INEM levou quatro horas a socorrer ferido grave em Vila de Rei

INEM.pt

O INEM levou quatro horas a socorrer o ferido mais grave do incêndio de Vila de Rei, em Castelo Branco, que deflagrou este sábado, avança o Jornal de Notícias esta terça-feira na sua edição impressa.

Segundo escreve o matutino, o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica em Santa Comba Dão foi acionado às 22h59 deste sábado, mas o fumo e a falta de visibilidade durante a noite impossibilitaram a aterragem da aeronave.

Mais tarde, o aparelho não conseguiu também aterrar no aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova, devido à falta de luz, tendo por isso regressado à base. A SIC Notícias avança ainda que a falta de combustível também atrasou o transporte.

Depois, relata ainda o Jornal de Notícias, foi acionado o helicóptero do INEM em Évora. Como não havia ainda condições para aterrar no aeródromo da Moita, o aparelho acabou por aterrar num campo de futebol local onde ficou durante 90 minutos, numa ambulância, até ser transportado para o hospital.

Em causa está a vítima mais grave do incêndio de Vila de Rei, que tem queimaduras de primeiro e segundo grau e se encontra em coma induzido. Residente em Vale da Urra, no concelho de Vila Real, o homem estava ajudar no combate ao fogo quando se feriu.

A vítima deveria ter chegado à 00h30 ao Hospital de São José, em Lisboa, algo que só aconteceu por volta das 03h00 de domingo.

Questionada esta terça-feira durante o briefing da manhã, a responsável do INEM, Paula nrto assegurou que o ferido recebeu assistência médica “seis minutos” após ter sido feito o pedido de ajuda, admitindo que o transporte não foi tão rápido como o esperado.

“Em função da avaliação médica e da situação clínica do doente foi considerado que o melhor meio de transporte para manter os cuidados e garantir a estabilidade e a assistência àquele doente seria o heli-transporte (…)”, começou por explicar.

“De facto, houve alguns condicionantes quem têm a ver com as características de voo e condicionantes a nível de segurança que fizeram com que o heli-transporte acabasse por não ser tão célere como seria a avaliação inicial da situação e efetivamente acabou por não ser tão rápida a chegada à unidade hospitalar”.

Apesar da demora, frisou a responsável, a vítima “teve acompanhamento médico desde os primeiros minutos” após o pedido de ajuda. Paula Neto destaca ainda que “a missão foi cumprida”: a vítima “foi entregue estabilizada e em segurança na unidade hospitalar adequada à continuação dos cuidados”.

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e que se propagou ao concelho de Mação, já em Santarém, foi esta terça-feira dominado, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

 

Nos incêndios deste fim-de-semana, 16 pessoas ficaram feridas, sendo ainda 39 pessoas foram ainda assistidas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em em quase todas as áreas da governação existem derrocadas, sobretudo no ministério da ministra papagaio. Que país é este? O que é que estamos a construir para o futuro?

RESPONDER

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …