/

“Invisíveis” e “não remuneradas”, as mulheres indianas sofrem com as novas leis agrícolas

Nos campos agrícolas da Índia, as mulheres trabalham, em média, o dobro dos homens. Um terço da força laboral feminina não é remunerada. Agora, as mulheres sofrem com as novas leis agrícolas.

As mulheres indianas são deixadas para trás nas quintas à medida que mais homens na Índia migram das áreas rurais para as cidades à procura de um salário mais alto e melhores empregos.

Quase 75% dos trabalhadores a tempo inteiro nas quintas indianas são mulheres, de acordo com o grupo humanitário internacional OXFAM. As mulheres agricultoras produzem 60% a 80% dos alimentos do país asiático.

Portanto, não é surpresa que as mulheres estejam a desempenhar um papel visível nos protestos nacionais contra as reformas agrícolas aprovadas em setembro passado pelo Governo indiano.

Os pequenos agricultores são particularmente vulneráveis a três novas leis, que desregulamentaram o mercado agrícola e enfraqueceram o preço mínimo de venda estabelecido pelo Governo para as colheitas de uma forma que, dizem os manifestantes, pode colocar os pequenos agricultores contra as grandes empresas do agronegócio.

E as mulheres, como as mais marginais dos pequenos agricultores da Índia, podem sofrer mais se as leis entrarem em vigor.

“Quase não temos terra. Se isso também for oferecido a [bilionários], o que é que vamos comer?”, pergunta Surinder Kaur, de 69 anos, membro do sindicato dos agricultores Kisan Sabha, ao portal indiano The Wire.

Força de trabalho invisível e não remunerada

Numa determinada época de colheita, quando os campos são semeados e colhidos, as agricultoras na Índia trabalham cerca de 3.300 horas, o dobro das 1.860 horas que os seus colegas homens dedicam à agricultura.

No entanto, o seu trabalho de alimentar as suas famílias e o país continua subvalorizado e amplamente negligenciado pelo Governo.

“As mulheres tornam-se gerentes de facto quando os homens mudam para empregos não agrícolas, mas não são reconhecidas como tal porque raramente são donas da quinta”, de acordo com a economista indiana Bina Agarwal.

Um terço das agricultoras na Índia são trabalhadoras não remuneradas em quintas familiares dos seus pais, maridos ou sogros, de acordo com a OXFAM. As mulheres indianas possuem apenas 12,8% das terras do país.

O desequilíbrio no acesso à propriedade tem em parte a ver com as leis de herança da Índia. Mulheres hindus, jainistas, sikhs e budistas na Índia receberam direitos iguais de herança à propriedade ancestral em 2005. Mulheres de outras religiões têm leis pessoais separadas que regem os direitos de propriedade na Índia.

Uma vez que mais de 90% das terras agrícolas na Índia são passadas por herança, as mulheres continuam presas como trabalhadoras geração após geração, nunca sendo proprietárias das terras em que trabalham, ou mesmo das suas próprias casas.

Sem propriedades, sem dinheiro

Mulheres com fortes direitos de propriedade e herança ganham quase quatro vezes mais dinheiro, afirmou a Landesa, organização sem fins lucrativos num relatório de 2018.

A terra é um bem que pode ser usado não apenas para a produção agrícola, mas também como garantia para acesso ao crédito, programas governamentais de apoio aos agricultores e até pensões.

Mas para conseguir essas oportunidades, é necessário um título de propriedade. Um estudo da OXFAM no estado de Uttar Pradesh descobriu que apenas 4% das agricultoras têm acesso ao crédito institucional.

Quando três quartos de todos os agricultores de um país são mulheres, os seus problemas tornam-se um mal de toda a nação. Investigadores na Índia chamam a isso de “feminização da sua angústia agrária”.

E os problemas agrícolas da Índia são realmente graves. Nos últimos 25 anos, mais de 300.000 agricultores desesperados e endividados no país cometeram suicídio.

As taxas de suicídio de mulheres agricultoras são frequentemente subrepresentadas nos dados devido à falta de títulos de propriedade, mas os números também estão a aumentar. De acordo com o site de notícias Al Jazeera, no distrito de Amravati, no estado de Maharashtra, no oeste da Índia, uma média de uma agricultora suicida-se a cada mês.

Acesso desigual ao mercado e à justiça

Um aspeto particular das novas leis agrícolas da Índia, a eliminação de uma agência de intermediários regulamentada pelo Governo das vendas de colheitas, provavelmente terá resultados diferentes para as mulheres e para os homens.

O governo indiano diz que um mercado mais livre permitirá que os agricultores vendam ou comprem produtos agrícolas em qualquer lugar do país, ajudando-os a obter um preço melhor. Mas a entrincheirada desigualdade de género torna as agricultoras indianas muito menos capazes de viajar do que os homens, daí o seu acesso aos mercados poder ser agora limitado.

As reformas agrícolas da Índia também podem prejudicar a capacidade das mulheres de resolver disputas agrícolas.

Sob as novas leis, os problemas entre os agricultores e comerciantes ou empresas do agronegócio seriam resolvidos por um novo conselho agrícola, não pelos tribunais locais como é feito agora.

O acesso das mulheres ao sistema legal na Índia já é limitado. Mas daqui para a frente, se as empresas do agronegócio entrarem com uma ação numa jurisdição distante, as agricultoras que não têm acesso a transporte e dinheiro para viajar estariam em desvantagem ainda maior.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.