Espanha continua a ser afectada por chuvas torrenciais. Desta vez, a tempestade intensa afectou a região de Girona, na Catalunha, arrastando dezenas de carros na cidade de Cadaqués.
“As intensas chuvas que caíram nas regiões de Alt e Baix Empordà, em Girona, fizeram transbordar o rio que atravessa a cidade, arrastando 32 carros que estavam estacionados”, revela o jornal espanhol El Mundo.
Imagens divulgadas nas redes sociais por locais e jornalistas mostram uma enxurrada de água a correr pelas ruas e uma pilha de carros junto a uma ponte.
🔴#ATENCIÓN | ⛈️Intensas lluvias en Cadaqués #Girona provoca inundaciones, más de 30 vehículos fueron arrastrados por la fuerza del agua, no llegaron al mar, se quedaron atascados en Puente del Casino. #Bomberos de la localidad informan que no hay personas heridas ni atrapadas. pic.twitter.com/mAAjVc7SZm
— Zona Informativa 593 (@Zona_Info593) November 8, 2024
🔴 Cadaqués Girona Spain 08.11.2024#rain #flood #breaking pic.twitter.com/viGoNOdZLF
— EUROPE.STORM (@worldstormm) November 8, 2024
Brutal!! ⚠️🌧
Localidad: Cadaqués, Girona pic.twitter.com/a4WINKL2Yc— Stormyalert (@Stormyalert) November 8, 2024
Até agora, não foram registadas vítimas. Na semana passada, mais de 200 pessoas morreram nas inundações que afectaram Valência depois de chuvas torrenciais.
A chuva deve continuar a cair com intensidade na região da Catalunha nesta sexta-feira. O alerta dos serviços meteorológicos catalães vigora até à tarde de sábado para a área de Alt Emporda, onde se localiza Cadaqués.
⚠️El Servei Meteorològic de Catalunya ha emès un avís d’observació (#avisosSMP) per acumulació de pluja⚠️
➡ Comarca: Alt i Baix Empordà
➡ Precipitació acumulada > 100 mm / 24 h.
➡ Grau de perill màxim: 3/6 🟠 pic.twitter.com/RbtmX7l2Rg— Meteocat (@meteocat) November 8, 2024
A intensidade da chuva poderá exceder os 20 milímetros em 30 minutos, segundo a agência meteorológica espanhola (AEMET na sigla em espanhol).
Choveu em Espanha mais 72% do que o habitual
Espanha teve, entre 1 de Outubro e 5 de Novembro, 72% mais chuva do que o normal para esta época do ano, segundo a AEMET, conforme cita a agência de notícias EFE.
“O valor médio das precipitações acumuladas é de 153 litros por metro quadrado (l/m2)”, o que supera bastante o “valor normal” de “89 l/m2”, nota a EFE com os dados da AEMET.
Especialistas dizem que estes números foram agravados pelas alterações climáticas.
Pessoal melhor começar investir nuns barquitos…numas pranchas de paddle. Malta a fazer um paddlezito a ir pro trabalho! brutal pá