Inteligência artificial do Facebook criou a sua própria linguagem

Um relatório recente do Facebook sobre o modo como os chatbots, robôs capazes de conversar por texto, dialogam uns com os outros, despertou novas análises que permitem antever o futuro da linguagem.

No relatório, investigadores do FAIR, o Laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook, descrevem o treino dos seus “agentes de diálogo” para negociar usando “machine learning“.

Os chatbots eram alunos ansiosos e bem-sucedidos nas negociações, mas os investigadores acabaram por perceber que precisariam de ajustar o modelo, porque os bots estavam a criar sua a própria linguagem, desviando-se do modo de diálogo normal dos humanos.

Por outras palavras, quando se usou um modelo capaz de permitir que os chatbots conversassem livremente, usando a aprendizagem mecânica para melhorar e incrementar as suas estratégias de comunicação durante as conversas, a certa altura eles criaram e aplicaram a sua própria linguagem.

Inteligência artificial

O desenvolvimento singular e espontâneo de uma linguagem não-humana foi, provavelmente, o processo que mais desconcertou e entusiasmou os investigadores, mas não foi o único. Os chatbots também mostraram inteligência nas negociações e utilizaram estratégias avançadas para melhorar os seus resultados.

Por exemplo, um bot pode fingir estar interessado em algo sem valor, para ser capaz de “sacrificar” esse elemento mais tarde, como parte de um compromisso.

Embora a inteligência destes “robôs de negociação” do Facebook não signifiquem que estamos perante a iminência da singularidade – o momento em que a capacidade computacional ultrapassa toda a inteligência humana – ou qualquer coisa que se aproxime desse nível de sofisticação.

Mas estamos perante mais um sinal de que um domínio importante do conhecimento, até agora assumido de forma exclusiva pelos seres humanos – a linguagem – é definitivamente um universo partilhado.

A descoberta também destaca até que ponto estamos longe de conhecer tudo sobre a forma como os modelos de inteligência artificial e como eles pensam e aprendem – mesmo quando as criamos e modelamos à nossa própria imagem.

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …