Investigadores criam adesivo inteligente que mede níveis de açúcar dos diabéticos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um adesivo que, além de medir os níveis de açúcar de um paciente, aplica medicação adequada quando deteta que esses mesmos níveis estão alterados.

Pacientes com diabetes têm de se picar várias vezes ao dia para verificar os níveis de açúcar no sangue, um incómodo que em breve poderá ter os dias contados.

Um grupo de investigadores do Instituto de Ciências em Seul, na Coreia do Sul, desenvolveu recentemente um adesivo inteligente com uma dupla função para ajudar estes doentes.

O novo acessório permite não só medir os níveis de açúcar no sangue como também aplicar uma medicação adequada que seja capaz de reduzir esses mesmos níveis quando se encontram muito altos.

O adesivo é feito à base de grafeno, um material extremamente forte e flexível composto por átomos de carbono, muitas vezes usado ​​em dispositivos tecnológicos.

Quando uma pessoa com diabetes coloca o adesivo sob a pele, o dispositivo capta o suor e, através dos seus sensores, deteta as mudanças no PH e na sua temperatura.

Caso o paciente precise de medicação, as partículas que revestem o acessório dissolvem-se, expondo microagulhas que libertam metformina, a substância que pode regular e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Para já, os investigadores testaram o acessório em ratos com a doença, bem como em dois homens adultos diabéticos. Os resultados deste projeto já foram publicados na revista Nature Nanotechnology.

Antes de poderem testar o adesivo num maior número de pessoas, a equipa está a tentar melhorar a função que aplica medicação, estando a testar qual é a dose exata indicada para seres humanos.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …