Infecção bacteriana rara em voo de 12 horas intriga cientistas

(dr) Bioquell Inc

Imagem de Neisseria meningitidis obtida em microscópio electrónico

É um caso raro que está a surpreender a comunidade médica. Um casal japonês e um grupo de escuteiros contraíram uma infecção bacteriana potencialmente mortal durante uma viagem de 12 horas de avião entre o Japão e a Alemanha.

Esta infecção rara, conhecida por doença meningocócica, transmite-se habitualmente através de contactos próximos – beijos, por exemplo, ou vivendo próximo de pessoas infectadas.

Este novo caso de transmissão num avião é apenas o terceiro conhecido a nível mundial, segundo diz Yushi Hachisu, investigador do Instituto de Saúde Pública de Chiba, no Japão, citado pelo Live Science.

A doença meningocócica é transmitida pela bactéria Neisseria meningitidis que vive alojada no nariz e na garganta de cerca de 10% da população mundial, sem quaisquer sintomas. Quando a bactéria chega ao fluxo sanguíneo ou ao cérebro pode causar sérios danos, nomeadamente uma septicemia ou uma meningite.

O casal japonês, com cerca de 50 anos, viajava do Japão para a Alemanha, a 8 de Agosto de 2015. O caso foi agora apresentado por Yushi Hachisu na conferência IDWeek, que teve lugar no início deste mês na Califórnia, Estados Unidos.

O casal seguia viagem com duas equipas de escuteiros suecos e escoceses, com idades entre os 14 e os 17 anos, que tinham participado num encontro internacional de escuteiros. Seis dos escuteiros acabaram também por contrair a doença meningocócica, estabelecendo-se que o surto teria tido origem no referido encontro internacional.

A mulher e o marido viajaram na fila atrás dos escuteiros e perceberam que um deles passou a viagem a tossir. Mas só três dias mais tarde é que a mulher começou a sentir-se cansada, com tosse e com dores na garganta. O marido também ficou com dores de garganta e com febre ligeira.

A 19 de Setembro, já de regresso ao Japão e após uma ligeira melhoria, a mulher apresentava tremores, febre alta e dores nas articulações. Acabou por ir a vários hospitais, tendo, finalmente, sido internada a 25 de Setembro.

A mulher foi sujeita a análises, tendo-lhe então sido detectada a presença da bactéria Neisseria meningitidis no fluxo sanguíneo, bem como nas articulações. O marido também tinha a infecção no nariz e na garganta. Ambos tinham a mesma estirpe da bactéria que foi detectada nos escuteiros.

Estes dados “sugerem fortemente que a Neisseria meningitidis foi transmitida dos escuteiros escoceses para o casal japonês durante o voo internacional”, notam os investigadores.

Apesar de tudo, Hachisu realça que o risco de transmissão meningocócica num avião é “baixo”. Mas quanto mais longo o voo, maiores são os riscos de transmissão.

PARTILHAR

RESPONDER

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel

A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão a aumentar com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh …

Casa dos Horrores: o pai das crianças já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia no passado domingo. Mas o horror vem de trás. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Fisco espanhol acusa Shakira de fraude fiscal

O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal espanhol La Vanguardia. A administração fiscal espanhola apresentou este …

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida - e poderá estar perdida. O material foi criado …

Não, ter plantas em casa não é prejudicial para a saúde

Desde sempre que a ideia de que ter plantas em casa é prejudicial para a saúde está enraizada na mente de todos - crença, no entanto, comprovadamente errada. A ideia surgiu pelo facto de, no processo …

Deco registou quatro queixas por dia sobre compras online em 2017

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede …

Vai passar pela Terra um "arranha-céus" a 122 mil quilómetros por hora

Um "asteróide potencialmente perigoso" dirige-se para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a agência espacial norte-americana NASA. O asteróide 2002 AJ129 vai aproximar-se da Terra no próximo dia 4 …

Adepto condenado por morte com very-light detido no Estádio da Luz

O homem condenado há 20 anos por causar uma morte com um very-light foi detido no sábado pela PSP no Estádio da Luz, onde estava proibido de entrar na sequência de uma condenação por posse …

Condutor bêbado adormeceu ao volante... e o seu Tesla parou sozinho

Talvez no futuro os automóveis autónomos consigam levar passageiros bêbedos até casa sem colocar outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que nem mesmo um Tesla faça isso. Já é muito …