A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos Estados Unidos.

Em causa está um projeto desenvolvido pela agência irlandesa Rothco e por especialistas em IA da empresa IDenTV. De acordo com o diretor científico da IDenTV AI, Mark Hughes, o programa poderia ter resolvido esta mediática fuga, que remonta a 1962.

Depois de examinar uma fotografia de dois homens com óculos escuros, um loiro e outro moreno, captada no Brasil em 1975, 13 anos após a fuga, o sistema identificou as duas pessoas como John e Clarence Anglin, disse Hughes, citado pela revista Campaign.

O especialista explica que o programa em causa baseia-se em modelos matemáticos que analisam várias imagens de uma pessoa para gerar a sua “impressão digital facial”.

Depois, diferentes pistas faciais presentes no banco de dados do programa são comparadas entre si para detetar uma correspondência. “É semelhante ao funcionamento de um sistema de correspondência de impressões digitais da polícia”, disse.

A publicação não indica se as conclusões da equipa irlandesa e o novo programa de IA são suficientes para retomar a investigação sobre os fugitivos. Caso ainda estejam vivos, John Anglin terá 89 anos, Clarence Anglin, 88, e Frank Morris, 93.

O caso

Atrás das grades por terem assaltado um banco, os três presos provaram que Alcatraz – uma prisão federal norte-americana reservada “aos piores dos piores” bandidos – não era à prova de fuga como se pensava.

Acredita-se que os três passaram meses a escavar um túnel a partir das suas celas, usando colheres afiadas. Os homens improvisaram um barco insuflável com capas de chuva, usaram-na para deixar a ilha e nunca mais foram vistos.

Erguida sobre uma ilha na baía de São Francisco, a prisão abrigou alguns dos gangsters mais temidos dos Estados Unidos. A prisão foi desativada em 1963, um ano depois de o trio fugir, e atualmente é um ponto turístico famoso em São Francisco. Mais de um milhão de visitantes passam pelo local todos os anos. A cela de John Anglin, de onde escapou através de uma abertura na parede, é uma das principais atrações no passeio.

A fuga foi imortalizada em 1979 no filme “Alcatraz – Fuga Impossível”, protagonizado pelo ator Clint Eastwood. As autoridades disseram na época que não existia forma de os prisioneiros terem cruzado as águas geladas da baía, embora a travessia seja feita nos dias de hoje por triatletas.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se estes três foram presos numa prisão de alta segurança por assaltarem um banco, gostava de saber porque a não aplicam a mesma pena aos banqueiros que está provado terem assaltado milhares de portugueses.
    Já agora, e, como a inteligência artificial tem resolvido tudo e mais alguma coisa, gostaria de saber se também poderia descobrir a cura para os alergias, ou para o cancro, ou a forma de evitar as crises financeiras, ou quiçá a aniquilação total da corrupção e dos criminosos de todo o género, que todos os dias nos enchem de dificuldade o caminho que tentamos percorrer de forma séria e honesta.

RESPONDER

Aumento salarial exigido por Jesus deixa renovação por um fio

A cumprir a segunda temporada no Flamengo, Jorge Jesus quer um aumento salarial. No entanto, o Flamengo não terá capacidade financeira para responder às suas exigências. A renovação do contrato de Jorge Jesus no Flamengo está …

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …