Isabel dos Santos chumba continuidade de Fernando Ulrich no BPI

dr bancobpi.pt

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich não pode ser reconduzido na presidência executiva do banco, depois de Isabel dos Santos ter chumbado uma proposta de alteração de estatutos.

De acordo com o Diário Económico, a Assembleia Geral do BPI, que terminou há instantes, chumbou aumento da idade dos administradores para mais de 62 anos, o que inviabiliza a reeleição do atual presidente executivo, Fernando Ulrich.

A proposta contava com o “sim” do principal acionista do banco, o CaixaBank, que afirmou a sua confiança na administração atual.

O Económico refere que a Santoro, dirigida por Isabel dos Santos e segundo maior acionista do BPI, foi a principal responsável pelo chumbo da eliminação desta cláusula dos estatutos, apesar de fonte próxima da empresária angolana não ter confirmado a informação.

A eliminação da regra relativa à idade, que precisava de 66,67% dos votos expressos, foi chumbada por reunir apenas 63,68%.

Em comunicado entretanto divulgado no site da CMVM, o BPI informa que na AG “estiveram presentes ou representados 229 acionistas, detentores de ações correspondentes a 81,70% do capital social”.

O Caixabank tinha esclarecido hoje que está apenas a dialogar com os acionista do BPI sobre o problema da exposição ao risco de Angola, e não sobre a estrutura acionista do banco português.

Gonzalo Gortázar, administrador-delegado do Caixabank, desmentiu assim o ministro da Economia, Caldeira Cabral, que afirmou numa entrevista à TSF que “está a haver outra vez um trabalho de aproximação das partes” (Isabel dos Santos e CaixaBank).

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O busílis é que este vai aguentar com alguns 170.000 ao fim do mês como os congéneres e ninguém põe mão nisto .
    Haja dinheiro para bancários para a banca para o futebol e outros jogos que nós tamos cá é para pagar

  2. ainda o governador do banco de portugal está preocupado com o lucro dos bancos por causa das taxas de juros da euribor estar negativa. propunha que se estabelecesse um minimo positivo mesmo que ela fosse negativa. se os bancos estão a ter menos lucro, só têm uma coisa a fazer, paguem menos aos mamões dos administradores (o ordenado minimo), assim o banco ja tem dinheiro. quando este senhor se reformar, imagino a sua reforma, paguem-lhe uma reforma igual ao simples reformado da segurança social e assim o banco ja tem dinheiro. quanto menos pagar aos administradores, mais lucro tem

    • Pois a simplicidade do reformado da segurança social está no facto de que quem paga a reforma aos bancários desde 2011 é a SS e como há bancários a receber 167.000 outros a 90.000………….

RESPONDER

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …