Indianos querem criar o Ministério das Vacas

A vaca é considerada sagrada na Índia, mas há grupos que acham que este animal ainda não é suficientemente protegido e, por isso, vão apelar ao primeiro-ministro para que crie o Ministério das Vacas.

Esta ideia terá partido do grupo indiano de direita Vishva Hindu Parishad (Conselho Mundial Hindu na tradução para português) que agora, espera poder convencer o primeiro-ministro, Narendra Modi, a criar o Ministério das Vacas, em nome da preservação do animal.

“Gou mata [a Mãe Vaca] é o símbolo da vida, da alma e da nossa cultura. Não se lhe está a dar a atenção suficiente”, nota um elemento do Conselho de Protecção e de Promoção do Gado Indiano em declarações ao The Wall Street Journal.

Em conjugação com o Vishva Hindu Parishad, este órgão de defesa do Gado Indiano espera que o Ministério das Vacas ajude a “salvar as vacas de serem mortas” e, pelo caminho, também incremente a produção de leite do país.

“O nosso objectivo é restaurar a raça de vacas bharatiya (Hindu) para a economia do país”, destaca o citado elemento do Conselho de Protecção e de Promoção do Gado Indiano.

Apesar da vaca ser sagrada na Índia, o país é o maior exportador de carne de vaca do mundo, representando 24% da quota mundial.

No ano passado, a Índia exportou 2,4 milhões de toneladas de carne de vaca, refere o The Wall Street Journal.

Em Setembro passado, uma multidão hindu linchou um muçulmano numa cidade perto de Nova Deli, perante rumores de que este teria assassinado uma vaca.

Um caso que despoletou a polémica em torno de um assunto que está longe de ser consensual, até porque há cerca de 170 milhões de muçulmanos na Índia que não consomem carne de porco e que têm na vaca uma alternativa que não é proibida pela sua religião.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …