Iranianas desafiam lei e posam sem véu no Facebook

StealthyFreedom / Facebook

-

Várias mulheres no Irão estão a publicar fotos suas sem hijab (véu usado por muitas muçulmanas para cobrir o cabelo) numa página especial no Facebook batizada de “Minha Liberdade Cautelosa”.

Numa semana de actividade, a página já possui mais de 170 mil “gostos”, quase todos do Irão – tanto homens como mulheres.

Até agora, a página tem cerca de 170 fotos, de mulheres em praias, nas ruas e no interior. Em algumas, as mulheres estão sozinhas; noutras, acompanhadas de amigos ou parceiros. Mas em todas as imagens aparecem sem o véu.

“Eu detesto o hijab. Eu também gosto de sentir o sol e o vento no meu cabelo”, diz uma das iranianas que publicou uma foto. “Isto é um grande pecado?

Desde a Revolução Islâmica, há 35 anos, as mulheres são proibidas por lei de sair à rua sem o véu. As punições variam entre multa a prisão.

StealthyFreedom / Facebook

-

“O meu cabelo é como um refém do governo”, diz Masih Alinejad, jornalista de política que vive na Grã-Bretanha e que criou a campanha online. “O governo ainda tem muitos reféns.”

Fotos espontâneas

Alinejad teve a ideia ao ver algumas fotos de si mesma sem o hijab na sua própria página no Facebook. As imagens tinham “gostos” de milhares de pessoas.

Desde que montou o site, Alinejad passou a receber fotos espontâneas de muitas outras iranianas.

Apesar de ser conhecida pela sua oposição ao governo iraniano, Alinejad afirma que a sua página não é uma iniciativa política.

“Estas mulheres não são ativistas, apenas mulheres comuns que expressam o que está nos seus corações”, conta ela à BBC.

“O meu problema não é ter que usar o véu. O meu problema é não ter escolha“, escreve uma colaboradora. “Liberdade cautelosa significa, só por uns segundos, que eu serei o que quero ser”, diz outra.

O véu é tema ainda de diversas polémicas no Irão. Uma campanha recente com outdoors que incentivava o uso do hijab foi alvo de piadas nas redes sociais, comparando as mulheres a embalagens de chocolate.

Contudo, o uso do véu é ainda apoiado por muitos no país, que acreditam ser um aspecto importante das leis islâmicas. Na semana passada, várias pessoas foram às ruas participar numa manifestação que pedia maior rigor na fiscalização.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …