Afinal, Isabel dos Santos poderá não sair do EuroBic e da Efacec

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

As saídas de Isabel dos Santos das estruturas accionistas da Efacec e do EuroBic estão em dúvida. Isto porque, com as autoridades angolanas a terem pedido a Portugal para congelar as contas bancárias da empresária e as suas participações em negócios no nosso país, ela poderá não ter acesso ao dinheiro obtido com as vendas das suas participações.

Isabel dos Santos anunciou a venda das participações de 42,5% que detém no EuroBic e também a saída do capital da Efacec, onde é a maior accionista desde 2015. Mas os processos de venda poderão estar em causa, segundo apurou o Dinheiro Vivo, notando que as operações só vão avançar “se houver condições para que Isabel dos Santos possa movimentar os proveitos da venda” das suas participações.

Portugal congelou as contas bancárias da empresária, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola, país onde tem também os seus bens arrestados.

A empresária detém participações no EuroBic e na Efacec através de empresas sediadas em Lisboa e em Malta. Mas “mesmo que o pagamento relativo à compra das suas participações possa ser feito através de contas bancárias no estrangeiro“, não é certo que os processos avancem, sublinha o Dinheiro Vivo, reparando que o Ministério Público de Angola deseja que “sejam também congeladas as participações detidas por Isabel dos Santos em empresas em Portugal”.

O Correio da Manhã avançou que a PGR de Angola pretende que o arresto dos bens da empresária seja alargado a “todos os valores mobiliários de Isabel dos Santos”, tendo já apresentado um recurso nesse sentido.

Na semana passada, a NOS e a Galp Energia revelaram as contas relativas a 2019, ficando a conhecer-se a distribuição de dividendos aos accionistas. Dos 143,5 milhões de euros em dividendos que a NOS vai distribuir, 37 milhões de euros são para Isabel dos Santos.

Da Galp Energia, a empresária vai receber 34 milhões de euros, mas o Dinheiro Vivo destaca que “a Sonangol deverá reter” essa verba.

Arguida em Angola por suspeitas de desvio de fundos públicos da Sonangol, Isabel dos Santos está a ser investigada em, pelo menos, nove processos em Portugal, segundo a SIC que aponta que estas investigações envolvem também o ex-administrador financeiro da Sonangol, Sarju Raikundalia, e a sócia da empresária angolana, Paula Oliveira.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …