Isabel dos Santos chumba continuidade de Fernando Ulrich no BPI

dr bancobpi.pt

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich não pode ser reconduzido na presidência executiva do banco, depois de Isabel dos Santos ter chumbado uma proposta de alteração de estatutos.

De acordo com o Diário Económico, a Assembleia Geral do BPI, que terminou há instantes, chumbou aumento da idade dos administradores para mais de 62 anos, o que inviabiliza a reeleição do atual presidente executivo, Fernando Ulrich.

A proposta contava com o “sim” do principal acionista do banco, o CaixaBank, que afirmou a sua confiança na administração atual.

O Económico refere que a Santoro, dirigida por Isabel dos Santos e segundo maior acionista do BPI, foi a principal responsável pelo chumbo da eliminação desta cláusula dos estatutos, apesar de fonte próxima da empresária angolana não ter confirmado a informação.

A eliminação da regra relativa à idade, que precisava de 66,67% dos votos expressos, foi chumbada por reunir apenas 63,68%.

Em comunicado entretanto divulgado no site da CMVM, o BPI informa que na AG “estiveram presentes ou representados 229 acionistas, detentores de ações correspondentes a 81,70% do capital social”.

O Caixabank tinha esclarecido hoje que está apenas a dialogar com os acionista do BPI sobre o problema da exposição ao risco de Angola, e não sobre a estrutura acionista do banco português.

Gonzalo Gortázar, administrador-delegado do Caixabank, desmentiu assim o ministro da Economia, Caldeira Cabral, que afirmou numa entrevista à TSF que “está a haver outra vez um trabalho de aproximação das partes” (Isabel dos Santos e CaixaBank).

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O busílis é que este vai aguentar com alguns 170.000 ao fim do mês como os congéneres e ninguém põe mão nisto .
    Haja dinheiro para bancários para a banca para o futebol e outros jogos que nós tamos cá é para pagar

  2. ainda o governador do banco de portugal está preocupado com o lucro dos bancos por causa das taxas de juros da euribor estar negativa. propunha que se estabelecesse um minimo positivo mesmo que ela fosse negativa. se os bancos estão a ter menos lucro, só têm uma coisa a fazer, paguem menos aos mamões dos administradores (o ordenado minimo), assim o banco ja tem dinheiro. quando este senhor se reformar, imagino a sua reforma, paguem-lhe uma reforma igual ao simples reformado da segurança social e assim o banco ja tem dinheiro. quanto menos pagar aos administradores, mais lucro tem

    • Pois a simplicidade do reformado da segurança social está no facto de que quem paga a reforma aos bancários desde 2011 é a SS e como há bancários a receber 167.000 outros a 90.000………….

RESPONDER

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …