INEM levou quatro horas a socorrer ferido grave em Vila de Rei

INEM.pt

O INEM levou quatro horas a socorrer o ferido mais grave do incêndio de Vila de Rei, em Castelo Branco, que deflagrou este sábado, avança o Jornal de Notícias esta terça-feira na sua edição impressa.

Segundo escreve o matutino, o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica em Santa Comba Dão foi acionado às 22h59 deste sábado, mas o fumo e a falta de visibilidade durante a noite impossibilitaram a aterragem da aeronave.

Mais tarde, o aparelho não conseguiu também aterrar no aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova, devido à falta de luz, tendo por isso regressado à base. A SIC Notícias avança ainda que a falta de combustível também atrasou o transporte.

Depois, relata ainda o Jornal de Notícias, foi acionado o helicóptero do INEM em Évora. Como não havia ainda condições para aterrar no aeródromo da Moita, o aparelho acabou por aterrar num campo de futebol local onde ficou durante 90 minutos, numa ambulância, até ser transportado para o hospital.

Em causa está a vítima mais grave do incêndio de Vila de Rei, que tem queimaduras de primeiro e segundo grau e se encontra em coma induzido. Residente em Vale da Urra, no concelho de Vila Real, o homem estava ajudar no combate ao fogo quando se feriu.

A vítima deveria ter chegado à 00h30 ao Hospital de São José, em Lisboa, algo que só aconteceu por volta das 03h00 de domingo.

Questionada esta terça-feira durante o briefing da manhã, a responsável do INEM, Paula nrto assegurou que o ferido recebeu assistência médica “seis minutos” após ter sido feito o pedido de ajuda, admitindo que o transporte não foi tão rápido como o esperado.

“Em função da avaliação médica e da situação clínica do doente foi considerado que o melhor meio de transporte para manter os cuidados e garantir a estabilidade e a assistência àquele doente seria o heli-transporte (…)”, começou por explicar.

“De facto, houve alguns condicionantes quem têm a ver com as características de voo e condicionantes a nível de segurança que fizeram com que o heli-transporte acabasse por não ser tão célere como seria a avaliação inicial da situação e efetivamente acabou por não ser tão rápida a chegada à unidade hospitalar”.

Apesar da demora, frisou a responsável, a vítima “teve acompanhamento médico desde os primeiros minutos” após o pedido de ajuda. Paula Neto destaca ainda que “a missão foi cumprida”: a vítima “foi entregue estabilizada e em segurança na unidade hospitalar adequada à continuação dos cuidados”.

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e que se propagou ao concelho de Mação, já em Santarém, foi esta terça-feira dominado, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

 

Nos incêndios deste fim-de-semana, 16 pessoas ficaram feridas, sendo ainda 39 pessoas foram ainda assistidas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em em quase todas as áreas da governação existem derrocadas, sobretudo no ministério da ministra papagaio. Que país é este? O que é que estamos a construir para o futuro?

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …