Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera “competente” e “trabalhador” à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a jogo no Porto “com as reservas”.

Na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz à Câmara do Porto, Rui Rio afirmou que, nas autárquicas, o PSD tem responsabilidades acrescidas por o PS ter desistido de ir a votos para ganhar.

O líder do PSD sustentou que as autárquicas deste ano “são muito importantes” para o partido, que perde peso eleitoral nas eleições locais “desde 2009”, e disse que “o PSD tem de começar a ganhar forte”.



O social-democrata aproveitou o seu discurso para ”carregar” sobre Rui Moreira, ao advertir que o seu candidato nunca se aproveitou para fazer negócios em seu benefício enquanto vereador

Por outro lado, Rui Rio acusou o Partido Socialista de ter desistido de ir a jogo no Porto para ganhar. “Na prática, António Costa vai apoiar o atual presidente da Câmara do Porto”, afirmou Rio, convicto que o PS vai, por isso, fazer “figura de corpo presente”.

“Não vai a jogo para ganhar, mas para dificultar ao máximo a vitória do PSD”, repisou Rui Rio, que critica “a falta de frontalidade” do PS, por ir jogar “escondido” com uma equipa de reservas.

Já sobre o candidato laranja à autarquia, Rio garante que se trata de “uma escolha pessoal”, e que se deve ao facto de o seu antigo vereador conhecer bem a cidade onde nasceu, estudou, vive e trabalha, mas também devido às suas características pessoais, que fez questão de enumerar: competente, trabalhador, sério e leal.

“São características fundamentais para o nosso presidente da Câmara”, sublinhou Rui Rio, que anteriormente também já foi líder da autarquia portuense.

O opositor de Costa apontou a lealdade de Vladimiro Feliz como fundamental num município que preza os princípios “de Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade”.

“Não atropela os outros para chegar onde quer, não esquece os outros quando lhe dá jeito”, frisou, numa indireta a Rui Moreira e ao “emaranhado de interesses dos pseudoindependentes que se candidatam à Câmara do Porto”.

“Não adianta ter €100 milhões à ordem nos cofres, a Câmara não é um banco, ou então que se baixe os impostos”, salientou o ex-presidente da Câmara do Porto, citado pelo Expresso, lembrando que, numa autarquia, o dinheiro serve para investir na qualidade de vida dos munícipes.

Sem o nomear, o caso Selminho acabou por estar presente na cerimónia de apresentação do candidato “do futuro, da digitalização e da sustentabilidade”, alertando Rui Rio que o candidato do PSD é “sério, não mente, fala verdade” e, como vereador, “nunca se aproveitou para fazer negócios em seu benefício pessoal ou da sua família”.

Já Vladimiro Feliz, cuja candidatura pelo PSD foi oficializada a 23 de março e na sexta-feira, no salão nobre da Alfândega do Porto, prometia apresentar linhas gerais do seu programa – como anunciava o convite de agenda -, fez um discurso com recados à liderança atual da autarquia.

A meio, ficaram as negociações com Lisboa em questões fundamentais para o Porto, como seja o dossier TAP ou o INFARMED. Ficar a meio é não se entregar por inteiro aos assuntos da cidade”, disse Vladimiro Feliz.

“Não queremos, só, uma cidade para inglês ver, queremos uma cidade para o portuense viver, estudar, trabalhar e investir”, acrescentou.

O candidato disse que o Porto “precisa de novas abordagens e novas disciplinas para pensar o desenvolvimento urbano de uma forma integrada, ecológica, inteligente e sustentável”, referindo que “o paradigma mudou e o Porto, tem por isso, de saber responder ao presente e preparar o futuro, potenciando o que existe, desenhando a cidade a partir das pessoas e para as pessoas”.

Ana Isabel Moura, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O PSD também parece ter desistido de “ganhar o Porto”…. com o Valdimiro a ser apoiado pelo “europarasita” Rangel (e o restante gangue do BigMac?), também não vai longe…

  2. Sim, porque o Vladimiro Feliz é um peso pesado e titularíssimo (como diria o Futre)! Foi teu vereador na Cãmara do Porto? Então é mesmo para não votar nele! Se formos a ver o que tu; Rio, fizeste ao meu querido Porto, nem quero imaginar o que esta “grande aposta” vai fazer…

RESPONDER

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …