Afastar Isabel dos Santos era “inoportuno”. O SMS de António Costa a Carlos Costa

9

ZAP // Tiago Petinga, Mário Cruz / Lusa

Carlos Costa, António Costa

O Observador divulgou agora um SMS que António Costa enviou a Carlos Costa que confirma o telefonema sobre o afastamento de Isabel dos Santos.

A polémica em torno das revelações feitas no novo livro “O Governador”, que relata vários episódios dos dois mandatos de Carlos Costa à frente do Banco de Portugal, não dá sinais de abrandar.

Na semana passada, o Observador — onde trabalha o jornalista Luís Rosa, que escreveu o livro divulgou um capítulo que relata uma alegada pressão de António Costa a Carlos Costa para que este não afastasse Isabel dos Santos do conselho de administração do Eurobic, dizendo que não se podia “tratar mal” a filha do presidente de um país aliado de Portugal.

Carlos Costa terá querido afastar Isabel dos Santos e o seu sócio, Fernando Teles, da administração do BIC — banco onde tinham uma participação de 20% — de forma a que o mercado não entendesse que o banco estava associado ao BIC Angola.

As razões de Carlos Costa prendiam-se com o facto de Isabel dos Santos ser uma “pessoa politicamente exposta por ser filha do presidente de Angola e por existirem fortes indícios de que fora favorecida pela plutocracia do MPLA”, já que “a acionista de referência de várias das principais empresas” angolanas.

Entretanto, o primeiro-ministro rejeitou as acusações, que disse serem “ofensivas” da sua “honra, bom nome e consideração”, e anunciou que já tinha contactado o seu advogado para eventualmente avançar com um processo.

O Observador avança agora com mais um capítulo desta novela. O jornal divulgou um SMS que António Costa enviou a Carlos Costa na semana passada, precisamente na altura em que a notícia da sua alegada pressão veio a público.

Na mensagem, o primeiro-ministro confirma que telefonou a Carlos Costa em 2016, após a reunião onde o regulador independente tentou afastar Isabel dos Santos do EuroBic. No entanto, Costa rejeita novamente a ideia de que disse que não se podia “tratar mal” Isabel dos Santos.

Em vez disso, o chefe do Governo afirma que contactou Carlos Costa para o avisar de que seria “inoportuno” avançar com o afastamento da filha de José Eduardo dos Santos devido ao processo de venda da participação desta num outro banco, o BPI, aos espanhóis do La Caixa.

Até agora, nem Carlos Costa nem António Costa responderam à revelação do SMS.

Adriana Peixoto, ZAP //

9 Comments

    • A sabedoria popular, Imaginemos que os Portugueses não tinham dado a maioria absoluta ao PS, o que seria a vida dos Portugueses a esta hora, da forma como as Oposições com a cumplicidade da comunicação social partidarizada, como a TVI, se tem comportado, há muito andávamos a brincar às eleições antecipadas com os custos inerentes para pagarmos, já teríamos cá dentro a Troika, e dificuldades nas finanças, a falta de crédito externo, os Ordenados e Reformas ainda mais reduzidos, como no tempo do PSD/CDS com Passos Coelho/Montenegro, O que prova a Maturidade Política dos Portugueses em dar a Maioria Absoluta ao Antonio Costa, Um Povo que já não acredita nas televisões que fazem e apoiam política partidária e interesses de Grupos e Monopólios, como da Saúde, nem nos analistas políticos dependentes dos Partidos políticos, revela uma maturidade muito elevada dos Portugueses que já nem assistem a Telejornais.

  1. Gostaria de saber quem era o ” XULARES “” o problema dos diamantes e não só e os dentes de elevantes, etc etc.
    se calhar estamos a falar da mesma FAMELGA ou não será !! Isto aqui é um dos países mais pequenos da Europa,
    onde existem mais LADRÕES, por m2 , veja só ali para os lados de S.BENTO., é mato!!

  2. Este Kosta é o maior aldrabão da história dos nossos primeiros ministros!!! Consegue bater o Sócrates aos pontos.
    Mesmo depois de ingenuamente enviar este último sms ainda continua a negar a evidente interferência no BP.
    É de força o homem

  3. A sabedoria popular, Imaginemos que os Portugueses não tinham dado a maioria absoluta ao PS, o que seria a vida dos Portugueses a esta hora, da forma como as Oposições com a cumplicidade da comunicação social partidarizada, como a TVI, se tem comportado, há muito andávamos a brincar às eleições antecipadas com os custos inerentes para pagarmos, já teríamos cá dentro a Troika, e dificuldades nas finanças, a falta de crédito externo, os Ordenados e Reformas ainda mais reduzidos, como no tempo do PSD/CDS com Passos Coelho/Montenegro, O que prova a Maturidade Política dos Portugueses em dar a Maioria Absoluta ao Antonio Costa, Um Povo que já não acredita nas televisões que fazem e apoiam política partidária e interesses de Grupos e Monopólios, como da Saúde, nem nos analistas políticos dependentes dos Partidos políticos, revela uma maturidade muito elevada dos Portugueses que já nem assistem a Telejornais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.