Índia implanta submarinos nucleares e um porta-aviões no mar Arábico para impedir “ousadias” do Paquistão

O Ministério da Defesa da Índia anunciou esta segunda-feira que vários dos seus navios de guerra, incluindo submarinos nucleares e um porta-aviões, foram posicionados na parte norte do mar Arábico, visando dissuadir o Paquistão de quaisquer “aventuras” naquela região”.

Em comunicado, o ministério explica que, à medida que a tensão entre o Paquistão e a Índia começou a escalar, as principais unidades de combate da marinha “transitaram rapidamente” da fase de exercícios para o “modo de implantação operacional”.

“[Esta é] uma mensagem clara e firme sobre a postura operacional da Marinha Indiana para prevenir, deter e derrotar qualquer desventura do Paquistão no domínio marítimo” da Índia, pode ler-se na mesma nota do Ministério da Defesa.

O Ministério não precisou que tipo de submarinos foram implantados na área, mas a Marinha indiana contabilizada na sua frota dois submersíveis movidos a energia nuclear: o INS Chakra, alugado à Rússia em 2012, e o INS Arihant, o primeiro submersível nuclear de fabricado na Índia com capacidade de transportar mísseis balísticos, nota a Russia Today.

Quanto ao porta-aviões, o navio-almirante da frota, a tutela esclarece que se trata de um INS Vikramaditya, produzido e modernizado na Rússia.

Os recursos navais em causa foram desmobilizados do maior exercício naval levado a cabo pela Marinha indiana, o TROPEX-19 (Theatre Level Operational Readiness Exercise 2019), e posicionados no mar Arábico. Esta é uma iniciativa anual que arranca logo no início do ano.

No domingo, e segundo noticiou a Reuters citando diplomatas ocidentais, Índia e Paquistão terão ameaçado mutuamente recorrer mísseis após a escalada de tensão sobre a região de Caxemira. Segundo a agência, só a intervenção dos EUA ajudou a acalmar as parte.

“A determinado momento, a Índia ameaçou disparar pelo menos seis mísseis contra o Paquistão, e Islamabad disse que responderia com os seus próprios mísseis “três vezes mais”, avançaram diplomatas e fontes do Governo em Nova Deli, Islamabad e Washington.

No início do mês, a Marinha paquistanesa disse ter evitado que um submarino indiano entrasse nas suas águas, alegando que o navio foi forçado a recuar. A Marinha indiana, por sua vez, rejeitou as alegações, rotulando-as como “falsa propaganda” e desinformação”.

A escalada de tensão entre ambos os países, que reivindicam a região de Caxemira desde o fim da colonização britânica, em 1947, tem subido de tom. Localizada no Himalaia, a região é predominantemente muçulmana. Apesar de a violência na zona tenha durado décadas, os ataques de grupos insurgentes têm-se intensificado recentemente.

Sara Silva Alves SA, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …