Irma, José e Katia: três furacões à solta no Atlântico

NOAA

Furacões Katia, Irma e José activos ao mesmo tempo no Atlântico

Três furacões estão a progredir em simultâneo no Oceano Atlântico, depois de as tempestades José e Katia terem passado a esta categoria, juntando-se ao furacão Irma, que se desenvolve na categoria máxima, de 5, anunciou o Centro norte-americano de Furacões, NHC.

Nos seus boletins de informação mais recentes, às 22:00 de Lisboa, o NHC indicou que os ventos do José atingem os 120 quilómetros horários (categoria 1 de uma escala de 5) e que progride a 26 quilómetros por hora na direção oeste-noroeste. Esta direção deve ser mantida durante as próximas 48 horas.

O NHC espera que o José, que está “a ganhar força rapidamente”, aproxima-se da categoria 3, correspondente à de “furacão importante”, com ventos entre 178 e 208 quilómetros por hora.

O José encontra-se a cerca de 1.700 quilómetros do arquipélago das Pequenas Antilhas, mas ainda não foi emitido qualquer alerta.

Do outro lado do Golfo do México, 300 quilómetros a nordeste da cidade mexicana de Veracruz, está o furacão Katia, com ventos de 120 quilómetros horários, que devem aumentar nas próximas 48 horas.

Este furacão está a deslocar-se lentamente, a seis quilómetros por hora, para o sudeste, e a sua trajetória deve manter-se nas próximas horas.

Segundo o NHC, o governo do México decretou uma “vigilância furacão” para uma parte do litoral no Estado de Veracruz, entre Tuxpan e Laguna Verde. Esta medida significa que os ventos do furacão devem chegar à zona em questão em 48 horas.

Irma faz 2 mortos em Saint-Martin e Saint-Barthélemy

Entretanto, o Irma, já considerado com o maior furacão atlântico de que há memória, ameaça as Caraíbas, depois de o ‘olho’ do ciclone ter passado sobre a ilha Barbuda pelas 2 horas (7h em Portugal), com ventos que chegaram aos 295 quilómetros por hora.

Já esta quarta-feira, pelo menos duas pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas nos territórios franceses de Saint-Martin e Saint-Barthélemy, nas Antilhas, em consequência dos efeitos da passagemn do Irma, revelou a ministra do Ultramar da França, Annick Girardin.

Segundo a ministra, os dados são provisórios e podem mudar muito rapidamente. Pouco antes, o presidente francês, Emmanuel Macron, tinha antecipado que o balanço dos danos causados pelo furacão seria “duro e cruel”.

O furacão encaminha-se agora em direção a Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba, sendo esperado na Florida no fim de semana. Segundo o meteorologista John Morales, o Irma é “um dos furacões mais intensos de toda a história”.

// Lusa / EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Julgamento dos inspetores do SEF termina hoje. Defesa regressa à tese de "morte natural"

Termina esta segunda-feira o julgamento relativo à morte de Ihor Homeniuk, o cidadão ucraniano que morreu em março de 2020, sob custódia do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A defesa de Luís Silva, Bruno Sousa …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

PCP diz que arrastar Caso Marquês é "inaceitável aos olhos do cidadão comum". PSD quebra silêncio hoje

O PCP considera que a Operação Marquês, apesar da sua “inequívoca complexidade e dimensão”, tem-se arrastado no tempo de uma forma “inaceitável aos olhos do cidadão comum”, referindo que este processo judicial “está longe do …

Cientistas descobriram nova espécie de cobra mortal na China

Cientistas descobriram uma cobra mortífera na China, que passou décadas a "mascarar-se" de uma espécie muito menos perigosa. De acordo com o site Live Science, esta nova espécie pertence ao género Bungarus – cobras venenosas …

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …