Incêndios: Bruxelas propõe ajuda de 50,6 milhões do Fundo de Solidariedade

António Cotrim / Lusa

Esta quinta-feira, a Comissão Europeia propôs a atribuição de 50,6 milhões de euros a Portugal, ao abrigo do Fundo de Solidariedade, para ajudar nos reforços de reconstrução após os incêndios do verão passado.

Ao que o Expresso apurou, a Comissão Europeia iniciou a análise do pedido de Portugal ao Fundo Europeu de Solidariedade e vai disponibilizar um total de 50,6 milhões de euros, que servirão para ajudar na reconstrução das áreas atingidas pelos fogos do verão passado.

Em novembro de 2017, Bruxelas fez um adiantamento de 1,5 milhões, pelo que o valor deverá agora ser atualizado depois da análise aos prejuízos causados pelos incêndios. O montante servirá para cobrir custos da ajuda de emergência, infraestruturas e serviços públicos danificados e operações de limpeza.

Em julho, após a tragédia de Pedrógão Grande, o Governo acionou o Fundo Europeu de Solidariedade. Porém, devido à vaga de incêndios – incluindo os de outubro – o pedido foi sendo atualizado, levando a Comissão a anunciar o adiantamento de 1,5 milhões em novembro.

Agora, a Comissão deverá avançar com mais 49,1 milhões de euros – que perfaz o total de 50,6 milhões – que deverão ser aprovados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

Segundo o mesmo jornal, a Comissão aprovou em agosto “uma reorientação dos fundos” do Programa Regional da Política de Coesão, permitindo que 45 milhões de euros já atribuídos a Portugal fossem mobilizados para revitalizar a atividade económica nas zonas afetadas pelos incêndios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …

Coreia do Sul retira oficialmente o Japão da lista preferencial de comércio

A Coreia do Sul retirou esta quarta-feira oficialmente o Japão da sua lista de parceiros comerciais preferenciais, após a mesma medida ter sido aplicada por Tóquio, num agravamento de tensões diplomáticas entre os dois países. A …

Vaticano pede julgamento de dois padres por alegados abusos sexuais

A Santa Sé anunciou na terça-feira que enviou para a justiça os casos de dois padres italianos suspeitos de abuso sexual, que alegadamente ocorreram num seminário no Vaticano. "O procurador de justiça do Vaticano [equivalente ao …

Donald Trump nomeia Robert C. O’Brien como novo conselheiro de Segurança Nacional

Donald Trump nomeou esta quarta-feira Robert C. O’Brien, que servia até agora como negociador de reféns para o governo, como novo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA. Assim, O’Brien vai substituir John Bolton, que foi despedido …

Galamba avisa: não vai haver cabo submarino se centrais a carvão de Marrocos não forem penalizadas

O estudo sobre a interligação entre Portugal e Marrocos está atrasado, não havendo nenhuma data prevista para a sua conclusão, de acordo com o Governo. O cabo submarino tem um custo estimado de 700 milhões de …

Presidente do maior sindicato da PSP acusado de ter agredido adepto do Boavista

O presidente da direção da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, está entre os 11 polícias que vão a julgamento esta quarta-feira acusados de agressão a um adepto do Boavista. O julgamento terá …

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …