O ingrediente secreto do chocolate está longe de ser o que pensamos

A fermentação de micróbios desempenha um papel importantíssimo no sabor e qualidade do chocolate, tirando o amargo do cacau e adocicando-o.

Seja cozinhado como pepitas numa bolacha, derretido numa bebida quente doce ou moldado na forma de um coelho sorridente, o chocolate é um dos alimentos mais consumidos universalmente.

Mesmo os maiores amantes do chocolate, porém, podem não reconhecer o que este alimento ancestral tem em comum com o kimchi e o kombucha: os seus sabores são devidos à fermentação. Esse gosto familiar de chocolate deve-se a minúsculos microrganismos que ajudam a transformar os ingredientes crus do chocolate no tão amado produto final rico e complexo.

Em laboratórios do Peru à Bélgica e à Costa do Marfim, autoproclamados cientistas do chocolate estão a trabalhar para entender como é que a fermentação muda o sabor do chocolate.

Às vezes, criam-se fermentações artificiais em laboratório; outras vezes, recolhem-se amostras de grãos de cacau de fermentações reais “na natureza”. Frequentemente, transformam-se lotes experimentais em chocolate e pede-se a alguns voluntários sortudos que provem e digam quais os sabores que eles detetam.

Após décadas de testes, os investigadores resolveram muitos dos mistérios relacionados com a fermentação do cacau, incluindo quais microrganismos participam e como é que essa etapa influencia o sabor e a qualidade do chocolate.

Da vagem até à barra de chocolate

O alimento que conhece como chocolate começa a sua vida como as sementes de frutos em forma de bola de râguebi que crescem diretamente do tronco da árvore de cacau. Parece algo que o Dr. Seuss teria idealizado. Mas, já há 3.900 anos, os olmecas da América Central tinham desenvolvido um processo de várias etapas para transformar essas vagens de sementes gigantes num deleite comestível.

Primeiro, os trabalhadores abrem as frutas de cores vivas e retiram as sementes e a polpa. As sementes curam e escoam ao longo de três a dez dias antes de secar ao sol. Os grãos secos são torrados e depois esmagados com açúcar e, às vezes, leite em pó até que a mistura fique tão lisa que não consegue distinguir as partículas na sua língua. Nesse ponto, o chocolate está pronto para ser moldado em barras, pepitas ou doces.

É durante a fase de cura que a fermentação ocorre naturalmente. O sabor complexo do chocolate consiste em centenas de compostos individuais, muitos dos quais são gerados durante a fermentação – que é o processo de melhorar as qualidades de um alimento através da atividade controlada de micróbios e permite que as sementes de cacau amargas, de outra forma insípidas, desenvolvam os ricos sabores associados ao chocolate.

Microrganismos ao trabalho

A fermentação do cacau é um processo de várias etapas. Qualquer microrganismo composto produzido ao longo do caminho que altera o sabor dos grãos também altera o sabor do chocolate final.

A primeira etapa da fermentação pode ser familiar para os cervejeiros caseiros, porque envolve leveduras – algumas delas as mesmas que fermentam a cerveja e o vinho. Assim como o fermento da sua bebida favorita, o fermento na fermentação do cacau produz álcool ao digerir a polpa açucarada que se agarra aos grãos.

Este processo gera moléculas com sabor frutado chamadas ésteres e álcoois fúsel com sabor floral. Estes compostos são absorvidos pelos grãos e, posteriormente, estão presentes no produto final.

À medida que a polpa se decompõe, o oxigénio entra na massa em fermentação e a população da levedura diminui à medida que as bactérias amantes de oxigénio assumem o controlo. Estas bactérias são conhecidas como bactérias do ácido acético porque convertem o álcool gerado pela levedura em ácido acético.

O ácido penetra na vagem, causando alterações bioquímicas. A planta morre. As gorduras aglomeram-se. Algumas enzimas quebram as proteínas em peptídeos menores, que ficam com um cheiro muito “achocolatado” durante o estágio subsequente em que são torradas. Outras enzimas quebram as moléculas de polifenóis antioxidantes, pelas quais o chocolate ganhou fama como um superalimento.

Como resultado, ao contrário da sua reputação, a maioria dos chocolates contém pouquíssimos polifenóis, ou até mesmo nenhum.

Todas as reações desencadeadas pelas bactérias do ácido acético têm um grande impacto no sabor. É aqui que os grãos de cacau mudam do sabor amargo para um sabor rico e com travo a nozes. Esta transformação de sabor é acompanhada por uma mudança de cor de roxo-avermelhado para castanho.

Por fim, à medida que o ácido evapora lentamente e os açúcares são usados, outras espécies – incluindo fungos filamentosos e bactérias Bacillus formadoras de esporos – assumem o controlo.

Por mais vitais que sejam os micróbios para o processo de fabrico do chocolate, às vezes os organismos podem arruinar a fermentação. Um crescimento excessivo da bactéria Bacillus formadora está associado a compostos que levam a sabores rançosos e de queijo.

  ZAP // The Conversation

PARTILHAR

RESPONDER

"Olé! Olé!": árbitro não gostou e parou o jogo

Atitude muito pouco habitual. Episódio aconteceu num jogo no Brasil e os "culpados" foram os convidados. A Oeirense é o novo campeão da segunda divisão, a Série B, do Campeonato Piauiense. O torneio foi conquistado pela …

Excremento humano, com 2600 anos, encontrado em Hallstatt, na Aústria

Europeus da Idade do Ferro já comiam queijo azul e bebiam cerveja

Amostras de fezes da Idade do Ferro, encontradas na Áustria, mostraram ter dois tipos de fungos usados ainda hoje para fazer queijo azul e cerveja. Em comunicado, os cientistas responsáveis pela pesquisa explicam que as fezes …

Bolsonaro diz ter vontade de privatizar Petrobras e sugere que população poupe combustível

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, criticou ontem a política de preços da petrolífera Petrobras e disse ter vontade de privatizar a estatal, sugerindo ainda à população que economize combustível. As declarações de Bolsonaro foram feitas em …

Caso EDP. Relação arrasa Ivo Rosa por revogar despacho de Carlos Alexandre

O Tribunal da Relação de Lisboa arrasou o juiz Ivo Rosa por ter assumido competências que não lhe pertencem ao ter revogado um despacho de Carlos Alexandre. Os desembargadores Augusto Lourenço e João Lee Ferreira, do …

Afinal, tomar diariamente uma pequena dose de aspirina não previne primeiros ataques cardíacos ou enfartes

Recomendação feita por uma task force norte-americana vem contradizer uma indicação emitida em 2016. Segundo os especialistas envolvidos, os riscos inerentes à toma não superam os benefícios. Os adultos com idade mais avançada a quem não …

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Disponibilidade não chega. Bloco quer "acordo político" para viabilizar OE2022

Para o Bloco de Esquerda viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 "precisa de ter um acordo político com o PS", sinalizou Mariana Mortágua. O Bloco de Esquerda acenou com o voto contra e, em pleno …

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Governo pisca o olho à esquerda e cede na caducidade das contratações coletivas

Esta quinta-feira, o Governo enviou aos parceiros sociais duas propostas para alterar o Código de Trabalho: a suspensão da caducidade dos contratos coletivos de trabalho e o modelo de arbitragem para ser aplicado depois de …

Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, foi hospitalizado

Bill Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para "ser tratado a uma infeção não ligada à covid". O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 …

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …