Iranianas desafiam lei e posam sem véu no Facebook

StealthyFreedom / Facebook

-

Várias mulheres no Irão estão a publicar fotos suas sem hijab (véu usado por muitas muçulmanas para cobrir o cabelo) numa página especial no Facebook batizada de “Minha Liberdade Cautelosa”.

Numa semana de actividade, a página já possui mais de 170 mil “gostos”, quase todos do Irão – tanto homens como mulheres.

Até agora, a página tem cerca de 170 fotos, de mulheres em praias, nas ruas e no interior. Em algumas, as mulheres estão sozinhas; noutras, acompanhadas de amigos ou parceiros. Mas em todas as imagens aparecem sem o véu.

“Eu detesto o hijab. Eu também gosto de sentir o sol e o vento no meu cabelo”, diz uma das iranianas que publicou uma foto. “Isto é um grande pecado?

Desde a Revolução Islâmica, há 35 anos, as mulheres são proibidas por lei de sair à rua sem o véu. As punições variam entre multa a prisão.

StealthyFreedom / Facebook

-

“O meu cabelo é como um refém do governo”, diz Masih Alinejad, jornalista de política que vive na Grã-Bretanha e que criou a campanha online. “O governo ainda tem muitos reféns.”

Fotos espontâneas

Alinejad teve a ideia ao ver algumas fotos de si mesma sem o hijab na sua própria página no Facebook. As imagens tinham “gostos” de milhares de pessoas.

Desde que montou o site, Alinejad passou a receber fotos espontâneas de muitas outras iranianas.

Apesar de ser conhecida pela sua oposição ao governo iraniano, Alinejad afirma que a sua página não é uma iniciativa política.

“Estas mulheres não são ativistas, apenas mulheres comuns que expressam o que está nos seus corações”, conta ela à BBC.

“O meu problema não é ter que usar o véu. O meu problema é não ter escolha“, escreve uma colaboradora. “Liberdade cautelosa significa, só por uns segundos, que eu serei o que quero ser”, diz outra.

O véu é tema ainda de diversas polémicas no Irão. Uma campanha recente com outdoors que incentivava o uso do hijab foi alvo de piadas nas redes sociais, comparando as mulheres a embalagens de chocolate.

Contudo, o uso do véu é ainda apoiado por muitos no país, que acreditam ser um aspecto importante das leis islâmicas. Na semana passada, várias pessoas foram às ruas participar numa manifestação que pedia maior rigor na fiscalização.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …