Iranianas desafiam lei e posam sem véu no Facebook

StealthyFreedom / Facebook

-

Várias mulheres no Irão estão a publicar fotos suas sem hijab (véu usado por muitas muçulmanas para cobrir o cabelo) numa página especial no Facebook batizada de “Minha Liberdade Cautelosa”.

Numa semana de actividade, a página já possui mais de 170 mil “gostos”, quase todos do Irão – tanto homens como mulheres.

Até agora, a página tem cerca de 170 fotos, de mulheres em praias, nas ruas e no interior. Em algumas, as mulheres estão sozinhas; noutras, acompanhadas de amigos ou parceiros. Mas em todas as imagens aparecem sem o véu.

“Eu detesto o hijab. Eu também gosto de sentir o sol e o vento no meu cabelo”, diz uma das iranianas que publicou uma foto. “Isto é um grande pecado?

Desde a Revolução Islâmica, há 35 anos, as mulheres são proibidas por lei de sair à rua sem o véu. As punições variam entre multa a prisão.

StealthyFreedom / Facebook

-

“O meu cabelo é como um refém do governo”, diz Masih Alinejad, jornalista de política que vive na Grã-Bretanha e que criou a campanha online. “O governo ainda tem muitos reféns.”

Fotos espontâneas

Alinejad teve a ideia ao ver algumas fotos de si mesma sem o hijab na sua própria página no Facebook. As imagens tinham “gostos” de milhares de pessoas.

Desde que montou o site, Alinejad passou a receber fotos espontâneas de muitas outras iranianas.

Apesar de ser conhecida pela sua oposição ao governo iraniano, Alinejad afirma que a sua página não é uma iniciativa política.

“Estas mulheres não são ativistas, apenas mulheres comuns que expressam o que está nos seus corações”, conta ela à BBC.

“O meu problema não é ter que usar o véu. O meu problema é não ter escolha“, escreve uma colaboradora. “Liberdade cautelosa significa, só por uns segundos, que eu serei o que quero ser”, diz outra.

O véu é tema ainda de diversas polémicas no Irão. Uma campanha recente com outdoors que incentivava o uso do hijab foi alvo de piadas nas redes sociais, comparando as mulheres a embalagens de chocolate.

Contudo, o uso do véu é ainda apoiado por muitos no país, que acreditam ser um aspecto importante das leis islâmicas. Na semana passada, várias pessoas foram às ruas participar numa manifestação que pedia maior rigor na fiscalização.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …