A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos Estados Unidos.

Em causa está um projeto desenvolvido pela agência irlandesa Rothco e por especialistas em IA da empresa IDenTV. De acordo com o diretor científico da IDenTV AI, Mark Hughes, o programa poderia ter resolvido esta mediática fuga, que remonta a 1962.

Depois de examinar uma fotografia de dois homens com óculos escuros, um loiro e outro moreno, captada no Brasil em 1975, 13 anos após a fuga, o sistema identificou as duas pessoas como John e Clarence Anglin, disse Hughes, citado pela revista Campaign.

O especialista explica que o programa em causa baseia-se em modelos matemáticos que analisam várias imagens de uma pessoa para gerar a sua “impressão digital facial”.

Depois, diferentes pistas faciais presentes no banco de dados do programa são comparadas entre si para detetar uma correspondência. “É semelhante ao funcionamento de um sistema de correspondência de impressões digitais da polícia”, disse.

A publicação não indica se as conclusões da equipa irlandesa e o novo programa de IA são suficientes para retomar a investigação sobre os fugitivos. Caso ainda estejam vivos, John Anglin terá 89 anos, Clarence Anglin, 88, e Frank Morris, 93.

O caso

Atrás das grades por terem assaltado um banco, os três presos provaram que Alcatraz – uma prisão federal norte-americana reservada “aos piores dos piores” bandidos – não era à prova de fuga como se pensava.

Acredita-se que os três passaram meses a escavar um túnel a partir das suas celas, usando colheres afiadas. Os homens improvisaram um barco insuflável com capas de chuva, usaram-na para deixar a ilha e nunca mais foram vistos.

Erguida sobre uma ilha na baía de São Francisco, a prisão abrigou alguns dos gangsters mais temidos dos Estados Unidos. A prisão foi desativada em 1963, um ano depois de o trio fugir, e atualmente é um ponto turístico famoso em São Francisco. Mais de um milhão de visitantes passam pelo local todos os anos. A cela de John Anglin, de onde escapou através de uma abertura na parede, é uma das principais atrações no passeio.

A fuga foi imortalizada em 1979 no filme “Alcatraz – Fuga Impossível”, protagonizado pelo ator Clint Eastwood. As autoridades disseram na época que não existia forma de os prisioneiros terem cruzado as águas geladas da baía, embora a travessia seja feita nos dias de hoje por triatletas.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se estes três foram presos numa prisão de alta segurança por assaltarem um banco, gostava de saber porque a não aplicam a mesma pena aos banqueiros que está provado terem assaltado milhares de portugueses.
    Já agora, e, como a inteligência artificial tem resolvido tudo e mais alguma coisa, gostaria de saber se também poderia descobrir a cura para os alergias, ou para o cancro, ou a forma de evitar as crises financeiras, ou quiçá a aniquilação total da corrupção e dos criminosos de todo o género, que todos os dias nos enchem de dificuldade o caminho que tentamos percorrer de forma séria e honesta.

RESPONDER

"O tempo das autoestradas terminou", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas defendeu esta quinta-feira, durante a apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, que a aposta dos “sucessivos” governos na rodovia reflete-se na condição atual da rede ferroviária. “Não temos um grande histórico …

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …