INEM levou quatro horas a socorrer ferido grave em Vila de Rei

INEM.pt

O INEM levou quatro horas a socorrer o ferido mais grave do incêndio de Vila de Rei, em Castelo Branco, que deflagrou este sábado, avança o Jornal de Notícias esta terça-feira na sua edição impressa.

Segundo escreve o matutino, o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica em Santa Comba Dão foi acionado às 22h59 deste sábado, mas o fumo e a falta de visibilidade durante a noite impossibilitaram a aterragem da aeronave.

Mais tarde, o aparelho não conseguiu também aterrar no aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova, devido à falta de luz, tendo por isso regressado à base. A SIC Notícias avança ainda que a falta de combustível também atrasou o transporte.

Depois, relata ainda o Jornal de Notícias, foi acionado o helicóptero do INEM em Évora. Como não havia ainda condições para aterrar no aeródromo da Moita, o aparelho acabou por aterrar num campo de futebol local onde ficou durante 90 minutos, numa ambulância, até ser transportado para o hospital.

Em causa está a vítima mais grave do incêndio de Vila de Rei, que tem queimaduras de primeiro e segundo grau e se encontra em coma induzido. Residente em Vale da Urra, no concelho de Vila Real, o homem estava ajudar no combate ao fogo quando se feriu.

A vítima deveria ter chegado à 00h30 ao Hospital de São José, em Lisboa, algo que só aconteceu por volta das 03h00 de domingo.

Questionada esta terça-feira durante o briefing da manhã, a responsável do INEM, Paula nrto assegurou que o ferido recebeu assistência médica “seis minutos” após ter sido feito o pedido de ajuda, admitindo que o transporte não foi tão rápido como o esperado.

“Em função da avaliação médica e da situação clínica do doente foi considerado que o melhor meio de transporte para manter os cuidados e garantir a estabilidade e a assistência àquele doente seria o heli-transporte (…)”, começou por explicar.

“De facto, houve alguns condicionantes quem têm a ver com as características de voo e condicionantes a nível de segurança que fizeram com que o heli-transporte acabasse por não ser tão célere como seria a avaliação inicial da situação e efetivamente acabou por não ser tão rápida a chegada à unidade hospitalar”.

Apesar da demora, frisou a responsável, a vítima “teve acompanhamento médico desde os primeiros minutos” após o pedido de ajuda. Paula Neto destaca ainda que “a missão foi cumprida”: a vítima “foi entregue estabilizada e em segurança na unidade hospitalar adequada à continuação dos cuidados”.

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e que se propagou ao concelho de Mação, já em Santarém, foi esta terça-feira dominado, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

 

Nos incêndios deste fim-de-semana, 16 pessoas ficaram feridas, sendo ainda 39 pessoas foram ainda assistidas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em em quase todas as áreas da governação existem derrocadas, sobretudo no ministério da ministra papagaio. Que país é este? O que é que estamos a construir para o futuro?

RESPONDER

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …