Procuradores de Nova Iorque investigam empresas de Trump por suspeitas de fraude fiscal

gageskidmore / Flickr

Donald Trump, ex-Presidente dos Estados Unidos

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, é suspeito de inflacionar património para obter empréstimos e de o desvalorizar para escapar aos impostos. Agora, a procuradora-geral de Nova Iorque juntou-se ao procurador distrital de Manhattan e abriu um processo-crime.

Três meses depois de o Supremo Tribunal dos EUA ter obrigado Donald Trump a entregar oito anos de declarações de impostos ao procurador distrital de Manhattan, no âmbito de um processo-crime por suspeitas de fraude fiscal, a procuradora-geral de Nova Iorque está a investigar as empresas de Donald Trump, o que, de certa forma, aumenta o risco legal para o próprio e para a família.

De acordo com o jornal Público, os dois gabinetes vinham investigando de forma isolada, desde 2018 e 2019, as finanças de Trump e da empresa Trump Organization. Enquanto o procurador distrital lidera um processo-crime, que expõe o ex-Presidente dos EUA a uma pena de prisão se vier a ser acusado e julgado; a procuradora-geral de Nova Iorque tinha aberto apenas um processo cível, que pode resultar na aplicação de pesadas multas em caso de condenação.

Em comunicado, o escritório da procuradora-geral de Nova Iorque informou que a investigação que estava em curso deixou de ser apenas de natureza civil e passou a ser criminal. “Estamos agora a investigar ativamente a Organização Trump”, garantem.

Fabien Levy, porta-voz da procuradora-geral do estado de Nova Iorque Letitia James, disse em declarações à BBC que a Organização Trump já foi informada de que a investigação deixou de ser “de natureza unicamente cível”.

“Estamos agora a investigar a Trump Organization em termos criminais, em conjunto com o gabinete do procurador distrital de Manhattan”, acrescenta.

Apesar de ter prometido durante a primeira campanha eleitoral, em 2016, que iria revelar as suas declarações de impostos, o ex-presidente dos Estados Unidos nunca chegou a fazê-lo e foi dizendo que estava a ser alvo de uma auditoria da agência fiscal, que não o impedia de tornar públicos os registos.

Os advogados da Trump Organization recusaram qualquer comentário até ao momento, mas Donald Trump já tinha defendido anteriormente que a investigação estava a ser liderada por um Democrata e que era uma caça às bruxas.

De acordo com a RTP, desde que saiu da Casa Branca, Trump já foi confrontado com pelo menos três investigações criminais.

Num outro processo, têm sido investigados negócios de Trump que remontam ao tempo antes da presidência, escreve o Jornal Económico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …