/

INE revê em alta crescimento do PIB para 2,9% no 2.º trimestre

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A economia portuguesa cresceu 2,9% no segundo trimestre deste ano em termos homólogos e 0,3% face ao trimestre anterior, de acordo com os números divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nas contas nacionais trimestrais relativas ao segundo trimestre deste ano, o Instituto Nacional de Estatística reviu em alta o cálculo do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da economia portuguesa face à estimativa rápida que divulgou em 14 de agosto.

Nessa altura, o INE tinha estimado provisoriamente um crescimento de 2,8% entre abril e julho em relação ao mesmo trimestre de 2016 e de 0,2% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Porém, de acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, a economia portuguesa cresceu 2,9% no segundo trimestre deste ano em termos homólogos.

O INE diz que a procura externa líquida manteve “um ligeiro contributo positivo para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma desaceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços de magnitude idêntica à observada nas Importações de Bens e Serviços”.

Já a procura interna manteve “um contributo positivo elevado, superior ao do trimestre precedente, em resultado da aceleração do Investimento”.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2017, “o PIB aumentou 0,3% em termos reais (variação em cadeia de 1,0% no trimestre anterior)”.

“O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi negativo, verificando-se uma ligeira redução das Exportações de Bens e de Serviços”, continua.

“O contributo positivo da procura interna aumentou devido ao comportamento do Investimento, verificando-se contributos positivos da Variação de Existências e da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), embora no último caso menos intenso que o observado no trimestre anterior”, conclui.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.