Irão lança aviso a milícias iraquianas. “Preparem-se para uma guerra por procuração”

Mbazri / Wikimedia

Qassem Suleimani, líder militar iraniano.

Qassem Suleimani, um dos líderes militares mais influentes no Irão, avisou as milícias aliadas ao Iraque para se prepararem para “uma guerra por procuração”. Trump já se manifestou e diz que não quer entrar em guerra com o Irão.

Num encontro com milícias iraquianas em Bagdá, Suleimani lançou um aviso para se prepararem para “uma guerra por procuração“. As tensões têm aumentado na região e uma fontes dos serviços secretos, citada pelo The Guardian, diz que “não foi exatamente um apelo às armas, mas também não andou longe disso”.

Uma intensa atividade diplomática entre os EUA, o Reino Unidos e o Iraque têm tentado apaziguar os confrontos entre Teerão e Washington. O receio é que o Iraque se transforme num palco para um conflito entre os dois países.

Segundo o The New York Times, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse ao secretário da Defesa que não está interessado em partir para guerra com o Irão. Os diplomatas americanos estão a fazer esforços para acalmar os ânimos entre os dois países.

Na quinta-feira, quando questionado se os Estados Unidos iriam entrar em guerra com o Irão, Donald Trump respondeu: “Espero que não”. Rejeitando o diálogo com o presidente americano, o ministro das Relações Exteriores do Irão, Mohammad Javad Zarif, disse ser “inaceitável” a escalada de tensão por parte dos EUA.

O clima de tensão fez com que os Estados Unidos retirasse os diplomatas não essenciais da embaixada norte-americana em Bagdá e Erbil. Além disso, as bases dos EUA no Iraque estão também sob perigo de ameaça.

Também Jeremy Hunt, secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, partilhou das preocupações norte-americanas. “Compartilhamos a mesma avaliação de elevada ameaça representada pelo Irão. Como sempre, trabalhamos de perto com os EUA“.

https://twitter.com/Jeremy_Hunt/status/1129028971990007808

Suleimani, chefe da Força Quds, desempenha um papel crucial na orientação estratégica das milícias e tem sido o principal responsável na organização da presença do Irão no Iraque e na Síria. O iraniano treina e orienta forças leais a Teerão fora do país, como o Hezbollah.

Segundo o Observador, as forças com que Suleimani se reuniu nesta última reunião serão as Unidades de Mobilização Popular do Iraque, brigadas que combateram o Estado Islâmico e que depois integraram o exército iraquiano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …