Investigação revela substâncias perigosas em artigos de desporto

Alguns artigos de desporto podem ter substâncias prejudiciais para a saúde, sejam cancerígenas ou tóxicas para o sistema reprodutor, revelou uma investigação do projeto europeu “LIFE AskREACH” divulgado esta quinta-feira.

Através do projeto foram testados por um laboratório independente e acreditado 82 produtos adquiridos em 13 países europeus, um deles Portugal, e 20 deles continham substâncias que suscitam preocupação, metade deles com elevado teor dessas substâncias, noticiou a agência Lusa.

Segundo informou esta quinta-feira a associação ambientalista Zero, parceira do projeto, foram testados produtos como bolas de ginástica, tapetes para yoga, utensílios de natação, calçado de ginástica ou garrafas desportivas, entre outros. Foi avaliada a presença de materiais como plastificantes, retardadores de chama, metais pesados ou alquilfenóis (composto orgânico da família dos fenóis) em artigos de plástico flexível.

No comunicado, a Zero recordou que quando a percentagem daquelas substâncias é superior a 0,1% tal obriga o produtor e o retalhista a informar os consumidores sobre a sua presença, caso estes solicitem tal informação.

“Contudo, nenhuma das empresas que produziram estes produtos respondeu ao pedido de informação enviado sobre a presença destas substâncias”, disse a Zero, lembrando que segundo o regulamento REACH (Registo, Avaliação e Autorização de Substâncias Químicas) as empresas são obrigadas a disponibilizar a informação (nos casos de mais de 0,1%) se o consumidor a pedir e têm 45 dias para o fazer.

Em concreto, de acordo com a análise, foi detetada a presença de dois plastificantes que estão restringidos na União Europeia (UE) desde julho de 2020 por serem tóxicos para a reprodução e interferirem com o sistema hormonal. Explica-se no comunicado que concentrações desses produtos superiores a 0,1% não estão autorizadas no mercado europeu, mas uma bola de pilates tinha uma concentração de 41% e uma overball (também para aulas de pilates) uma concentração de 35%.

sean dreilinger / Flickr

Uma corda de exercício continha uma concentração de 2,6% de parafinas cloradas de cadeia curta, que não podem estar presentes em produtos em concentração acima de 0,15%, acrescentou a Lusa.

“Os resultados dos testes demonstram a dificuldade de implementar a estratégia da UE de solicitar às empresas que voluntariamente deixem de utilizar estas substâncias em artigos. Esta abordagem tem como resultado que plastificantes que são tóxicos para a reprodução, parafinas que são persistentes e retardadores de chama que são cancerígenos ainda circulem em artigos de uso quotidiano”, alertou-se no documento.

Considerou-se também urgente melhorar a implementação do sistema REACH, para garantir melhor conhecimento sobre a presença de substâncias perigosas nos produtos.

O projeto “LIFE AskREACH” é um consórcio de 20 parceiros de 13 Estados membros da União Europeia de promoção dos direitos dos consumidores à informação sobre substâncias químicas em artigos que compram. Tem uma aplicação (Scan4Chem) para facilitar a comunicação entre consumidores e empresas.

No comunicado a associação Zero recomendou aos consumidores que evitem artigos de plástico, especialmente PVC flexível ou artigos escuros de baixo custo feitos de plástico rígido, e procurem rótulos ecológicos.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …