Incêndio em Alvaiázere em fase de rescaldo. A13 reaberta ao trânsito

Rodrigo Antunes / Lusa

O incêndio em Alvaiázere, no distrito de Leiria, já está em fase de rescaldo, mantendo-se no local quatro meios aéreos e mais de 270 operacionais.

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou esta tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, estava em “fase de resolução”, segundo o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Isto significa que o incêndio não está extinto mas não representa “perigo de propagação para além do perímetro já atingido”.

Em declarações à Lusa, a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques, informou que o fogo já só apresentava uma frente ativa. “Se as condições atmosféricas não se alterarem, o fogo poderá ficar controlado em breve. A preocupação é o vento que se poderá levantar”, explicou.

A autarca acrescentou que a A13 foi encerrada, entre os nós de Cabaços e Avelar, devido ao fumo e porque uma das vertentes se encontrava a arder perto da via, entre o Barqueiro e Cabaços.

Entretanto, a circulação nos dois sentidos da A13 foi reaberta e, por volta das 18h00, o fogo já se encontrava em fase de rescaldo, com apenas quatro meios aéreos e pouco mais de 270 operacionais no local.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o alerta para o fogo numa zona florestal na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere, foi dado por um vigia, pelas 14h16.

O incêndio teve duas frentes ativas, sem risco para as habitações, e, para além dos mais de 200 operacionais, esteve também a ser combatido por oito meios aéreos e 56 veículos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …