Investigadores criam adesivo inteligente que mede níveis de açúcar dos diabéticos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um adesivo que, além de medir os níveis de açúcar de um paciente, aplica medicação adequada quando deteta que esses mesmos níveis estão alterados.

Pacientes com diabetes têm de se picar várias vezes ao dia para verificar os níveis de açúcar no sangue, um incómodo que em breve poderá ter os dias contados.

Um grupo de investigadores do Instituto de Ciências em Seul, na Coreia do Sul, desenvolveu recentemente um adesivo inteligente com uma dupla função para ajudar estes doentes.

O novo acessório permite não só medir os níveis de açúcar no sangue como também aplicar uma medicação adequada que seja capaz de reduzir esses mesmos níveis quando se encontram muito altos.

O adesivo é feito à base de grafeno, um material extremamente forte e flexível composto por átomos de carbono, muitas vezes usado ​​em dispositivos tecnológicos.

Quando uma pessoa com diabetes coloca o adesivo sob a pele, o dispositivo capta o suor e, através dos seus sensores, deteta as mudanças no PH e na sua temperatura.

Caso o paciente precise de medicação, as partículas que revestem o acessório dissolvem-se, expondo microagulhas que libertam metformina, a substância que pode regular e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Para já, os investigadores testaram o acessório em ratos com a doença, bem como em dois homens adultos diabéticos. Os resultados deste projeto já foram publicados na revista Nature Nanotechnology.

Antes de poderem testar o adesivo num maior número de pessoas, a equipa está a tentar melhorar a função que aplica medicação, estando a testar qual é a dose exata indicada para seres humanos.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …