Infarmed suspende atividade de 4 farmácias hospitalares

World Bank / Flickr

O Infarmed inspecionou, no total, 26 farmácias hospitalares e mandou suspender a atividade de quatro, devido a situações irregulares na preparação de medicamentos oncológicos.

Segundo o Jornal de Notícias, estão em causa problemas com equipamentos e regras que não estavam a ser cumpridas e podiam pôr em causa a segurança dos profissionais de saúde.

As irregularidades foram detetadas no Hospital das Caldas da Rainha, no Hospital da Luz, em Lisboa, no Hospital de Beja e no Hospital de Aveiro.

O primeiro hospital a encerrar atividade da farmácia foi o das Caldas da Rainha onde, em abril, o Infarmed detetou problemas com os equipamentos que evitam a contaminação de amostras e verificou que alguns requisitos técnicos não estavam a ser cumpridos.

A farmácia do Hospital de Beja suspendeu a preparação de medicamentos oncológicos em maio, e em junho foi a vez do Hospital de Aveiro – que garante ao JN já ter resolvido 70% dos problemas e está a aguardar uma decisão do Infarmed.

Em setembro, o Infarmed inspecionou o Hospital da Luz e considerou que o espaço não tinha ventilação suficiente.

De acordo com o JN, uma fonte do hospital afirma que já foram feitas obras e, na próxima semana, a produção de medicamentos para o cancro deverá ser retomada.

Além dos problemas com a preparação dos fármacos, o Infarmed detetou falhas na distribuição e dispensa dos medicamentos em ambulatório.

Até ao final do ano, serão fiscalizadas mais cinco farmácias hospitalares, totalizando 31 unidades.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …