Incêndios: Bruxelas propõe ajuda de 50,6 milhões do Fundo de Solidariedade

António Cotrim / Lusa

Esta quinta-feira, a Comissão Europeia propôs a atribuição de 50,6 milhões de euros a Portugal, ao abrigo do Fundo de Solidariedade, para ajudar nos reforços de reconstrução após os incêndios do verão passado.

Ao que o Expresso apurou, a Comissão Europeia iniciou a análise do pedido de Portugal ao Fundo Europeu de Solidariedade e vai disponibilizar um total de 50,6 milhões de euros, que servirão para ajudar na reconstrução das áreas atingidas pelos fogos do verão passado.

Em novembro de 2017, Bruxelas fez um adiantamento de 1,5 milhões, pelo que o valor deverá agora ser atualizado depois da análise aos prejuízos causados pelos incêndios. O montante servirá para cobrir custos da ajuda de emergência, infraestruturas e serviços públicos danificados e operações de limpeza.

Em julho, após a tragédia de Pedrógão Grande, o Governo acionou o Fundo Europeu de Solidariedade. Porém, devido à vaga de incêndios – incluindo os de outubro – o pedido foi sendo atualizado, levando a Comissão a anunciar o adiantamento de 1,5 milhões em novembro.

Agora, a Comissão deverá avançar com mais 49,1 milhões de euros – que perfaz o total de 50,6 milhões – que deverão ser aprovados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

Segundo o mesmo jornal, a Comissão aprovou em agosto “uma reorientação dos fundos” do Programa Regional da Política de Coesão, permitindo que 45 milhões de euros já atribuídos a Portugal fossem mobilizados para revitalizar a atividade económica nas zonas afetadas pelos incêndios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …