Ihor Homeniuk. Defesas dos Inspetores do SEF revelam “trunfos” que vão usar em julgamento

Os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) acusados de matarem o cidadão ucraniano Ihor Homeniuk dizem-se inocentes e apontam o dedo aos seguranças que vigiavam a sala.

As defesas dos inspetores também se preparam para arrasar o relatório da autópsia que indica que se tratou de um homicídio.

De acordo com o Expresso, estes são alguns dos trunfos que vão ser apresentados pelas defesas dos inspetores do SEF no dia 2 de fevereiro, data que começa o julgamento.

O advogado de Bruno Sousa, Ricardo Sá Fernandes, argumenta que o arguido “não quis a morte de Ihor Homeniuk, nem a previu, nem se conformou com ela”, apesar de já condenarem os inspetores de tortura na praça pública. A defesa realça ainda que os inspetores libertaram o ucraniano das fitas adesivas que o prendiam e que usaram apenas “a força necessária” para o imobilizar.

Ao contrário daquilo que a versão do Ministério Público defende, o advogado garante que os inspetores não deram pontapés ou socos, nem o agrediram com o bastão extensível.

“Antes de saírem, os inspetores entregaram as chaves das algemas aos vigilantes da Prestibel, com indicação de que Ihor Homeniuk poderia ser desalgemado, quando estivesse mais calmo”, diz o advogado.

A defesa de Bruno Sousa conta com o apoio da imagens de videovigilância, que diz terem filmado movimentações consideradas suspeitas de alguns seguranças.

O documento ao qual o Expresso teve acesso menciona mais precisamente as movimentações dos vigilantes Paulo M. e Manuel C. entre as 00h44 e as 01h07. Os seguranças transportavam rolos de fita adesiva e calçavam pares sobrepostos de luvas cirúrgicas, “permanecendo no interior da sala com o passageiro Ihor Homeniuk por longos períodos de tempo”.

As entradas e saídas dos vigilantes do local onde se encontrava o ucraniano repetiram-se inúmeras vezes nessa madrugada. Duas testemunhas argumentam que ainda antes da entrada dos três inspetores do SEF, já a vítima tinha “a zona do nariz inchada”, “a cara inchada” e “arranhões na cara”.

Os seguranças do turno seguinte, que também visitaram por várias vezes o espaço em que Ihor estava detido, não manifestaram preocupações com o estado de saúde do ucraniano. Além disso, não lhe foi distribuído almoço ou lanche, “função que competia aos vigilantes”.

Maria Manuel Candal, a advogada de Luís Silva, defende que pelo menos dois seguranças devem ser acusados do crime de sequestro e dois inspetores do SEF de omissão de auxílio.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Afinal, a lua afecta ou não o nosso sono? Novo estudo dá mais pistas

A influência do ciclo lunar no sono já é uma hipótese há muito estudada e um novo estudo sugere que o seu efeito é diferente entre homens e mulheres. Há vários factores que tendem a deixar-nos …

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …