Misteriosa carta revela que um dos fugitivos de Alcatraz pode estar vivo

loshak / Flickr

Prisão de Alcatraz, nos EUA

Uma carta misteriosa que acaba de vir a público pode ajudar a desvendar o paradeiro de John Anglin, um dos três prisioneiros que escapou da penitenciária de Alcatraz, nos Estados Unidos, há mais de 50 anos.

O episódio ficou conhecido como “fuga impossível” e até hoje mantém os fugitivos na lista dos mais procurados do país – com direito a imagens de como seriam fisicamente agora. A prisão era considerada de segurança máxima e foi desativada em 1963, um ano após a fuga.

O autor da correspondência que conta o que aconteceu aos três prisioneiros seria, supostamente, o próprio John Anglin. O fugitivo terá escrito à polícia de São Francisco em 2013, mas só agora o caso foi divulgado, avança a BBC.

“O meu nome é John Anglin”, diz a carta. “Fugi de Alcatraz em junho de 1962. Naquela noite, todos nós conseguimos, mas foi por pouco“. A carta afirma que os três fugitivos – além de John, fugiu também Clarence, o seu irmão, e Frank Morris – morreram a velhice. Clarence teria morrido em 2008 e Morris, em 2005.

O autor, que se apresenta como John, tenta fazer um acordo com as autoridades através da correspondência. “Se anunciarem na TV que eu ficarei preso no máximo um ano, e que receberei cuidados médicos, escreverei de volta para dizer exatamente onde estou”, diz.

(dr) KPIX

“Tenho 83 anos e estou doente. Tenho cancro”, acrescenta.

De acordo com o texto, John viveu em Seattle a maior parte de sua vida e passou oito anos na Dakota do Norte. No momento em que a carta foi enviada, ele supostamente viveria no sul da Califórnia.

A polícia de São Francisco não tornou a carta pública, apesar de a ter obtido há cinco anos, de acordo com a rede de televisão CBS. O material só foi divulgado após ser entregue por uma fonte anónima ao KPIX, uma emissora local da rede.

O US Marshals Service, Serviço de Delegados de Polícia dos Estados Unidos – responsável pelo caso desde 1978 – enviou a carta ao laboratório do FBI para análise forense de caligrafia. “Amostras de caligafria dos três fugitivos foram comparadas com a carta anónima e os resultados foram considerados inconclusivos“, disse, em comunicado.

David Widner, sobrinho de John e Clarence Anglin, disse à CBS que a sua avó costumava receber rosas com cartões assinados pelos dois, muitos anos depois da fuga.

“Não cheguei a nenhuma conclusão sobre se acredito que é John que entra em contacto connosco”, disse Widner, que lamentou que a carta não tenha sido entregue de modo adequado à família.

“Por dizer que tem cancro e que está a morrer. Sinto que deveriam ter, pelo menos, feito contacto com a família e deixar-nos a par de que a correspondência existia”, disse.

Atrás das grades por assaltarem um banco, os três presos provaram que Alcatraz – uma prisão federal reservada “aos piores dos piores” bandidos – não era à prova de fuga como se pensava.

Acredita-se que os três passaram meses a escavar um túnel a partir das suas celas, usando colheres afiadas. Os homens improvisaram um barco insuflável com capas de chuva, usaram-na para deixar a ilha e nunca mais foram vistos.

Erguida sobre uma ilha na baía de São Francisco, a prisão abrigou alguns dos gangsters mais temidos dos Estados Unidos.

A prisão foi desativada em 1963, um ano depois de o trio fugir, e atualmente é um ponto turístico famoso em São Francisco. Mais de um milhão de visitantes passam pelo local todos os anos.

A cela de John Anglin, de onde escapou através de uma abertura na parede, é uma das principais atrações no passeio.

A fuga foi imortalizada em 1979 no filme “Alcatraz – Fuga Impossível”, protagonizado pelo ator Clint Eastwood. As autoridades disseram na época que não existia forma de os prisioneiros terem cruzado as águas geladas da baía, embora a travessia seja feita hoje por triatletas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Por dizer que tem cancro e que está a morrer. Sinto que deveriam ter, pelo menos, feito contacto com a família e deixado-nos a par de que a correspondência existia”

    <> ???????

    Nao serà “deixar-nos”??? (creio que nao se usem dois particìpios passados consecutivamente)

    <> pelo ator Clint Eastwood?????

    Nao serà “protagonizado”?

RESPONDER

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …