Índia já é o 3.º país do mundo com mais casos. Alemanha volta a debater uso de máscara

STR / EPA

A Índia ultrapassou a Rússia e tornou-se no terceiro país com mais casos de covid-19, depois de nas últimas 24 horas ter identificado 24.248 novas infeções, elevando o total para 697.413 casos.

De acordo com o Ministério da Saúde indiano, o país registou além disso 19.693 mortes desde o início da pandemia. A Rússia tem 680.283 casos, segundo dados oficiais.

Os Estados Unidos continuam a ser o país com o maior número de casos, com quase 2,9 milhões. O Brasil está em segundo lugar, com mais de 1,6 milhões.

O Ministério da Cultura da Índia tinha decidido reabrir todos os monumentos em todo o país após mais de três meses de encerramento, com um limite ao número de visitantes e o uso obrigatório de máscaras faciais. Após um rigoroso confinamento de dois meses, a Índia diminuiu as restrições na maior parte do país, exceto nas áreas de maior risco.

Já a Alemanha regista um total de 196.554 casos de covid-19 desde o início da pandemia, com um aumento de 219 nas últimas 24 horas. O Instituto Robert Koch (RKI) contabiliza mais quatro vítimas mortais, para um total de 9.016, e um crescimento de 500 casos considerados curados nas últimas 24 horas, para um total de 182.200.

Alemanha debate uso máscara

O país volta esta segunda-feira a discutir a utilização de máscaras como medida obrigatória de proteção, depois de o ministro da Economia do governo da Baixa Saxónia, Bernd Althusmann, ter dito, numa entrevista dada no fim de semana ao “Welt am Sonntag”, que o seu uso deveria passar a ser apenas uma recomendação no comércio.

Uma opinião também partilhada ao mesmo jornal pelo ministro da Economia do estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Harry Glawe, que defendeu o fim desta medida caso os números de covid-19 continuem baixos. Esta segunda-feira, numa nova entrevista à NDR, Althusmann, da União Democrata-Cristã recuou, sublinhando estar contra a abolição completa deste método, adiando uma nova discussão para depois do período de férias.

As declarações já mereceram várias críticas, incluindo do líder do governo da Baviera, Markus Söder, que escreveu na rede social Twitter que a obrigatoriedade do uso de máscara permanece, “já que esta é uma das poucas ferramentas eficazes contra a propagação do vírus”, acrescentando que os políticos “não devem dar o sinal errado” de que a pandemia já terminou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …