Investimento estrangeiro no imobiliário português pode atingir 2 mil milhões

Simon Collison / Flickr

-

O presidente da associação de mediação imobiliária afirmou hoje que o investimento estrangeiro no setor deverá atingir entre 1,5 e 2 mil milhões de euros este ano, graças ao programa fiscal para não residentes.

“O investimento estrangeiro no imobiliário português [deverá] representar entre 1,5 a 2 mil milhões de euros em 2014”, referiu o presidente da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, Luís Lima.

Sublinhando que o investimento estrangeiro no imobiliário permite “dinamizar a economia” porque implica investimento em outros setores como a saúde, a restauração e o turismo, o responsável critica a falta de apoios à internacionalização.

“A recuperação da economia do país poderá não viver exclusivamente das exportações, mas o investimento que estas gerarem irá contaminar positivamente o mercado e a confiança internos”, alertou Luís Lima em nota hoje divulgada à imprensa.

Entre os maiores investidores estrangeiros em imobiliário português estão, de acordo com os estudos da APEMIP, os franceses, seguidos dos britânicos e dos chineses.

“Os cidadãos britânicos e franceses estão no Top 3 dos investidores que mais procuram o mercado português”, o que “é uma prova de que o Regime Fiscal para Residentes Não Habituais tem captado um largo número de investidores”, defendeu Luís Lima, acrescentando que “apesar da Autorização de Residência para Investimento ser um programa mais popular, são os cidadãos europeus que mais procuram Portugal”.

Só entre janeiro e março, e de acordo com dados avançados pela associação, cerca de 3.500 cidadãos estrangeiros investiram em imóveis portugueses, o que representa 14% do total de imóveis transacionados nesse período.

Para aumentar o investimento, a APEMIP vai atualizar na quinta-feira um acordo que tem, desde 2012, com a sua congénere francesa, o Syndicat Français de L’Immobilier (SNPI), para divulgar imóveis entre os dois países.

A APEMIP “continuará a envidar todos os esforços para promover, junto de associações congéneres, mais parcerias desta natureza, especialmente junto dos países que mais têm procurado o mercado imobiliário português”, concluiu Luís Lima.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A China quer construir uma estação de energia solar no Espaço

A China está a ampliar cada vez mais o seu programa espacial e quer que a Administração Espacial Nacional da China compita com a NASA pelo posto de principal agência espacial do planeta. No início de …

Mulher morre em Espanha após comer cogumelos em restaurante Michelin

As autoridades espanholas estão a investigar a morte de uma mulher de 46 anos, que almoçou no sábado passado com o seu marido e filho no RiFF, o mais antigo restaurante com uma estrela Michelin …

Brexit pode fazer subir 40% o preço da comida no Reino Unido

A saída não negociada da União Europeia pode trazer consequências no setor da alimentação. O preço da comida pode subir em mais de 40%. A imposição de tarifas comerciais, que aconteceria após uma saída não negociada …

Dentes de lula podem guardar o segredo para combater os plásticos

Uma proteína encontrada em dentes de lula pode ser uma alternativa ao plástico no fabrico de tecidos com aplicação em setores desde a saúde à defesa, segundo um estudo esta quinta-feira publicado. “As proteínas de lula …

Benfica vs Galatasaray | Águia de gestão garante passagem

O Benfica carimbou a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa ao empatar a zero na recepção ao Galatasaray, aproveitando a vantagem de 2-1 trazida do encontro da primeira mão, em Istambul. Os homens de Bruno Lage …

Morreu o jihadista francês que reivindicou os atentados de 2015 em Paris

O ‘jihadista’ francês Fabien Clain, que ficou conhecido por ter reivindicado os atentados de 2015 na sala de espetáculos Bataclan, em Paris, em nome do autoproclamado Estado Islâmico, morreu na quarta-feira na Síria. De acordo com …

Tartaruga gigante "extinta" há 100 anos encontrada nas Ilhas Galápagos

Depois de se acreditar que a espécie estava extinta há um século, uma expedição científica encontrou uma fêmea adulta de tartaruga da espécie Chelonoides phantasticus na Ilha Fernandina. Os cientistas acreditam que esta pode ser a …

Sonda japonesa vai aterrar esta quinta-feira num asteroide para recolher amostras

A sonda japonesa Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu na sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) para recolher amostras do corpo rochoso, estima a agência espacial japonesa Jaxa. A aterragem está prevista para as 08h15 de sexta-feira em …

Google admite ter microfones "escondidos" nos seus alarmes domésticos

Um alarme doméstico vendido pela Google, desde 2017, contem um microfone que até agora não aparecia mencionado nas especificidades do produto. No início de fevereiro, a empresa dava conta que o produto ia sofrer uma atualização …

Villarreal vs Sporting | Expulsão de Jefferson trama leão

O Sporting esteve perto de dar a volta à eliminatória ante o Villarreal, dos 16 avos-de-final da Liga Europa, mas a expulsão de Jefferson no início da segunda parte comprometeu um jogo que a equipa …