Irlanda obrigada a cobrar à Apple 13 mil milhões em impostos que não queria receber

O Governo da Irlanda já chegou a acordo com a Apple para reunir 13 mil milhões de euros em impostos que a empresa norte-americana não pagou, fruto das isenções fiscais que lhe foram concedidas no país. Uma medida imposta aos irlandeses pela Comissão Europeia.

Em causa está a decisão tomada pela Comissão Europeia, em 2016, que determina que os benefícios fiscais, aplicados pelo Governo da Irlanda à tecnológica norte-americana Apple, violam as regras da União Europeia. Isto porque “permitiram à Apple pagar substancialmente menos impostos do que outros negócios”, noticia o The Guardian.

O Governo irlandês viu-se, assim, obrigado a reclamar à Apple 13 mil milhões de euros, respeitantes aos impostos que ficaram por pagar nos últimos anos.

“Esperamos que o dinheiro comece a ser transferido pela Apple para a conta, ao longo do primeiro quarto do próximo ano”, anunciou Paschal Donohoe, ministro das Finanças da Irlanda, dando conta do acordo já obtido com a empresa norte-americana.

O dinheiro ficará numa conta bloqueada, enquanto se aguarda pelo desfecho dos recursos apresentados pela Apple e pelo Governo irlandês.

A economia irlandesa assenta, em grande parte, numa política de incentivos fiscais oferecida a multinacionais de relevo, com o intuito de garantir a sua instalação no país. Perante esta decisão da Comissão Europeia, há a preocupação de que as contas do país possam ser seriamente afectadas.

Infelizmente, as regras da UE também não permitem à Irlanda “oferecer” a Portugal os impostos que não quer receber da Apple.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está bonito: o Governo da Irlanda e Apple de um lado e, a Irlanda (e o povo da Irlanda) de outro!!
    Afinal para quem governa esta gente?
    Uma qualquer pequena empresa irlandesa paga os impostos devidos e não bufa; já uma multinacional manhosa como a Apple tem direito a isenções de 13 mil milhões!…
    Muito bem esta decisão da UE; agora só falta fazerem o mesmo a todas as outras multinacionais parasitas que andam a defraudar a Europa (com a ajuda de países manhosos como o Luxemburgo, Irlanda, Holanda, Bélgica, etc) – por exemplo: Amazon, Ebay, Paypal, etc, etc…

RESPONDER

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …