Presidente de Angola anula contratos milionários à família de José Eduardo dos Santos

(dr) Mercado

A empresária Isabel dos Santos, filha mais velha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

O Presidente de Angola, João Lourenço, continua a afastar-se das políticas do seu antecessor, anulando mais de 20 mil milhões de dólares de contratos adjudicados sem concurso público por José Eduardo dos Santos a elementos da sua família.

O jornal Expresso destaca que João Lourenço “dá sinais claros de rejeição da herança do seu antecessor assente num escandaloso esquema de corrupção, gestão danosa e favorecimento de negócios milionários aos familiares e servidores”.

A conclusão surge depois de o presidente de Angola ter anulado diversos contratos públicos atribuídos, por ajuste directo, a elementos da família de José Eduardo dos Santos, o anterior presidente angolano.

O Expresso refere que João Lourenço anulou a ligação da empresa estatal de comercialização de diamantes, Sodiam, à Odyssey, uma sociedade de Isabel dos Santos, a filha mais velha de José Eduardo dos Santos, que “tinha o direito de preferência de compra e venda de diamantes brutos”.

O novo Governo angolano decidiu também que a construção do Porto do Dande, que tinha sido adjudicada por ajuste directo a outra empresa de Isabel dos Santos, a Atlantic Ventures, vai ser realizada através de um concurso público internacional, como apurou o Expresso.

A empresária angolana, que é a mulher mais rica de África, perdeu igualmente os projectos do Plano Metropolitano de Luanda, avaliado em 615 milhões de dólares, e da Marginal da Corimba, avaliado em 15 mil milhões de dólares, também ganho por ajuste directo.

Isabel dos Santos afastada de obra de 3.874 milhões

O Presidente angolano excluiu ainda duas empresas, uma das quais associada a Isabel dos Santos, do consórcio encarregue da construção, por mais de 4.500 milhões de dólares, da barragem de Caculo Cabaça, que será a maior do país.

Com a “saída das empresas CGGC & Niara Holding Limitada e da Boreal Investment Ltd”, fica como “parte única” no contrato com o Estado angolano, e “respectivas prestações e responsabilidades”, a empresa China Ghezouba Group Company (CGGC), destaca a Lusa.

Uma notícia publicada em 2017 pelo portal de investigação angolano Makaangola, do jornalista Rafael Marques, referia que os sócios da CGGC & NIARA Holding Limitida são a sociedade 2I’S – Sociedade de Investimentos Industriais SA, “com sede no endereço de uma das residências privadas de Isabel dos Santos“, e a CGGC -Engenharia de Angola Lda., representada por Zhou Cheng, cada um com 50 por cento do capital.

“O endereço usado para o registo da 2I’S é o mesmo usado por Isabel dos Santos como seu endereço residencial em Luanda, no registo da Niara Holding SGPS, em 2013, na ilha da Madeira, em Portugal”, lê-se na notícia do portal Makaangola, que associa igualmente a Boreal Investment à empresa e filha do ex-Presidente angolano.

O Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça, comuna do município da Banga, na província do Cuanza Norte, será, dentro de cinco anos, a maior barragem em Angola, gerando 2.172 MegaWatts (MW) de electricidade.

Em Junho de 2015, a obra, avaliada em 3.874 milhões de euros, com financiamento do Banco Comercial e Industrial da China, foi entregue, sem concurso público, pelo então chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao consórcio CGGC & NIARA Holding Limitada.

José Filomeno (Zenú), outro filho de José Eduardo dos Santos, também perdeu contratos públicos por decisão de João Lourenço.

O presidente de Angola retirou à sua empresa Sompepa os direitos mineiros para exploração de ouro e anulou o contrato da construção do Porto de Cabinda, que tinha sido entregue à “empresa-fantasma” Caioporto, detida em 99,9% por um antigo sócio de Zenú.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não que defenda o anterior, mas esperemos que não seja uma mera mudança de “cheiro”…..

    Seria uma grande lição, especialmente para a tugalandia.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …