Isabel dos Santos em guerra aberta com o Presidente de Angola

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos (ao centro)

A empresária Isabel dos Santos ameaça levar o Estado angolano a tribunal, depois da decisão do Presidente João Lourenço de anular contratos milionários que tinham sido entregues a empresas suas pelo ex-presidente do país,  o seu pai José Eduardo dos Santos.

A semana passada, o presidente João Lourenço decidiu anular contratos milionários a empresas ligadas à família de José Eduardo dos Santos. A principal afectada pela decisão é Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África, que agora ameaça o Estado angolano com os tribunais.

Em causa está, designadamente, a anulação do contrato de construção do Porto da Barra do Dande, orçamentado em 1500 milhões de dólares, que tinha sido atribuído a uma empresa de Isabel dos Santos.

O Estado angolano também anulou o contrato de compra e venda de diamantes brutos que a empresa pública angolana Sodiam tinha com a Odyssey Holding, outra sociedade da empresária angolana que tem sede nos Emirados Árabes Unidos.

Isabel dos Santos ameaça agora levar o caso a tribunal, no âmbito do negócio dos diamantes, e no caso do Porto da Barra do Dande, no qual, segundo o jornal Expresso, a empresária pede “uma choruda indemnização”.

O semanário nota que a mulher mais rica de África “contratou alguns dos melhores advogados angolanos”, que têm como assessores “alguns dos escritórios de advogados mais reputados em Portugal”.

“Ao tentar mover processos contra o Estado arrisca-se a colocar o pai na condição de principal testemunha pela outorga das garantias soberanas“, refere o jurista Jerónimo Amaral, em declarações citadas pelo Expresso.

Certo é que Isabel dos Santos mostra as “garras” perante a firmeza de João Lourenço, que tem retirado poderes à família de José Eduardo dos Santos, depois de o ex-Presidente de Angola ter atribuído diversos contratos públicos a empresas ligadas aos seus filhos.

“Se algumas pessoas estavam convencidas de que claudicaria para se dobrar aos intentos da antiga família presidencial, estão redondamente enganadas“, relata ao Expresso uma fonte dos serviços de inteligência.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. acabou a mama… a mulher mais rica de Angola, esta família fartou-se de ROUBAR indecentemente tudo e todos. Tudo que fazemos tem volta. Tudo que semeamos colhemos. Isto ainda não é NADA.

  2. Enriquecer à custa do erário público e do nepotismo é fácil. Isabel dos Santos é a mulher mais rica de África porque o pai era o presidente de Angola e não por mérito.

  3. E se ela estrebuchar muito, pode ser que tenha um azar inesperado. Não se perdia nada com o desaparecimento dessa choca fedorenta.

  4. baralha e dá de novo mas com novos jogadores. o problema é que os angolanos vão ter que passar novamente pelo “trauma” de ver estes enriquecerem os anteriores já estavam ricos.

  5. Da-me a impressão que este Lourenço nao vai ter uma vida longa. Está a agitar o vespeiro e vai ser mor…, mordido.

RESPONDER

Orçamento de 2020 sem verba para pré-reformas na Função Pública

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, esclareceu que a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano não deverá reservar qualquer verba para financiar pré-reformas na função pública. Segundo o Diário …

Na medicina medieval, livros astrológicos diziam aos médicos quando tratar os pacientes

Na era medieval, os médicos tinham como seu auxílio um livro onde consultavam as posições dos planetas e das estrelas. A astrologia tinha uma grande influência na prática médica. Os médicos medievais tinham de possuir uma …

FC Porto contra-ataca acusações do Benfica com "palha para burros"

O FC Porto reagiu às acusações do SL Benfica de pressão às equipas de arbitragem, argumentando com várias suspeitas de corrupção que os 'encarnados' estão envolvidos. A troca de galhardetes entre FC Porto e SL Benfica …

OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020. Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que …

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …