Presidente de Angola anula contratos milionários à família de José Eduardo dos Santos

(dr) Mercado

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

O Presidente de Angola, João Lourenço, continua a afastar-se das políticas do seu antecessor, anulando mais de 20 mil milhões de dólares de contratos adjudicados sem concurso público por José Eduardo dos Santos a elementos da sua família.

O jornal Expresso destaca que João Lourenço “dá sinais claros de rejeição da herança do seu antecessor assente num escandaloso esquema de corrupção, gestão danosa e favorecimento de negócios milionários aos familiares e servidores”.

A conclusão surge depois de o presidente de Angola ter anulado diversos contratos públicos atribuídos, por ajuste directo, a elementos da família de José Eduardo dos Santos, o anterior presidente angolano.

O Expresso refere que João Lourenço anulou a ligação da empresa estatal de comercialização de diamantes, Sodiam, à Odyssey, uma sociedade de Isabel dos Santos, a filha mais velha de José Eduardo dos Santos, que “tinha o direito de preferência de compra e venda de diamantes brutos”.

O novo Governo angolano decidiu também que a construção do Porto do Dande, que tinha sido adjudicada por ajuste directo a outra empresa de Isabel dos Santos, a Atlantic Ventures, vai ser realizada através de um concurso público internacional, como apurou o Expresso.

A empresária angolana, que é a mulher mais rica de África, perdeu igualmente os projectos do Plano Metropolitano de Luanda, avaliado em 615 milhões de dólares, e da Marginal da Corimba, avaliado em 15 mil milhões de dólares, também ganho por ajuste directo.

Isabel dos Santos afastada de obra de 3.874 milhões

O Presidente angolano excluiu ainda duas empresas, uma das quais associada a Isabel dos Santos, do consórcio encarregue da construção, por mais de 4.500 milhões de dólares, da barragem de Caculo Cabaça, que será a maior do país.

Com a “saída das empresas CGGC & Niara Holding Limitada e da Boreal Investment Ltd”, fica como “parte única” no contrato com o Estado angolano, e “respectivas prestações e responsabilidades”, a empresa China Ghezouba Group Company (CGGC), destaca a Lusa.

Uma notícia publicada em 2017 pelo portal de investigação angolano Makaangola, do jornalista Rafael Marques, referia que os sócios da CGGC & NIARA Holding Limitida são a sociedade 2I’S – Sociedade de Investimentos Industriais SA, “com sede no endereço de uma das residências privadas de Isabel dos Santos“, e a CGGC -Engenharia de Angola Lda., representada por Zhou Cheng, cada um com 50 por cento do capital.

“O endereço usado para o registo da 2I’S é o mesmo usado por Isabel dos Santos como seu endereço residencial em Luanda, no registo da Niara Holding SGPS, em 2013, na ilha da Madeira, em Portugal”, lê-se na notícia do portal Makaangola, que associa igualmente a Boreal Investment à empresa e filha do ex-Presidente angolano.

O Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça, comuna do município da Banga, na província do Cuanza Norte, será, dentro de cinco anos, a maior barragem em Angola, gerando 2.172 MegaWatts (MW) de electricidade.

Em Junho de 2015, a obra, avaliada em 3.874 milhões de euros, com financiamento do Banco Comercial e Industrial da China, foi entregue, sem concurso público, pelo então chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao consórcio CGGC & NIARA Holding Limitada.

José Filomeno (Zenú), outro filho de José Eduardo dos Santos, também perdeu contratos públicos por decisão de João Lourenço.

O presidente de Angola retirou à sua empresa Sompepa os direitos mineiros para exploração de ouro e anulou o contrato da construção do Porto de Cabinda, que tinha sido entregue à “empresa-fantasma” Caioporto, detida em 99,9% por um antigo sócio de Zenú.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não que defenda o anterior, mas esperemos que não seja uma mera mudança de “cheiro”…..

    Seria uma grande lição, especialmente para a tugalandia.

RESPONDER

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …