Índia tem o primeiro aeroporto no mundo que usa apenas energia solar

O aeroporto de Cochim, na Índia, é o primeiro aeroporto do mundo que usa apenas energia solar.

O projeto foi inaugurado a semana passada e, segundo um comunicado lançado pela companhia, “conquistou mais um capítulo na história da aviação”.

Com mais de 46 mil painéis solares distribuídos por 18 hectares de terreno, o aeroporto vai produzir entre 50 a 60 mil kilowatts por dia.

Esta medida vai permitir poupar 300 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono nos próximos 25 anos, o que equivale a plantar três milhões de árvores ou não conduzir cerca de 1200 km.

“Consumimos cerca de 48 000 kilowatts por dia. Se conseguimos produzir o mesmo com infraestruturas sustentáveis e ecológicas, isto passa uma mensagem ao mundo”, declarou V. J. Kurian, diretor administrativo do aeroporto de Cochim.

“Estamos mesmo a produzir energia extra que poderá ser transferida para a rede energética do Estado”, acrescenta.

Entre 2014 e 2015, o aeroporto de Cochim recebeu quase sete milhões de passageiros, segundo avança o Daily Mail.

Este não é o primeiro aeroporto a adotar uma política amiga do ambiente.

Nas ilhas Galápagos, o aeroporto de Baltra também é alimentado pela energia proveniente do sol e do vento. Para além disso, após a sua reconstrução, 80% dos materiais utilizados foram reciclados a partir da infraestrutura anterior.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …