/

Investigados colégios suspeitos de pressionar alunos a participar em protestos

2

Tiago Petinga / Lusa

Manifestantes contra os cortes nos colégios privados protestam no último dia do 21 Congresso do Partido Socialista

Manifestantes contra os cortes nos colégios privados protestam no último dia do 21 Congresso do Partido Socialista

A Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) instaurou um processo de averiguações a dois colégios, por alegadamente terem pressionado alunos a participar em iniciativas de defesa dos contratos de associação com o Estado.

“Relativamente a esta temática, atendendo aos elementos recebidos pela IGEC, confirma-se a instauração de averiguações no Colégio Conciliar”, disse este domingo à agência Lusa fonte do Ministério da Educação.

Sem avançar pormenores, a mesma fonte ministerial acrescentou que estão ainda instauradas averiguações num outro colégio privado, que, “por razões que se prendem com esta investigação em concreto, não é identificado“.

Segundo o Diário de Notícias, a ação inspetiva decorre na sequência de denúncias segundo as quais os colégios estariam a pressionar alunos e famílias para participarem em protestos contra os cortes de financiamento anunciados pelo governo.

A decisão de reduzir o financiamento aos colégios inseridos em zonas onde existam escolas públicas com capacidade disponível tem motivado vários protestos.

Aproveitando a realização do Congresso do PS, em Lisboa, dezenas de pessoas decidiram este domingo protestar à porta da FIL, em defesa dos contratos de associação.

Na sexta-feira, por sua vez, a Federação Nacional dos Professores, FENPROF, levou mais de 71.000 assinaturas ao parlamento em defesa da escola pública.

“Estas assinaturas foram recolhidas junto de cidadãos com capacidade eleitoral”, frisou o secretário-geral da estrutura sindical, Mário Nogueira.

ZAP / Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.