Incêndio no porto de Beirute pode ter sido “sabotagem”

Nabil Mounzer / EPA

O incêndio que deflagrou esta quinta-feira no porto de Beirute pode ter sido causado por um ato de “sabotagem, erro técnico ou negligência”, afirmou o Presidente libanês, Michel Aoun, sobre o fogo que as autoridades dizem estar “sob controlo”.

“O incêndio desta quinta-feira pode ser um ato de sabotagem intencional ou resultado de um erro técnico ou negligência. Em qualquer caso, a causa deve ser conhecida o mais rapidamente possível e os responsáveis devem ser responsabilizados”, afirmou Aoun, segundo o Twitter da presidência.

Ainda antes das palavras do Presidente, o ministro interino das Obras Públicas tinha dito à Agência Nacional de Notícias do Líbano que o incêndio está “sob controlo”, embora continue ativo cinco horas depois de ter começado. “O incêndio no porto está sob controlo e vai ser feita uma investigação depois de extinto”, disse Najjar.

O incêndio começou num armazém “longe do Hangar 12”, onde deflagrou o outro incêndio que deu origem a duas grandes explosões, a 4 de agosto, que devastaram grande parte de Beirute e provocaram 191 mortos e mais de 6.500 feridos.

O incêndio desta tarde, segundo o diretor-geral da Defesa Civil libanesa, Raymond Khattar, em declarações à agência espanhola Efe, “teve origem perto do lugar das explosões, em hangares que já tinham sido afetados” pelo desastre de 4 de agosto, num local em que havia pneus e azeite.

A Cruz Vermelha indicou que o incêndio afetou um dos seus armazéns que continha ajuda alimentar e teme que o mesmo possa provocar uma interrupção nas operações humanitárias. “A nossa operação humanitária corre o risco de ser seriamente perturbada”, afirmou o diretor regional do Comité Internacional da Cruz Vermelha para o Médio Oriente, Fabrizio Carboni.

Uma fonte militar, que pediu anonimato, garantiu à Efe que “dois incêndios, separados um do outro” tiveram origem no porto e, segundo as primeiras indicações, “não ocorreram por causas naturais”.

Este é o segundo incêndio registado no porto em dois dias, depois de no dia 8 de setembro os bombeiros terem apagado um outro fogo originado entre os escombros misturados com restos de lixo, madeira e pneus, segundo um comunicado do Exército.

As violentas explosões que sacudiram Beirute tiveram origem em materiais explosivos confiscados e armazenados, há vários anos, no porto da capital libanesa. O primeiro-ministro, Hassan Diab, revelou que 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito que explodiu.

A grande quantidade de nitrato de amónio terá sido confiscada a um navio, em 2013, que pertenceu a um cidadão russo que vivia no Chipre. O navio terá chegado à capital libanesa, enquanto viajava da Georgia para Moçambique, devido a problemas mecânico

As explosões criaram uma cratera com 43 metros de profundidade, segundo avaliações feitas por especialistas franceses em pirotecnia enviados para o local.

O Governo do Líbano demitiu-se em bloco, na sequência das explosões que mataram pelo menos 150 pessoas e feriram mais de seis mil.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.