Irão diz ter capturado espião inglês

Castelo medieval de Rayen, na cidade de Kerman, no Irão (foto: ninara / wikimedia)

Castelo medieval de Rayen, na cidade de Kerman, no Irão (foto: ninara / wikimedia)

O governo do Irão revelou ter capturado um espião do MI6, a agência de inteligência do Reino Unido, na cidade de Kerman, no sudeste do país.

Segundo o chefe da corte revolucionária de Kerman, o suposto espião admitiu ter mantido contacto com quatro funcionários da inteligência britânica em 11 ocasiões, dentro e fora do território iraniano.

O responsável acrescentou que o réu confessou o crime e que seu julgamento ocorrerá em breve.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico informou que não comenta assuntos relacionados com operações de inteligência.

Não é a primeira vez que o governo do Irão afirma ter capturado um agente de inteligência ao serviço de outros países.

No entanto, em muitos dos casos, os réus são libertados sem acusação formal meses depois de sua prisão.

A notícia da detenção do suposto espião britânico ocorre quando acontecem tentativas de restabelecimento dos laços diplomáticos entre o Irão e o Reino Unido.

O governo britânico fechou a sua embaixada em Teerão, capital do Irão, em 2011, depois de a repartição diplomática ter sido atacada num protesto organizado contra as sanções nucleares impostas pelo Reino Unido ao país.

 

Visita formal

O enviado especial do Irão ao Reino Unido deverá chegar a Londres nesta semana, onde deve visitar o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico e encontrar-se com autoridades locais.

William Hague, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth, afirmou que as relações entre os dois países têm melhorando “de forma recíproca”.

A visita ocorre após um acordo temporário com o Irão sobre o seu programa nuclear.

O mês passado, o governo iraniano aceitou encerrar parte das suas actividades nucleares em troca do alívio de sanções económica, num total de cerca de 4,3 biliões de libras (5,1 biliões de euros).

O acordo foi alcançado após conversas entre diplomatas ingleses e iranianos, ocorridas em Genebra, na Suíça.

Segundo o acordo, o Irão aceita aumentar o acesso dos inspectores internacionais ao seu programa nuclear, além de interromper parcialmente o enriquecimento de urânio, matéria-prima de bombas nucleares, por um período de seis meses.

ZAP/BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …