Insectos ganham terreno nos supermercados franceses

foto: crickeat.com

foto: crickeat.com

foto: crickeat.com

Supermercados em França, país reputado pela sua gastronomia, estão a testar ou promover o consumo de insectos, adianta a BBC.

O Carrefour, a maior rede de supermercados da França e vice-líder mundial do sector, irá vender, no início de 2014, biscoitos preparados com pó de larva de farinha.

São bolachas salgadas da marca Micronutris, com sabores como grilos com cebola ou queijo cheddar com larva de farinha, além de biscoitos doces, de caramelo também com larva de farinha.

A iniciativa é uma operação teste do Carrefour em uma unidade da rede em Toulouse, no sul da França, disse uma porta-voz do grupo à BBC.

A ideia, segundo o Carrefour, é observar a receptividade do consumidor em relação a este tipo de produtos.

Mensalmente, a Micronutris, fundada há dois anos, produz uma tonelada de insectos, que podem ser consumidos puros ou utilizados na fabricação da farinha dos produtos da marca.

A produção de insectos da empresa deverá ser multiplicada por dez no próximo ano, afirma Cédric Auriol, proprietário da Micronutris. Segundo ele, os insectos, criados na França, são alimentados com frutas, legumes e farinha de trigo ou cevada.

“Há um real interesse dos supermercados franceses e também europeus por insectos comestíveis”, diz Auriol.

A linha de produtos da marca inclui ainda insectos servidos como aperitivos, chocolates e macarons (típico doce francês) com grilos e larvas de farinha e, em breve, barras energéticas com insectos.

Degustações

Outra grande rede de supermercados na França, a Auchan, a segunda maior do país, está a testar o apetite dos consumidores com operações comerciais de degustação de insectos comestíveis.

“Vendemos mais de 250 embalagens em apenas um dia de degustação em uma loja”, afirma Bastien Mengardon, co-fundador da Crickeat, que vende insectos para aperitivo, como grilos com gergelim, caril ou paprica, ou bichos da seda com creme e cebola.

A Crickeat deu início em novembro a uma série de degustações num supermercado Auchan em Montpellier, no sul da França; a expectativa da empresa é de que o supermercado passe a vender os seus produtos no início de 2014.

“Passamos a actuar de maneira mais intensa neste semestre. A nossa facturação tem duplicado todos os meses. É uma evolução encorajadora”, afirma Mengardon.

Proteínas

Em maio passado, as Nações Unidas divulgaram um relatório dizendo que 2 bilhões de pessoas no planeta já complementam as suas dietas com insectos como besouros, gafanhotos e formigas, e que a criação destes animais em escala industrial poderia contribuir para a segurança alimentar mundial.

Especialistas também apontam para as qualidades nutricionais dos insectos, que podem representar uma alternativa para quem deseja reduzir o consumo de carnes vermelhas ou ter uma alimentação eco-responsável.

Segundo as empresas ouvidas pela BBC, a criação de insectos utiliza pouca água e é bem mais ecológica do que a criação de gado.

ZAP/BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …