Isabel dos Santos chumba continuidade de Fernando Ulrich no BPI

dr bancobpi.pt

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich não pode ser reconduzido na presidência executiva do banco, depois de Isabel dos Santos ter chumbado uma proposta de alteração de estatutos.

De acordo com o Diário Económico, a Assembleia Geral do BPI, que terminou há instantes, chumbou aumento da idade dos administradores para mais de 62 anos, o que inviabiliza a reeleição do atual presidente executivo, Fernando Ulrich.

A proposta contava com o “sim” do principal acionista do banco, o CaixaBank, que afirmou a sua confiança na administração atual.

O Económico refere que a Santoro, dirigida por Isabel dos Santos e segundo maior acionista do BPI, foi a principal responsável pelo chumbo da eliminação desta cláusula dos estatutos, apesar de fonte próxima da empresária angolana não ter confirmado a informação.

A eliminação da regra relativa à idade, que precisava de 66,67% dos votos expressos, foi chumbada por reunir apenas 63,68%.

Em comunicado entretanto divulgado no site da CMVM, o BPI informa que na AG “estiveram presentes ou representados 229 acionistas, detentores de ações correspondentes a 81,70% do capital social”.

O Caixabank tinha esclarecido hoje que está apenas a dialogar com os acionista do BPI sobre o problema da exposição ao risco de Angola, e não sobre a estrutura acionista do banco português.

Gonzalo Gortázar, administrador-delegado do Caixabank, desmentiu assim o ministro da Economia, Caldeira Cabral, que afirmou numa entrevista à TSF que “está a haver outra vez um trabalho de aproximação das partes” (Isabel dos Santos e CaixaBank).

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O busílis é que este vai aguentar com alguns 170.000 ao fim do mês como os congéneres e ninguém põe mão nisto .
    Haja dinheiro para bancários para a banca para o futebol e outros jogos que nós tamos cá é para pagar

  2. ainda o governador do banco de portugal está preocupado com o lucro dos bancos por causa das taxas de juros da euribor estar negativa. propunha que se estabelecesse um minimo positivo mesmo que ela fosse negativa. se os bancos estão a ter menos lucro, só têm uma coisa a fazer, paguem menos aos mamões dos administradores (o ordenado minimo), assim o banco ja tem dinheiro. quando este senhor se reformar, imagino a sua reforma, paguem-lhe uma reforma igual ao simples reformado da segurança social e assim o banco ja tem dinheiro. quanto menos pagar aos administradores, mais lucro tem

    • Pois a simplicidade do reformado da segurança social está no facto de que quem paga a reforma aos bancários desde 2011 é a SS e como há bancários a receber 167.000 outros a 90.000………….

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …