Investigadores criam adesivo inteligente que mede níveis de açúcar dos diabéticos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um adesivo que, além de medir os níveis de açúcar de um paciente, aplica medicação adequada quando deteta que esses mesmos níveis estão alterados.

Pacientes com diabetes têm de se picar várias vezes ao dia para verificar os níveis de açúcar no sangue, um incómodo que em breve poderá ter os dias contados.

Um grupo de investigadores do Instituto de Ciências em Seul, na Coreia do Sul, desenvolveu recentemente um adesivo inteligente com uma dupla função para ajudar estes doentes.

O novo acessório permite não só medir os níveis de açúcar no sangue como também aplicar uma medicação adequada que seja capaz de reduzir esses mesmos níveis quando se encontram muito altos.

O adesivo é feito à base de grafeno, um material extremamente forte e flexível composto por átomos de carbono, muitas vezes usado ​​em dispositivos tecnológicos.

Quando uma pessoa com diabetes coloca o adesivo sob a pele, o dispositivo capta o suor e, através dos seus sensores, deteta as mudanças no PH e na sua temperatura.

Caso o paciente precise de medicação, as partículas que revestem o acessório dissolvem-se, expondo microagulhas que libertam metformina, a substância que pode regular e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Para já, os investigadores testaram o acessório em ratos com a doença, bem como em dois homens adultos diabéticos. Os resultados deste projeto já foram publicados na revista Nature Nanotechnology.

Antes de poderem testar o adesivo num maior número de pessoas, a equipa está a tentar melhorar a função que aplica medicação, estando a testar qual é a dose exata indicada para seres humanos.

ZAP / Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.