Infecção bacteriana rara em voo de 12 horas intriga cientistas

(dr) Bioquell Inc

Imagem de Neisseria meningitidis obtida em microscópio electrónico

É um caso raro que está a surpreender a comunidade médica. Um casal japonês e um grupo de escuteiros contraíram uma infecção bacteriana potencialmente mortal durante uma viagem de 12 horas de avião entre o Japão e a Alemanha.

Esta infecção rara, conhecida por doença meningocócica, transmite-se habitualmente através de contactos próximos – beijos, por exemplo, ou vivendo próximo de pessoas infectadas.

Este novo caso de transmissão num avião é apenas o terceiro conhecido a nível mundial, segundo diz Yushi Hachisu, investigador do Instituto de Saúde Pública de Chiba, no Japão, citado pelo Live Science.

A doença meningocócica é transmitida pela bactéria Neisseria meningitidis que vive alojada no nariz e na garganta de cerca de 10% da população mundial, sem quaisquer sintomas. Quando a bactéria chega ao fluxo sanguíneo ou ao cérebro pode causar sérios danos, nomeadamente uma septicemia ou uma meningite.

O casal japonês, com cerca de 50 anos, viajava do Japão para a Alemanha, a 8 de Agosto de 2015. O caso foi agora apresentado por Yushi Hachisu na conferência IDWeek, que teve lugar no início deste mês na Califórnia, Estados Unidos.

O casal seguia viagem com duas equipas de escuteiros suecos e escoceses, com idades entre os 14 e os 17 anos, que tinham participado num encontro internacional de escuteiros. Seis dos escuteiros acabaram também por contrair a doença meningocócica, estabelecendo-se que o surto teria tido origem no referido encontro internacional.

A mulher e o marido viajaram na fila atrás dos escuteiros e perceberam que um deles passou a viagem a tossir. Mas só três dias mais tarde é que a mulher começou a sentir-se cansada, com tosse e com dores na garganta. O marido também ficou com dores de garganta e com febre ligeira.

A 19 de Setembro, já de regresso ao Japão e após uma ligeira melhoria, a mulher apresentava tremores, febre alta e dores nas articulações. Acabou por ir a vários hospitais, tendo, finalmente, sido internada a 25 de Setembro.

A mulher foi sujeita a análises, tendo-lhe então sido detectada a presença da bactéria Neisseria meningitidis no fluxo sanguíneo, bem como nas articulações. O marido também tinha a infecção no nariz e na garganta. Ambos tinham a mesma estirpe da bactéria que foi detectada nos escuteiros.

Estes dados “sugerem fortemente que a Neisseria meningitidis foi transmitida dos escuteiros escoceses para o casal japonês durante o voo internacional”, notam os investigadores.

Apesar de tudo, Hachisu realça que o risco de transmissão meningocócica num avião é “baixo”. Mas quanto mais longo o voo, maiores são os riscos de transmissão.

PARTILHAR

RESPONDER

Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória. Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos - a …

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …

Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial. Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a NATO. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …

Morreu Verne Troyer, o “Mini Me” de Austin Powers

O ator norte-americano Verne Troyer, conhecido por ter interpretado "Mini Me" nos filmes da série "Austin Powers", morreu este sábado, aos 49 anos. Verne Troyer, conhecido sobretudo pelo papel de "Mini Me" em Austin Powers, morreu …

NASA vai enviar à Lua nave espacial construída com peças impressas em 3D

A NASA vai dar mais um "pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" ao enviar um foguetão construído apenas com peças 3D à Lua. No próximo ano, a NASA vai dar …