Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera “competente” e “trabalhador” à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a jogo no Porto “com as reservas”.

Na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz à Câmara do Porto, Rui Rio afirmou que, nas autárquicas, o PSD tem responsabilidades acrescidas por o PS ter desistido de ir a votos para ganhar.

O líder do PSD sustentou que as autárquicas deste ano “são muito importantes” para o partido, que perde peso eleitoral nas eleições locais “desde 2009”, e disse que “o PSD tem de começar a ganhar forte”.

O social-democrata aproveitou o seu discurso para ”carregar” sobre Rui Moreira, ao advertir que o seu candidato nunca se aproveitou para fazer negócios em seu benefício enquanto vereador

Por outro lado, Rui Rio acusou o Partido Socialista de ter desistido de ir a jogo no Porto para ganhar. “Na prática, António Costa vai apoiar o atual presidente da Câmara do Porto”, afirmou Rio, convicto que o PS vai, por isso, fazer “figura de corpo presente”.

“Não vai a jogo para ganhar, mas para dificultar ao máximo a vitória do PSD”, repisou Rui Rio, que critica “a falta de frontalidade” do PS, por ir jogar “escondido” com uma equipa de reservas.

Já sobre o candidato laranja à autarquia, Rio garante que se trata de “uma escolha pessoal”, e que se deve ao facto de o seu antigo vereador conhecer bem a cidade onde nasceu, estudou, vive e trabalha, mas também devido às suas características pessoais, que fez questão de enumerar: competente, trabalhador, sério e leal.

“São características fundamentais para o nosso presidente da Câmara”, sublinhou Rui Rio, que anteriormente também já foi líder da autarquia portuense.

O opositor de Costa apontou a lealdade de Vladimiro Feliz como fundamental num município que preza os princípios “de Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade”.

“Não atropela os outros para chegar onde quer, não esquece os outros quando lhe dá jeito”, frisou, numa indireta a Rui Moreira e ao “emaranhado de interesses dos pseudoindependentes que se candidatam à Câmara do Porto”.

“Não adianta ter €100 milhões à ordem nos cofres, a Câmara não é um banco, ou então que se baixe os impostos”, salientou o ex-presidente da Câmara do Porto, citado pelo Expresso, lembrando que, numa autarquia, o dinheiro serve para investir na qualidade de vida dos munícipes.

Sem o nomear, o caso Selminho acabou por estar presente na cerimónia de apresentação do candidato “do futuro, da digitalização e da sustentabilidade”, alertando Rui Rio que o candidato do PSD é “sério, não mente, fala verdade” e, como vereador, “nunca se aproveitou para fazer negócios em seu benefício pessoal ou da sua família”.

Já Vladimiro Feliz, cuja candidatura pelo PSD foi oficializada a 23 de março e na sexta-feira, no salão nobre da Alfândega do Porto, prometia apresentar linhas gerais do seu programa – como anunciava o convite de agenda -, fez um discurso com recados à liderança atual da autarquia.

A meio, ficaram as negociações com Lisboa em questões fundamentais para o Porto, como seja o dossier TAP ou o INFARMED. Ficar a meio é não se entregar por inteiro aos assuntos da cidade”, disse Vladimiro Feliz.

“Não queremos, só, uma cidade para inglês ver, queremos uma cidade para o portuense viver, estudar, trabalhar e investir”, acrescentou.

O candidato disse que o Porto “precisa de novas abordagens e novas disciplinas para pensar o desenvolvimento urbano de uma forma integrada, ecológica, inteligente e sustentável”, referindo que “o paradigma mudou e o Porto, tem por isso, de saber responder ao presente e preparar o futuro, potenciando o que existe, desenhando a cidade a partir das pessoas e para as pessoas”.

Ana Isabel Moura, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O PSD também parece ter desistido de “ganhar o Porto”…. com o Valdimiro a ser apoiado pelo “europarasita” Rangel (e o restante gangue do BigMac?), também não vai longe…

  2. Sim, porque o Vladimiro Feliz é um peso pesado e titularíssimo (como diria o Futre)! Foi teu vereador na Cãmara do Porto? Então é mesmo para não votar nele! Se formos a ver o que tu; Rio, fizeste ao meu querido Porto, nem quero imaginar o que esta “grande aposta” vai fazer…

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …