Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Iuri Medeiros / Flickr

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014

“Eu estava a estudar quando o meu pai ficou doente e teve que fechar a loja. Como era uma questão de sobrevivência para nós, não tivemos escolha a não ser reabrir a loja”, diz Jyoti, citado pelo portal Hindustan Times.

Sendo as mais novas de oito irmãs, seis das quais já casadas, quando reabriram a barbearia, fizeram-no como mulheres, mas não tiveram uma boa receção dos clientes, que eram céticos a que as mulheres cortassem o cabelo ou o bigode.

Por isso, decidiram transformar sua aparência: cortaram o cabelo e vestiram-se como homens. Além disso, adotaram os nomes de Deepak e Raju. “Foi a nossa condição de família pobre que nos obrigou a nos colocar no lugar do nosso pai”, acrescenta Jyoti.

E valeu a pena. Os adolescentes ganhavam entre 400 e 500 rupias – 4,94 e 6,17 euros – diariamente, o que servia para sustentar a família e o tratamento do pai, que sofria de paralisia cerebral.

À medida que conquistaram a confiança dos seus clientes, revelaram a sua verdadeira identidade.

“Hoje, não precisamos de esconder a nossa identidade, pois todos nos conhecem. Os nossos parentes ainda sentem que este trabalho carece de dignidade. Agora quero mudar para o negócio de salão de beleza, que hoje é uma fonte de sustento digno para milhares de mulheres na Índia ”, acrescenta ela.

Dhruv Narayan, que ainda não recuperou totalmente da paralisia cerebral, disse: “Sinto orgulho de minhas filhas que apoiaram a família em crise”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Só uma dúzia de pessoas conhecem as perguntas dos exames nacionais

O primeiro exame nacional é de Filosofia do 11º ano. Quando chegar às mãos dos estudantes, o enunciado da prova já passou por várias fases, desde a elaboração, a impressão e a distribuição, em que …

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …