/

Covid-19. Investigadores analisam esperma de infetados para verificar impacto na imunidade da próxima geração

Investigadores da Universidade de Bergen, na Noruega, estão a coletar o esperma de pacientes com covid-19 para analisar se o vírus está a afetar os espermatozóides e se terá impacto no sistema imunitário da próxima geração.

De acordo com o Sci Tech Daily, até ao momento, 50 pacientes com covid-19, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos, entregaram uma amostra de esperma. O plano é que os participantes retornem após 12 meses para mais testes.

“O sistema imunitário é treinado por infeções de todos os tipos. Queremos estudar como ele é afetado pela covid-19 e também se a infeção tem implicações nos sistemas imunitários das gerações futuras. É por isso que decidimos estudar o esperma, além do sangue”, disse a professora Cecilie Svanes, do Centro de Saúde Internacional da Universidade de Bergen, uma das líderes do projeto.

Segundo o artigo, todos os tipos de infeção originam reações no sistema imunitário. “Testes anteriores em animais revelaram que as infeções podem afetar o sistema imunitário de uma geração futura tanto de forma negativa como positiva”, indicou Svanes.

Infeções por vermes parasitas – designados helmintos – tiveram um efeito positivo no sistema imunitário de descendentes de ratos. A sepse, por outro lado, teve um efeito negativo na geração seguinte desses mesmos roedores.

Os investigadores acreditam que a ligação entre a infeção, o esperma e a descendência é o resultado de mudanças que afetam como o material hereditário é “lido e compreendido” e como o corpo constrói as proteínas envolvidas no sistema imunitário. Os pesquisadores estão a estudar o RNA mensageiro, que traduz o ADN em proteínas.

Como apontou o artigo, a equipa não pode esperar que os pacientes com covid-19 tenham filhos para estudar possíveis efeitos da infeção sobre a sua resposta imunitária. Para já, vão comparar o esperma e o sangue dos pacientes com os de um grande grupo de controle, composto por indivíduos que não foram infetados com o vírus.

Desse grupo de controle fazem parte participantes do estudo europeu RHINESSA, que envolve pessoas de sete países, acompanhadas durante mais de 20 anos. O banco de dados contém informações sobre como a saúde pulmonar, a asma, as alergias e as doenças associadas se desenvolveram ao longo do tempo.

“Se encontrarmos mudanças negativas consideráveis ​​nos espermatozóides, podemos aconselhar as pessoas a esperar para ter filhos, por exemplo, um ano após uma infeção por covid-19″, concluiu Svanes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.