INEM demorou até oito minutos a atender chamadas

Tiago Petinga / Lusa

Em junho, os tempos de espera média de atendimento de chamadas de emergência do INEM dispararam. Houve dias em que os operadores levaram seis a oito minutos a dar resposta aos telefonemas.

De acordo com a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, houve dias do mês de junho em que os operadores do INEM levaram seis a oito minutos a dar respostas aos telefonemas, quando o tempo de reação recomendado é de sete segundos. Além disso, perderam-se quase dez mil chamadas e só metade foram recuperadas.

Há muitos problemas nos centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), e uma das principais queixas é a falta de recursos humanos. “Praticamente há menos técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) ao serviço do que os escalados”, informa o matutino.

No dia 21 de junho, entre as 10h30 e as 11h, os operadores do INEM demoraram, em média, seis minutos a atender as chamadas transferidas pela central 112. Já no dia 24 de junho, feriado de São João no Porto, entre as 10h e as 10h30, o tempo médio de espera chegou aos oito minutos.

Entre 1 e 24 de junho, das 89.215 chamadas recebidas pelo INEM, 9.805 foram desligadas antes de o operador atender e apenas 49% destas foram recuperadas. É preciso ter em conta que existem chamadas que podem não ter como objectivo denunciar situações de emergência, pelo que não é possível saber quantas das 51% das chamadas não atendidas poderiam corresponder a casos desses.

O INEM, em declarações ao diário, adiantou que estas falhas se trataram de “picos de serviço”, “situações absolutamente pontuais que representam exceções àquela que é a atuação dos CODU”.

O vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar alertou para a possibilidade de agravamento já em julho e agosto, devido à carência de meios. Rui Lázaro disse ainda que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Norte possui apenas, em média, 15 operadores, quando o mínimo previsto se situa nos 19.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …