Insectos ganham terreno nos supermercados franceses

foto: crickeat.com

foto: crickeat.com

foto: crickeat.com

Supermercados em França, país reputado pela sua gastronomia, estão a testar ou promover o consumo de insectos, adianta a BBC.

O Carrefour, a maior rede de supermercados da França e vice-líder mundial do sector, irá vender, no início de 2014, biscoitos preparados com pó de larva de farinha.

São bolachas salgadas da marca Micronutris, com sabores como grilos com cebola ou queijo cheddar com larva de farinha, além de biscoitos doces, de caramelo também com larva de farinha.

A iniciativa é uma operação teste do Carrefour em uma unidade da rede em Toulouse, no sul da França, disse uma porta-voz do grupo à BBC.

A ideia, segundo o Carrefour, é observar a receptividade do consumidor em relação a este tipo de produtos.

Mensalmente, a Micronutris, fundada há dois anos, produz uma tonelada de insectos, que podem ser consumidos puros ou utilizados na fabricação da farinha dos produtos da marca.

A produção de insectos da empresa deverá ser multiplicada por dez no próximo ano, afirma Cédric Auriol, proprietário da Micronutris. Segundo ele, os insectos, criados na França, são alimentados com frutas, legumes e farinha de trigo ou cevada.

“Há um real interesse dos supermercados franceses e também europeus por insectos comestíveis”, diz Auriol.

A linha de produtos da marca inclui ainda insectos servidos como aperitivos, chocolates e macarons (típico doce francês) com grilos e larvas de farinha e, em breve, barras energéticas com insectos.

Degustações

Outra grande rede de supermercados na França, a Auchan, a segunda maior do país, está a testar o apetite dos consumidores com operações comerciais de degustação de insectos comestíveis.

“Vendemos mais de 250 embalagens em apenas um dia de degustação em uma loja”, afirma Bastien Mengardon, co-fundador da Crickeat, que vende insectos para aperitivo, como grilos com gergelim, caril ou paprica, ou bichos da seda com creme e cebola.

A Crickeat deu início em novembro a uma série de degustações num supermercado Auchan em Montpellier, no sul da França; a expectativa da empresa é de que o supermercado passe a vender os seus produtos no início de 2014.

“Passamos a actuar de maneira mais intensa neste semestre. A nossa facturação tem duplicado todos os meses. É uma evolução encorajadora”, afirma Mengardon.

Proteínas

Em maio passado, as Nações Unidas divulgaram um relatório dizendo que 2 bilhões de pessoas no planeta já complementam as suas dietas com insectos como besouros, gafanhotos e formigas, e que a criação destes animais em escala industrial poderia contribuir para a segurança alimentar mundial.

Especialistas também apontam para as qualidades nutricionais dos insectos, que podem representar uma alternativa para quem deseja reduzir o consumo de carnes vermelhas ou ter uma alimentação eco-responsável.

Segundo as empresas ouvidas pela BBC, a criação de insectos utiliza pouca água e é bem mais ecológica do que a criação de gado.

ZAP/BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …