/

Irão liberta britânica após cinco anos de pena mas prepara nova acusação

1

Free Nazanin / Facebook

A jornalista Nazanin Zaghari-Ratcliffe

A pena de prisão de Nazanin Zaghari-Ratcliffe terminou, após cinco anos de pena de prisão, mas a jornalista já enfrenta novas acusações.

Nazanin Zaghari-Ratcliffe é uma jornalista britânica de origem persa, que foi acusada de espionagem pelas autoridades iranianas e está detida em Teerão, no Irão, desde 2016, altura em que regressava do país, onde tinha ido com a filha de 22 meses para que os seus pais a conhecessem.

Agora, cinco anos passados, a pena de prisão de Zaghari-Ratcliffe terminou, mas a jornalista já enfrenta outras acusações.

De acordo com as autoridades iranianas, o dispositivo no tornozelo de Nazanin Zaghari-Ratcliffe foi retirado, depois de ter cumprido cinco anos de pena de prisão – o último em prisão domiciliária por causa da pandemia da covid-19.

Mas a jornalista terá de estar de novo presente em tribunal a 14 de março para responder por novas acusações, avisaram.

Desta vez, explicou o advogado de Ratcliffe, Hojjat Kermani, as acusações são de “propaganda contra o sistema da República Islâmica por ter participado numa manifestação em frente à embaixada iraniana em Londres em 2009 e ter dado uma entrevista à BBC persa nessa altura”, disse a um site iraniano, citado pelo jornal Público.

Antonio Zappulla, CEO da Fundação Thomson Reuters – para a qual Zaghari-Ratcliffe trabalha -, disse que a organização está muito satisfeita por “a pena de prisão ter terminado” e que Nazanin Zaghari-Ratcliffe estava “felicíssima” por poder sentar-se num café.

Agora, “tem de ter a sua liberdade, como prometido”, afirmou ainda.

Já Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, disse que Zaghari-Ratcliffe “tem de ser libertada de modo permanente para que possa voltar para a sua família no Reino Unido”.

“Vamos continuar a fazer todos os possíveis para chegar a este fim”, disse.

Ainda de acordo com o Público, quando foi detida em 2016 por levar a cabo ações de formação com jornalismo, Boris Johnson argumentou que Zaghari-Ratcliffe “só estava a fazer o seu trabalho de jornalista”, dando ainda mais força às acusações iranianas. Johnson disse, mais tarde ter errado e que ela só estava no país de férias.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.