Irão lança aviso a milícias iraquianas. “Preparem-se para uma guerra por procuração”

Mbazri / Wikimedia

Qassem Suleimani, líder militar iraniano.

Qassem Suleimani, um dos líderes militares mais influentes no Irão, avisou as milícias aliadas ao Iraque para se prepararem para “uma guerra por procuração”. Trump já se manifestou e diz que não quer entrar em guerra com o Irão.

Num encontro com milícias iraquianas em Bagdá, Suleimani lançou um aviso para se prepararem para “uma guerra por procuração“. As tensões têm aumentado na região e uma fontes dos serviços secretos, citada pelo The Guardian, diz que “não foi exatamente um apelo às armas, mas também não andou longe disso”.

Uma intensa atividade diplomática entre os EUA, o Reino Unidos e o Iraque têm tentado apaziguar os confrontos entre Teerão e Washington. O receio é que o Iraque se transforme num palco para um conflito entre os dois países.

Segundo o The New York Times, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse ao secretário da Defesa que não está interessado em partir para guerra com o Irão. Os diplomatas americanos estão a fazer esforços para acalmar os ânimos entre os dois países.

Na quinta-feira, quando questionado se os Estados Unidos iriam entrar em guerra com o Irão, Donald Trump respondeu: “Espero que não”. Rejeitando o diálogo com o presidente americano, o ministro das Relações Exteriores do Irão, Mohammad Javad Zarif, disse ser “inaceitável” a escalada de tensão por parte dos EUA.

O clima de tensão fez com que os Estados Unidos retirasse os diplomatas não essenciais da embaixada norte-americana em Bagdá e Erbil. Além disso, as bases dos EUA no Iraque estão também sob perigo de ameaça.

Também Jeremy Hunt, secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, partilhou das preocupações norte-americanas. “Compartilhamos a mesma avaliação de elevada ameaça representada pelo Irão. Como sempre, trabalhamos de perto com os EUA“.

https://twitter.com/Jeremy_Hunt/status/1129028971990007808

Suleimani, chefe da Força Quds, desempenha um papel crucial na orientação estratégica das milícias e tem sido o principal responsável na organização da presença do Irão no Iraque e na Síria. O iraniano treina e orienta forças leais a Teerão fora do país, como o Hezbollah.

Segundo o Observador, as forças com que Suleimani se reuniu nesta última reunião serão as Unidades de Mobilização Popular do Iraque, brigadas que combateram o Estado Islâmico e que depois integraram o exército iraquiano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …