Isabel dos Santos em guerra aberta com o Presidente de Angola

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos (ao centro)

A empresária Isabel dos Santos ameaça levar o Estado angolano a tribunal, depois da decisão do Presidente João Lourenço de anular contratos milionários que tinham sido entregues a empresas suas pelo ex-presidente do país,  o seu pai José Eduardo dos Santos.

A semana passada, o presidente João Lourenço decidiu anular contratos milionários a empresas ligadas à família de José Eduardo dos Santos. A principal afectada pela decisão é Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África, que agora ameaça o Estado angolano com os tribunais.

Em causa está, designadamente, a anulação do contrato de construção do Porto da Barra do Dande, orçamentado em 1500 milhões de dólares, que tinha sido atribuído a uma empresa de Isabel dos Santos.

O Estado angolano também anulou o contrato de compra e venda de diamantes brutos que a empresa pública angolana Sodiam tinha com a Odyssey Holding, outra sociedade da empresária angolana que tem sede nos Emirados Árabes Unidos.

Isabel dos Santos ameaça agora levar o caso a tribunal, no âmbito do negócio dos diamantes, e no caso do Porto da Barra do Dande, no qual, segundo o jornal Expresso, a empresária pede “uma choruda indemnização”.

O semanário nota que a mulher mais rica de África “contratou alguns dos melhores advogados angolanos”, que têm como assessores “alguns dos escritórios de advogados mais reputados em Portugal”.

“Ao tentar mover processos contra o Estado arrisca-se a colocar o pai na condição de principal testemunha pela outorga das garantias soberanas“, refere o jurista Jerónimo Amaral, em declarações citadas pelo Expresso.

Certo é que Isabel dos Santos mostra as “garras” perante a firmeza de João Lourenço, que tem retirado poderes à família de José Eduardo dos Santos, depois de o ex-Presidente de Angola ter atribuído diversos contratos públicos a empresas ligadas aos seus filhos.

“Se algumas pessoas estavam convencidas de que claudicaria para se dobrar aos intentos da antiga família presidencial, estão redondamente enganadas“, relata ao Expresso uma fonte dos serviços de inteligência.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. acabou a mama… a mulher mais rica de Angola, esta família fartou-se de ROUBAR indecentemente tudo e todos. Tudo que fazemos tem volta. Tudo que semeamos colhemos. Isto ainda não é NADA.

  2. Enriquecer à custa do erário público e do nepotismo é fácil. Isabel dos Santos é a mulher mais rica de África porque o pai era o presidente de Angola e não por mérito.

  3. E se ela estrebuchar muito, pode ser que tenha um azar inesperado. Não se perdia nada com o desaparecimento dessa choca fedorenta.

  4. baralha e dá de novo mas com novos jogadores. o problema é que os angolanos vão ter que passar novamente pelo “trauma” de ver estes enriquecerem os anteriores já estavam ricos.

  5. Da-me a impressão que este Lourenço nao vai ter uma vida longa. Está a agitar o vespeiro e vai ser mor…, mordido.

RESPONDER

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …