Isabel dos Santos chumba continuidade de Fernando Ulrich no BPI

dr bancobpi.pt

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich não pode ser reconduzido na presidência executiva do banco, depois de Isabel dos Santos ter chumbado uma proposta de alteração de estatutos.

De acordo com o Diário Económico, a Assembleia Geral do BPI, que terminou há instantes, chumbou aumento da idade dos administradores para mais de 62 anos, o que inviabiliza a reeleição do atual presidente executivo, Fernando Ulrich.

A proposta contava com o “sim” do principal acionista do banco, o CaixaBank, que afirmou a sua confiança na administração atual.

O Económico refere que a Santoro, dirigida por Isabel dos Santos e segundo maior acionista do BPI, foi a principal responsável pelo chumbo da eliminação desta cláusula dos estatutos, apesar de fonte próxima da empresária angolana não ter confirmado a informação.

A eliminação da regra relativa à idade, que precisava de 66,67% dos votos expressos, foi chumbada por reunir apenas 63,68%.

Em comunicado entretanto divulgado no site da CMVM, o BPI informa que na AG “estiveram presentes ou representados 229 acionistas, detentores de ações correspondentes a 81,70% do capital social”.

O Caixabank tinha esclarecido hoje que está apenas a dialogar com os acionista do BPI sobre o problema da exposição ao risco de Angola, e não sobre a estrutura acionista do banco português.

Gonzalo Gortázar, administrador-delegado do Caixabank, desmentiu assim o ministro da Economia, Caldeira Cabral, que afirmou numa entrevista à TSF que “está a haver outra vez um trabalho de aproximação das partes” (Isabel dos Santos e CaixaBank).

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O busílis é que este vai aguentar com alguns 170.000 ao fim do mês como os congéneres e ninguém põe mão nisto .
    Haja dinheiro para bancários para a banca para o futebol e outros jogos que nós tamos cá é para pagar

  2. ainda o governador do banco de portugal está preocupado com o lucro dos bancos por causa das taxas de juros da euribor estar negativa. propunha que se estabelecesse um minimo positivo mesmo que ela fosse negativa. se os bancos estão a ter menos lucro, só têm uma coisa a fazer, paguem menos aos mamões dos administradores (o ordenado minimo), assim o banco ja tem dinheiro. quando este senhor se reformar, imagino a sua reforma, paguem-lhe uma reforma igual ao simples reformado da segurança social e assim o banco ja tem dinheiro. quanto menos pagar aos administradores, mais lucro tem

    • Pois a simplicidade do reformado da segurança social está no facto de que quem paga a reforma aos bancários desde 2011 é a SS e como há bancários a receber 167.000 outros a 90.000………….

RESPONDER

Covid-19. Estado de saúde de português retido em navio no Japão piorou

O estado de saúde de Adriano Maranhão, o português infetado com o novo coronavírus que está retido no navio Diamond Princess, no Japão, piorou, de acordo com a sua mulher, que ainda não obteve qualquer …

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …