Isabel dos Santos chumba continuidade de Fernando Ulrich no BPI

dr bancobpi.pt

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich não pode ser reconduzido na presidência executiva do banco, depois de Isabel dos Santos ter chumbado uma proposta de alteração de estatutos.

De acordo com o Diário Económico, a Assembleia Geral do BPI, que terminou há instantes, chumbou aumento da idade dos administradores para mais de 62 anos, o que inviabiliza a reeleição do atual presidente executivo, Fernando Ulrich.

A proposta contava com o “sim” do principal acionista do banco, o CaixaBank, que afirmou a sua confiança na administração atual.

O Económico refere que a Santoro, dirigida por Isabel dos Santos e segundo maior acionista do BPI, foi a principal responsável pelo chumbo da eliminação desta cláusula dos estatutos, apesar de fonte próxima da empresária angolana não ter confirmado a informação.

A eliminação da regra relativa à idade, que precisava de 66,67% dos votos expressos, foi chumbada por reunir apenas 63,68%.

Em comunicado entretanto divulgado no site da CMVM, o BPI informa que na AG “estiveram presentes ou representados 229 acionistas, detentores de ações correspondentes a 81,70% do capital social”.

O Caixabank tinha esclarecido hoje que está apenas a dialogar com os acionista do BPI sobre o problema da exposição ao risco de Angola, e não sobre a estrutura acionista do banco português.

Gonzalo Gortázar, administrador-delegado do Caixabank, desmentiu assim o ministro da Economia, Caldeira Cabral, que afirmou numa entrevista à TSF que “está a haver outra vez um trabalho de aproximação das partes” (Isabel dos Santos e CaixaBank).

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O busílis é que este vai aguentar com alguns 170.000 ao fim do mês como os congéneres e ninguém põe mão nisto .
    Haja dinheiro para bancários para a banca para o futebol e outros jogos que nós tamos cá é para pagar

  2. ainda o governador do banco de portugal está preocupado com o lucro dos bancos por causa das taxas de juros da euribor estar negativa. propunha que se estabelecesse um minimo positivo mesmo que ela fosse negativa. se os bancos estão a ter menos lucro, só têm uma coisa a fazer, paguem menos aos mamões dos administradores (o ordenado minimo), assim o banco ja tem dinheiro. quando este senhor se reformar, imagino a sua reforma, paguem-lhe uma reforma igual ao simples reformado da segurança social e assim o banco ja tem dinheiro. quanto menos pagar aos administradores, mais lucro tem

    • Pois a simplicidade do reformado da segurança social está no facto de que quem paga a reforma aos bancários desde 2011 é a SS e como há bancários a receber 167.000 outros a 90.000………….

RESPONDER

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …