Afinal, Isabel dos Santos poderá não sair do EuroBic e da Efacec

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

As saídas de Isabel dos Santos das estruturas accionistas da Efacec e do EuroBic estão em dúvida. Isto porque, com as autoridades angolanas a terem pedido a Portugal para congelar as contas bancárias da empresária e as suas participações em negócios no nosso país, ela poderá não ter acesso ao dinheiro obtido com as vendas das suas participações.

Isabel dos Santos anunciou a venda das participações de 42,5% que detém no EuroBic e também a saída do capital da Efacec, onde é a maior accionista desde 2015. Mas os processos de venda poderão estar em causa, segundo apurou o Dinheiro Vivo, notando que as operações só vão avançar “se houver condições para que Isabel dos Santos possa movimentar os proveitos da venda” das suas participações.

Portugal congelou as contas bancárias da empresária, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola, país onde tem também os seus bens arrestados.

A empresária detém participações no EuroBic e na Efacec através de empresas sediadas em Lisboa e em Malta. Mas “mesmo que o pagamento relativo à compra das suas participações possa ser feito através de contas bancárias no estrangeiro“, não é certo que os processos avancem, sublinha o Dinheiro Vivo, reparando que o Ministério Público de Angola deseja que “sejam também congeladas as participações detidas por Isabel dos Santos em empresas em Portugal”.

O Correio da Manhã avançou que a PGR de Angola pretende que o arresto dos bens da empresária seja alargado a “todos os valores mobiliários de Isabel dos Santos”, tendo já apresentado um recurso nesse sentido.

Na semana passada, a NOS e a Galp Energia revelaram as contas relativas a 2019, ficando a conhecer-se a distribuição de dividendos aos accionistas. Dos 143,5 milhões de euros em dividendos que a NOS vai distribuir, 37 milhões de euros são para Isabel dos Santos.

Da Galp Energia, a empresária vai receber 34 milhões de euros, mas o Dinheiro Vivo destaca que “a Sonangol deverá reter” essa verba.

Arguida em Angola por suspeitas de desvio de fundos públicos da Sonangol, Isabel dos Santos está a ser investigada em, pelo menos, nove processos em Portugal, segundo a SIC que aponta que estas investigações envolvem também o ex-administrador financeiro da Sonangol, Sarju Raikundalia, e a sócia da empresária angolana, Paula Oliveira.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …