/

Impressoras secretas e anonimato. Manifestantes indianos oferecem alternativa à imprensa estatal

(dr) Trolley Times

Equipa do Trolley Times

Sob anonimato, manifestantes indianos têm criado jornais improvisados para oferecer uma alternativa à imprensa estatal que tem acusado os agricultores de serem separatistas e terroristas.

Os pequenos agricultores indianos estão particularmente vulneráveis a três novas leis, que desregulamentaram o mercado agrícola e enfraqueceram o preço mínimo de venda estabelecido pelo Governo para as colheitas. De tal forma que, dizem os manifestantes, pode colocar os pequenos agricultores contra as grandes empresas do agronegócio.

Desde novembro, centenas de milhares de manifestantes juntam-se para protestar contra a reforma agrícola – media estatal pró-governo que acusou os protestantes de serem separatistas e terroristas.

Como tal, um novo fenómeno está em erupção na Índia. Uma onda de pequenos jornais improvisados promete contar a verdadeira história desta fatia da população.

O Trolley Times, um jornal quinzenal de quatro páginas, nasceu precisamente à boleia desta ideia. Em menos de 100 dias, cresceu e tornou-se uma publicação com uma tiragem de 7 mil exemplares e uma presença próspera nas redes sociais.

“Há esforços constantes para criar um clima de medo entre nós”, disse a ativista de 29 anos Navkiran Natt à VICE World News.

A popularidade do Trolley Times veio com a necessidade de cautela. “Não divulgamos o nosso local de impressão com medo que seja fechado”, disse Natt.

Assim como o jornal de Natt, outros estão a florescer graças às redes sociais, contando as histórias dos agricultores, algumas das quais vividas na primeira pessoa.

O jornalista Pradeep Dalal, proveniente de uma família ligada à atividade agrícola, criou um canal de YouTube onde partilha entrevistas semanais com agricultores, chamado “Musafir News”.

“Depois da forma como os principais canais de notícias demonizaram [os agricultores], pessoas como eu tiveram que se manifestar e amplificar as suas vozes. Comecei o meu próprio canal no YouTube para reportar de dentro, quando os grandes canais não o estão a fazer”, explicou em declarações à VICE.

Como o Trolley Times, outros jornais mantêm o nome de tradutores, escritores e locais de impressão totalmente anónimos.

Nos últimos três meses, o Governo indiano tem procurado repetidamente cortar todas as formas de comunicação para os agricultores, incluindo o bloqueio da Internet nas áreas de protesto.

Daniel Costa, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.