Administração hospitalar abre inquérito à morte de bebé com 40 semanas em Aveiro

A administração hospitalar do Baixo Vouga anunciou, esta terça-feira, a abertura de um inquérito, depois da morte de um feto com 40 semanas de gestação.

Em comunicado, o conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, dá conta de que deliberou “abrir um processo de inquérito interno após a morte de um feto, com 40 semanas de gestação, de uma doente que foi internada no Serviço de Obstetrícia no passado dia 20 de novembro”.

Aquele órgão esclarece que disponibilizou apoio psicológico por parte de técnicos do Centro Hospitalar e aproveita para endereçar publicamente os pêsames à família, tal como os profissionais do Serviço, adiantando tê-lo já feito pessoalmente junto da mãe.

“Apesar da primeira auditoria ao processo apontar para que todos os procedimentos adotados tenham sido corretos, o conselho de administração do CHBV considera essencial a averiguação dos factos com total transparência e esclarecimento da verdade”.

A administração hospitalar considera ainda que são “muito raras” estas situações, mas que “afetam todos os intervenientes, muito em especial os pais”.

“O Serviço de Obstetrícia do CHBV e os seus profissionais, desde o dia 1 de janeiro de 2019, ajudaram a nascer mais de 1700 bebés, no Hospital de Aveiro, o que têm feito com elevado empenho e profissionalismo”, acrescenta o comunicado.

Segundo avançou a SIC Notícias na segunda-feira, um casal de Águeda está a acusar o hospital de negligência médica, depois de a mulher, que estava grávida, perder a bebé às 40 semanas de gestação, depois de dez idas às urgências.

Em declarações à estação televisiva, o pai contou que a cesariana estava marcada para segunda-feira, às 41 semanas de gestação. No entanto, a bebé acabou por morrer, no último sábado.

“Eles não têm explicação. Perguntámos o motivo e não têm uma resposta para dar. Para mim foi incompetência, acho que para eles uma vida não vale de nada”, disse o pai.

A família vai aguardar pelo resultado da autópsia e fazer o funeral nos próximos dias. Já apresentou uma reclamação nos serviços hospitalares e vai contratar um advogado para avançar com uma queixa por negligência contra o Hospital de Aveiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …