/

Intérprete de língua gestual falou em “ursos” e “monstros” na conferência de imprensa sobre o furacão Irma

Um intérprete de língua gestual amador indicou frases incompreensíveis e usou palavras como “ursos” e “monstros” para a comunidade surda da Florida, durante uma conferência de imprensa sobre a passagem do furacão Irma, sendo acusado de colocar vidas em risco.

As autoridades de emergência do estado da Florida, nos Estados Unidos, estão a receber uma chuva de críticas por terem pedido a um intérprete de língua gestual amador, e não a um profissional, para interpretar a mensagem de uma conferência de imprensa sobre as medidas de segurança a adotar por causa da passagem do furacão Irma, escreve o International Business Times.

De acordo com o site, as autoridades do condado de Manatee dizem que se viram “em apuros” quando, a 8 de setembro, o furacão se aproximava de Tampa Bay e necessitavam, com urgência, de alguém para  interpretar a mensagem à população.

Como não conseguiram encontrar um profissional, os funcionários pediram ajuda a um membro da equipa de resgate marítimo local, Marshall Greene, que tem um irmão surdo.

A decisão acabou por se tornar um terrível erro. Membros da comunidade surda dizem que a interpretação do voluntário não teve nenhum sentido e que chegou a usar palavras como “ursos”, “pizza” e “monstros”. Outras das frases interpretadas estavam incompletas ou eram totalmente incompreensíveis.

O vídeo da sua interpretação foi partilhado nas redes sociais e rapidamente se tornou viral.

Chris Wagner, ex-presidente da Associação Nacional de Surdos dos EUA, assinalou que a interpretação de Green foi um insulto a toda a comunidade surda.

As autoridades locais já apresentaram um pedido de desculpas pela sua falta de profissionalismo, assumindo que poderia ter colocado vidas em risco, e asseguraram que aprenderam com o erro.

O episódio relembra outro semelhante, durante o funeral de Nelson Mandela, em 2013, quando o intérprete de língua gestual Thamsanga Jantjie traduziu sem qualquer sentido os discursos de homenagem ao antigo Presidente sul-africano.

O intérprete alegou um ataque de esquizofrenia que o desconcentrou e chegou depois a ser internado num hospital psiquiátrico. O Governo sul-africano foi obrigado a apresentar um pedido de desculpas à comunidade surda pelo escândalo.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.