/

Incêndios: Bruxelas propõe ajuda de 50,6 milhões do Fundo de Solidariedade

António Cotrim / Lusa

Esta quinta-feira, a Comissão Europeia propôs a atribuição de 50,6 milhões de euros a Portugal, ao abrigo do Fundo de Solidariedade, para ajudar nos reforços de reconstrução após os incêndios do verão passado.

Ao que o Expresso apurou, a Comissão Europeia iniciou a análise do pedido de Portugal ao Fundo Europeu de Solidariedade e vai disponibilizar um total de 50,6 milhões de euros, que servirão para ajudar na reconstrução das áreas atingidas pelos fogos do verão passado.

Em novembro de 2017, Bruxelas fez um adiantamento de 1,5 milhões, pelo que o valor deverá agora ser atualizado depois da análise aos prejuízos causados pelos incêndios. O montante servirá para cobrir custos da ajuda de emergência, infraestruturas e serviços públicos danificados e operações de limpeza.

Em julho, após a tragédia de Pedrógão Grande, o Governo acionou o Fundo Europeu de Solidariedade. Porém, devido à vaga de incêndios – incluindo os de outubro – o pedido foi sendo atualizado, levando a Comissão a anunciar o adiantamento de 1,5 milhões em novembro.

Agora, a Comissão deverá avançar com mais 49,1 milhões de euros – que perfaz o total de 50,6 milhões – que deverão ser aprovados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

Segundo o mesmo jornal, a Comissão aprovou em agosto “uma reorientação dos fundos” do Programa Regional da Política de Coesão, permitindo que 45 milhões de euros já atribuídos a Portugal fossem mobilizados para revitalizar a atividade económica nas zonas afetadas pelos incêndios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.