A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos Estados Unidos.

Em causa está um projeto desenvolvido pela agência irlandesa Rothco e por especialistas em IA da empresa IDenTV. De acordo com o diretor científico da IDenTV AI, Mark Hughes, o programa poderia ter resolvido esta mediática fuga, que remonta a 1962.

Depois de examinar uma fotografia de dois homens com óculos escuros, um loiro e outro moreno, captada no Brasil em 1975, 13 anos após a fuga, o sistema identificou as duas pessoas como John e Clarence Anglin, disse Hughes, citado pela revista Campaign.



O especialista explica que o programa em causa baseia-se em modelos matemáticos que analisam várias imagens de uma pessoa para gerar a sua “impressão digital facial”.

Depois, diferentes pistas faciais presentes no banco de dados do programa são comparadas entre si para detetar uma correspondência. “É semelhante ao funcionamento de um sistema de correspondência de impressões digitais da polícia”, disse.

A publicação não indica se as conclusões da equipa irlandesa e o novo programa de IA são suficientes para retomar a investigação sobre os fugitivos. Caso ainda estejam vivos, John Anglin terá 89 anos, Clarence Anglin, 88, e Frank Morris, 93.

O caso

Atrás das grades por terem assaltado um banco, os três presos provaram que Alcatraz – uma prisão federal norte-americana reservada “aos piores dos piores” bandidos – não era à prova de fuga como se pensava.

Acredita-se que os três passaram meses a escavar um túnel a partir das suas celas, usando colheres afiadas. Os homens improvisaram um barco insuflável com capas de chuva, usaram-na para deixar a ilha e nunca mais foram vistos.

Erguida sobre uma ilha na baía de São Francisco, a prisão abrigou alguns dos gangsters mais temidos dos Estados Unidos. A prisão foi desativada em 1963, um ano depois de o trio fugir, e atualmente é um ponto turístico famoso em São Francisco. Mais de um milhão de visitantes passam pelo local todos os anos. A cela de John Anglin, de onde escapou através de uma abertura na parede, é uma das principais atrações no passeio.

A fuga foi imortalizada em 1979 no filme “Alcatraz – Fuga Impossível”, protagonizado pelo ator Clint Eastwood. As autoridades disseram na época que não existia forma de os prisioneiros terem cruzado as águas geladas da baía, embora a travessia seja feita nos dias de hoje por triatletas.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se estes três foram presos numa prisão de alta segurança por assaltarem um banco, gostava de saber porque a não aplicam a mesma pena aos banqueiros que está provado terem assaltado milhares de portugueses.
    Já agora, e, como a inteligência artificial tem resolvido tudo e mais alguma coisa, gostaria de saber se também poderia descobrir a cura para os alergias, ou para o cancro, ou a forma de evitar as crises financeiras, ou quiçá a aniquilação total da corrupção e dos criminosos de todo o género, que todos os dias nos enchem de dificuldade o caminho que tentamos percorrer de forma séria e honesta.

    • Essa foto foi tirada próxima ao parque das emas em Goiás. No fundo da foto aparece a BR asfaltada. Perto dali tinha uma fazenda de um casal americano que hj está abandonada. O History deveria investigar.
      Claudinei de Quadros

RESPONDER

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …