/

Isabel dos Santos trava fecho de contas no Montepio

A auditora PwC pediu ao banco Montepio para criar uma provisão para a dívida de Isabel dos Santos em Portugal, mas também em Angola. A dívida de 80 milhões está a condicionar o fecho das contas da instituição de 2019.

A empresária angolana Isabel dos Santos obteve um financiamento de quase 80 milhões de euros no grupo Montepio. Porém, agora, de acordo com o jornal Público, uma parte dos empréstimos estão em situação de incumprimento ou em reestruturação.

A auditora PwC pediu ao Montepio para criar uma provisão adicional para acomodar a dívida de Isabel dos Santos ao grupo em Portugal e em Angola. No entanto, a exigência implica um reforço de imparidades, que levaria o banco a apresentar prejuízos.

Por outro lado, o banco poderá não incluir as provisões e fechar com contas positivas. Mas, no relatório, a auditora inclui um alerta sobre a análise e avisos.

Toda esta situação está a travar o fecho das contas relativas a 2019 devido a divergências nos critérios de reporte no balanço da exposição à empresária angolana.

Em causa, de acordo com o Público, estão créditos, negociados junto do banco Montepio, em Portugal, de mais de 65 milhões de euros, e no Finibanco Angola, de dez milhões.

O Montepio contabilizava ainda, no final de fevereiro, 40 milhões de euros de empréstimos à Nova Cimangola, presidida pelo marido da empresária angolana, Sindika Dokolo.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.