias, sendo portanto transacções irregulares“, disse ao jornal fonte da empresa, acrescentando que “foram feitos em condições muito mais vantajosas que aquelas praticadas no mercado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jack Burns, ator da série Outlander, morre aos 14 anos

O ator Jack Burns, que participou na série "Outlander", morreu aos 14 anos, no passado dia 1 de dezembro. O jovem foi encontrado já sem vida na sua casa em Greenrock, na Escócia. O óbito foi …

As pessoas estão a ser envenenadas por óleos essenciais (e pode ser fatal)

https://vimeo.com/378812079 Óleos essenciais cheiram bem, mas, se ingeridos oralmente, podem causar muitos problemas, incluindo toxicidade severa, pondo a vida em risco.  Estudos recentes mostraram que envenenamentos com óleos essenciais têm sido cada vez mais comuns e mais …

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …