Inteligência artificial já supera os médicos no diagnóstico de cancro de pele

Num estudo realizado recentemente, os dermatologistas detetaram com precisão 86% dos cancros de pele. Mas a máquina detetou uns impressionantes 95%.

Gostaríamos que, um dia ,a inteligência artificial fosse capaz de prevenir doenças ou, pelo menos, detetá-las precocemente. Esse dia pode estar mais perto do que imaginámos.

Um computador revelou-se mais eficaz na deteção de cancro de pele do que os próprios dermatologistas, num estudo que colocou em confronto humanos e máquinas na procura de melhores e mais rápidos diagnósticos.

Uma equipa de investigadores da Alemanha, dos Estados Unidos e da França desenvolveu um sistema de inteligência artificial e preparou-o para distinguir lesões perigosas da pele de lesões benignas, através de mais de 100.000 imagens.

A máquina foi então testada por 58 dermatologistas de 17 países, mostrando fotografias de melanomas malignos e molas benignas, acabando a maioria dos médicos por ser superada pela máquina.

Pouco mais de metade dos dermatologistas tinham mais de cinco anos de experiência – estando no nível “especialista”. 19% tinham entre dois e cinco anos de experiência e 29% eram iniciantes com menos de dois anos de experiência.

A equipa do estudo escreveu num artigo, publicado na revista Annals of Oncology, que a maioria dos dermatologistas tinha sido superada pela máquina, denominada CNN. Em média, os dermatologistas de carne e osso detetaram com precisão 86,6% dos cancros de pele das imagens, em comparação com os 95% da CNN.

Holger Haenssle, um dos autores do estudo, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, afirmou que “a CNN deixou escapar menos melanomas, o que significa que tem uma sensibilidade maior do que os dermatologistas”.

O desempenho dos dermatologistas sofreu uma melhoria quando receberam mais informações sobre os pacientes em questão e sobre as suas lesões na pele. A equipa de investigadores disse que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta muito útil num diagnóstico mais rápido e fácil o cancro da pele, permitindo a remoção cirúrgica antes que se espalhe.

Contudo, afirmaram, é improvável que uma máquina substitua inteiramente os médicos humanos, funcionando como um auxílio. Em algumas partes do corpo, como nos dedos e no couro cabeludo, o melanoma é difícil de visualizar e a inteligência artificial pode ter dificuldade em reconhecer lesões atípicas ou aquelas que os próprios pacientes desconhecem.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …