/

Incêndio em Alvaiázere em fase de rescaldo. A13 reaberta ao trânsito

Rodrigo Antunes / Lusa

O incêndio em Alvaiázere, no distrito de Leiria, já está em fase de rescaldo, mantendo-se no local quatro meios aéreos e mais de 270 operacionais.

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou esta tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, estava em “fase de resolução”, segundo o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Isto significa que o incêndio não está extinto mas não representa “perigo de propagação para além do perímetro já atingido”.

Em declarações à Lusa, a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques, informou que o fogo já só apresentava uma frente ativa. “Se as condições atmosféricas não se alterarem, o fogo poderá ficar controlado em breve. A preocupação é o vento que se poderá levantar”, explicou.

A autarca acrescentou que a A13 foi encerrada, entre os nós de Cabaços e Avelar, devido ao fumo e porque uma das vertentes se encontrava a arder perto da via, entre o Barqueiro e Cabaços.

Entretanto, a circulação nos dois sentidos da A13 foi reaberta e, por volta das 18h00, o fogo já se encontrava em fase de rescaldo, com apenas quatro meios aéreos e pouco mais de 270 operacionais no local.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o alerta para o fogo numa zona florestal na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere, foi dado por um vigia, pelas 14h16.

O incêndio teve duas frentes ativas, sem risco para as habitações, e, para além dos mais de 200 operacionais, esteve também a ser combatido por oito meios aéreos e 56 veículos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.