Sindicato dos inspetores do SEF acusa Cabrita de mentir e exige a sua demissão

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O sindicato que representa os inspetores do SEF pediu, esta quinta-feira, a demissão do ministro da Administração Interna, acusando-o de mentir na Assembleia da República sobre o papel da PSP e da GNR no controlo de fronteiras.

Em comunicado, o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) exige que Eduardo Cabrita seja “demitido imediatamente de ministro da Administração Interna por ter mentido”, esta quarta-feira, na Assembleia da República, quando afirmou que a GNR e a PSP estavam a fazer controlo de fronteiras.

Para o sindicato, “as mentiras” de Cabrita e, “sobretudo a intenção de extinguir o SEF”, são motivadas para “evitar a sua própria demissão”.

“Nunca a permanência de um ministro em funções fez tanto mal à segurança de um país, ao controlo de fronteiras e ao prestígio do Estado português como a fuga para a frente que Eduardo Cabrita está a fazer desde novembro”, disse à agência Lusa o presidente do SCIF/SEF, Acácio Pereira.

O sindicalista considera que o governante quer extinguir o SEF “apenas para esconder o facto de não ter feito nada nos oito meses que se seguiram” à morte do cidadão ucraniano nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa.

“O SEF e o país estão a pagar a fatura de Eduardo Cabrita não ter feito nada, absolutamente nada, durante oito meses para corrigir a falta de investimento do SEF depois da morte do cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa em março de 2020.”

O sindicato sublinha ainda que “a linha vermelha foi passada esta quarta-feira, na comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, quando o ministro afirmou que a PSP e a GNR estavam atualmente a fazer o controlo de fronteiras.

Segundo os inspetores, a GNR e a PSP estão presentes como habitualmente nas fronteiras, portos e aeroportos com as suas funções próprias, mas “nada disso tem a ver com o controlo de fronteiras assegurado pelos inspetores do SEF”.

“É mentira que a Polícia de Segurança Pública ou a Guarda Nacional Republicana partilhem atualmente as competências de controlo das fronteiras aéreas e terrestres com o SEF”, afirmou Acácio Pereira, frisando que “esta é uma competência exclusiva do SEF, cabendo à PSP e GNR cooperar, como sempre fizeram”.

Já antes, em declarações à rádio TSF, o sindicalista tinha afirmado que essas declarações são falsas e que o ministro “tem a consciência” disso, considerando que Eduardo Cabrita “mentiu deliberamente” aos deputados e aos cidadãos.

O sindicato que representa aquele serviço de segurança chama também a atenção para a forma como o ministro, na mesma audição, se desmentiu a si próprio e retirou qualquer razão para a transferência de competências policiais do SEF para a outras polícias ao afirmar que o SEF “esteve ligado ao melhor da resposta pública dos últimos meses”.

Eduardo Cabrita é hoje um ministro à deriva que na mesma manhã elogia o SEF e diz que quer acabar com ele”, sustenta o mesmo responsável.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem é o Sindicato para exigir a demissão seja de que governante ou governo for? Como s eos Sindicalistas fossem mais sérios que os politicos,Sobre o assassino do imigrante pelos inspetores do SFE do SEF o Sindicato ficou calado, porque? Não convinha?

  2. Isto é um sindicato ou uma organização protocriminosa? Toda gente já se apercebeu que a SEF como corpo possui a mesma mentalidade que a PIDE.
    Extinção por completo é a única maneira de dar um sinal a certos bandidos escondidos nas forças policiais, que não são completamente intocáveis. Devem ser atingidos onde dói

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …