Investigadores criam adesivo inteligente que mede níveis de açúcar dos diabéticos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um adesivo que, além de medir os níveis de açúcar de um paciente, aplica medicação adequada quando deteta que esses mesmos níveis estão alterados.

Pacientes com diabetes têm de se picar várias vezes ao dia para verificar os níveis de açúcar no sangue, um incómodo que em breve poderá ter os dias contados.

Um grupo de investigadores do Instituto de Ciências em Seul, na Coreia do Sul, desenvolveu recentemente um adesivo inteligente com uma dupla função para ajudar estes doentes.

O novo acessório permite não só medir os níveis de açúcar no sangue como também aplicar uma medicação adequada que seja capaz de reduzir esses mesmos níveis quando se encontram muito altos.

O adesivo é feito à base de grafeno, um material extremamente forte e flexível composto por átomos de carbono, muitas vezes usado ​​em dispositivos tecnológicos.

Quando uma pessoa com diabetes coloca o adesivo sob a pele, o dispositivo capta o suor e, através dos seus sensores, deteta as mudanças no PH e na sua temperatura.

Caso o paciente precise de medicação, as partículas que revestem o acessório dissolvem-se, expondo microagulhas que libertam metformina, a substância que pode regular e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Para já, os investigadores testaram o acessório em ratos com a doença, bem como em dois homens adultos diabéticos. Os resultados deste projeto já foram publicados na revista Nature Nanotechnology.

Antes de poderem testar o adesivo num maior número de pessoas, a equipa está a tentar melhorar a função que aplica medicação, estando a testar qual é a dose exata indicada para seres humanos.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …