Índia já é o 3.º país do mundo com mais casos. Alemanha volta a debater uso de máscara

STR / EPA

A Índia ultrapassou a Rússia e tornou-se no terceiro país com mais casos de covid-19, depois de nas últimas 24 horas ter identificado 24.248 novas infeções, elevando o total para 697.413 casos.

De acordo com o Ministério da Saúde indiano, o país registou além disso 19.693 mortes desde o início da pandemia. A Rússia tem 680.283 casos, segundo dados oficiais.

Os Estados Unidos continuam a ser o país com o maior número de casos, com quase 2,9 milhões. O Brasil está em segundo lugar, com mais de 1,6 milhões.

O Ministério da Cultura da Índia tinha decidido reabrir todos os monumentos em todo o país após mais de três meses de encerramento, com um limite ao número de visitantes e o uso obrigatório de máscaras faciais. Após um rigoroso confinamento de dois meses, a Índia diminuiu as restrições na maior parte do país, exceto nas áreas de maior risco.

Já a Alemanha regista um total de 196.554 casos de covid-19 desde o início da pandemia, com um aumento de 219 nas últimas 24 horas. O Instituto Robert Koch (RKI) contabiliza mais quatro vítimas mortais, para um total de 9.016, e um crescimento de 500 casos considerados curados nas últimas 24 horas, para um total de 182.200.

Alemanha debate uso máscara

O país volta esta segunda-feira a discutir a utilização de máscaras como medida obrigatória de proteção, depois de o ministro da Economia do governo da Baixa Saxónia, Bernd Althusmann, ter dito, numa entrevista dada no fim de semana ao “Welt am Sonntag”, que o seu uso deveria passar a ser apenas uma recomendação no comércio.

Uma opinião também partilhada ao mesmo jornal pelo ministro da Economia do estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Harry Glawe, que defendeu o fim desta medida caso os números de covid-19 continuem baixos. Esta segunda-feira, numa nova entrevista à NDR, Althusmann, da União Democrata-Cristã recuou, sublinhando estar contra a abolição completa deste método, adiando uma nova discussão para depois do período de férias.

As declarações já mereceram várias críticas, incluindo do líder do governo da Baviera, Markus Söder, que escreveu na rede social Twitter que a obrigatoriedade do uso de máscara permanece, “já que esta é uma das poucas ferramentas eficazes contra a propagação do vírus”, acrescentando que os políticos “não devem dar o sinal errado” de que a pandemia já terminou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.