Serviços públicos. Iniciativa Liberal faz inquérito à porta da loja do cidadão

Gatopolitico / Wikimedia

Carlos Guimarães Pinto, presidente do Iniciativa Liberal

Segundo o Expresso, alguns membros do Iniciativa Liberal estiveram esta segunda-feira em frente à nova loja do cidadão no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, com uma máquina com vários botões, pedindo aos utilizadores da loja que avaliassem o seu grau de satisfação. 

“Estimado contribuinte, como classifica os serviços públicos que o Estado lhe oferece?”, era a pergunta que o partido Iniciativa Liberal queria ver respondida. Apesar de haver quem se mostrasse satisfeito, a resposta mais comum foi a insatisfação face aos serviços.

As razões eram várias: por já não haver senha, por ter senha mas com dezenas de pessoas à frente ou por ter de voltar noutro dia por não ter conseguido resolver o que ali o levou.

Segundo o cabeça de lista do IL por Lisboa, os problemas com os serviços públicos em Portugal são a “má distribuição de recursos, os horários desfasados e a falta de incentivos para os trabalhadores”. João Cotrim Figueiredo defende a introdução de “sistemas de avaliação” na Função Pública, insistindo na necessidade de se apostar na “meritocracia”.

Portugal poderia estar melhor do que está“, defende o candidato citado pelo Expresso, considerando que esta noção é a que mais apoiantes tem atraído para o partido. “Temos uma produtividade hoje muito baixa. E achamos que a maior parte das pessoas não percebe por que é que não conseguimos dar o salto. Outros países com políticas liberais conseguiram dar grandes saltos.”

João Cotrim Figueiredo aponta dois grupos de eleitores onde o Iniciativa Liberal está a ter “mais sucesso”: entre os jovens que votam pela primeira vez e entre os abstencionistas, ou seja “os desesperançados que acham que os políticos são todos iguais e veem que nós somos diferentes”.

O cabeça de lista por Lisboa diz que a forma como têm feito a sua campanha “tem mais graça do que a de outros partidos”, mas garante que tem “substância”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …