Isabel dos Santos em guerra aberta com o Presidente de Angola

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos (ao centro)

A empresária Isabel dos Santos ameaça levar o Estado angolano a tribunal, depois da decisão do Presidente João Lourenço de anular contratos milionários que tinham sido entregues a empresas suas pelo ex-presidente do país,  o seu pai José Eduardo dos Santos.

A semana passada, o presidente João Lourenço decidiu anular contratos milionários a empresas ligadas à família de José Eduardo dos Santos. A principal afectada pela decisão é Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África, que agora ameaça o Estado angolano com os tribunais.

Em causa está, designadamente, a anulação do contrato de construção do Porto da Barra do Dande, orçamentado em 1500 milhões de dólares, que tinha sido atribuído a uma empresa de Isabel dos Santos.

O Estado angolano também anulou o contrato de compra e venda de diamantes brutos que a empresa pública angolana Sodiam tinha com a Odyssey Holding, outra sociedade da empresária angolana que tem sede nos Emirados Árabes Unidos.

Isabel dos Santos ameaça agora levar o caso a tribunal, no âmbito do negócio dos diamantes, e no caso do Porto da Barra do Dande, no qual, segundo o jornal Expresso, a empresária pede “uma choruda indemnização”.

O semanário nota que a mulher mais rica de África “contratou alguns dos melhores advogados angolanos”, que têm como assessores “alguns dos escritórios de advogados mais reputados em Portugal”.

“Ao tentar mover processos contra o Estado arrisca-se a colocar o pai na condição de principal testemunha pela outorga das garantias soberanas“, refere o jurista Jerónimo Amaral, em declarações citadas pelo Expresso.

Certo é que Isabel dos Santos mostra as “garras” perante a firmeza de João Lourenço, que tem retirado poderes à família de José Eduardo dos Santos, depois de o ex-Presidente de Angola ter atribuído diversos contratos públicos a empresas ligadas aos seus filhos.

“Se algumas pessoas estavam convencidas de que claudicaria para se dobrar aos intentos da antiga família presidencial, estão redondamente enganadas“, relata ao Expresso uma fonte dos serviços de inteligência.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. acabou a mama… a mulher mais rica de Angola, esta família fartou-se de ROUBAR indecentemente tudo e todos. Tudo que fazemos tem volta. Tudo que semeamos colhemos. Isto ainda não é NADA.

  2. Enriquecer à custa do erário público e do nepotismo é fácil. Isabel dos Santos é a mulher mais rica de África porque o pai era o presidente de Angola e não por mérito.

  3. E se ela estrebuchar muito, pode ser que tenha um azar inesperado. Não se perdia nada com o desaparecimento dessa choca fedorenta.

  4. baralha e dá de novo mas com novos jogadores. o problema é que os angolanos vão ter que passar novamente pelo “trauma” de ver estes enriquecerem os anteriores já estavam ricos.

  5. Da-me a impressão que este Lourenço nao vai ter uma vida longa. Está a agitar o vespeiro e vai ser mor…, mordido.

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …