Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Miguel A. Lopes / Lusa

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas.

Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município de Vila de Rei e outro na Sertã, mobilizaram mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos, segundo a página oficial da Proteção Civil, mas o número continua a aumentar.

A aldeia de Cardiga Fundeira, na Sertã, foi evacuada, de acordo com o Observador. O incêndio que começou às 14h47 na localidade de Rolã, freguesia de Cernanche do Bonjardim, Nesperal e Palhais, no concelho da Sertã, está a ser combatido por mais de 200 operacionais, apoiados por 55 viaturas e 8 meios aéreos.

Uma outra frente, em Ermida e Figueiredo, Sertã, está a mobilizar 33 operacionais e 3 meios aéreos, tendo começado às 15h01. Há uma terceira frente na localidade de Pombas, com início às 17h17, que mobiliza 17 operacionais e 2 meios aéreos.

Já às 14h50, em Fundada, Vila de Rei, começou outro incêndio, igualmente em povoamento florestal, que congrega no combate às chamas 157 operacionais, 48 viaturas e 4 meios aéreos.

A praia fluvial do Bostelim, em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, foi evacuada por precaução, disse fonte da Câmara local. O vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César, explicou à agência Lusa que o facto de várias autocaravanas utilizarem aquele local, poderia criar uma situação de pânico numa eventual necessidade de operações mais intensivas naquele local. Além disso, o fumo também contribuiu para a evacuação daquele espaço de lazer.

Segundo a rádio Condestável, de Cernache do Bonjardim, o parque de campismo da praia do Bostelim, no concelho de Vila de Rei, também foi evacuado por precaução. Cerca de 70 pessoas foram retiradas do local. A mesma rádio avança que foi ainda evacuada a localidade de Monte Novo, na freguesia da Fundada.

As zonas onde começaram os incêndios ficam relativamente próximas umas das outras, já que a povoação de Rolã, no município da Sertã, dista cerca de seis quilómetros em linha reta de Fundada, em Vila de Rei, concelho localizado a sul e vizinho do da Sertã.

A estrada nacional 2 (EN2), entre Vila de Rei e Sertã, nas proximidades da Cumeada, está cortada ao trânsito devido ao incêndio. “Não se passa mesmo. Até há meios operacionais que não conseguem passar”, disse à Lusa o vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César. O vice-presidente disse também que três aldeias estão próximas das chamas e em “perigo”, nomeadamente Monte Novo, Fouto e Relva do Boi.

A Nacional 244 está cortada em São João do Peso, segundo Alexandre Penha, adjunto operacional nacional da Proteção Civil.

O incêndio de Vila de Rei, de acordo com o vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César, tem duas frentes ativas, uma delas a progredir em direção a um dos incêndios da Sertã. O autarca disse também que o incêndio lavra numa zona de eucalipto e pinho, de regeneração natural, e que a região está a ser atingida por ventos fortes.

Foi evacuada, parcialmente, a aldeia de Cardiga. Estão a ser evacuadas as zonas mais isoladas, tendo sido dada prioridade aos cidadãos com mobilidade reduzida ou que estejam acamados. A praia fluvial do Bostelim foi evacuada por prevenção — ao todo, foram 60 as pessoas evacuadas. A Proteção Civil não tem, para já, informação de casas em risco.

Segundo o Região do Zêzere, os incêndios já têm uma grande dimensão e as chamas estão muito próximas de aldeias. Os incêndios estão a evoluir com “muita violência”, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco. De acordo com a fonte, o combate aos dois incêndios está a ser reforçado com meios de todo o país.

Segundo a SIC Notícias, há três aldeias em risco no concelho de Vila de Rei: Monte Novo, Cabeça do Poço e Chão da Telha. A Rádio Condestável está a avançar ainda que as chamas se aproximam “muito rapidamente” de Vale da Urra, também em Vila de Rei. O vento forte está a dificultar as operações.

Pelas 20h, o incêndio de Vila de Rei já chegou a Mação, no distrito de Santarém. Segundo o responsável pela proteção civil de Mação, António Louro, a frente de fogo que atinge o concelho de Vila de Rei entrou “com bastante violência” no concelho de Mação, adiantando ainda que se trata de uma frente com oito quilómetros, e que está a afetar a zona de Azinhal, Cardigos e Vinha Velha.

As chamas avançam “com muita violência”, registando-se “muito vento” no local, acrescentou. De acordo com o mesmo responsável, as próximas horas vão ser “muito difíceis”, adiantando que as operações estão centradas na proteção às populações.

O distrito de Castelo Branco está sob aviso vermelho por risco de incêndio, segundo o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As temperaturas podem chegar aos 37 graus durante este sábado. Fonte dos bombeiros apelou, em declarações ao Mediotejo.net, a que as pessoas não circulem nos locais de incêndio, que deixem as suas casas e se desloquem para locais seguros.

Em declarações à Condestável, a presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), Filomena Bernardo, confirmou a ocorrência de uma colisão entre uma viatura dos bombeiros de Cernache do Bonjardim e um ligeiro. O acidente ocorreu pelas 17h50, havendo a registar dois feridos leves, bombeiros, que foram assistidos no Serviço de Atendimento Permanente da Sertã.

Quatro bombeiros ficaram feridos, um deles em estado grave, no combate aos incêndios. A ANEPC não revelou em que incêndio os bombeiros ficaram feridos e de que corporação são.

Neste momento, “não é possível afirmar” que o combate esteja a evoluir favoravelmente. “O prognóstico é reservado.” Ainda assim, “durante a noite, é expectável que as condições facilitem o combate”.

Está neste momento em curso um reforço de meios oriundos de Lisboa, Setúbal, Évora e Aveiro. “Serão feitos todos os reforços necessários”, garantiu Alexandre Penha.

Apesar de as chamas terem “passado” por várias aldeias, colocando-as “em perigo”, Paulo César, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei afirmou não ter notícia de feridos ou danos materiais. “O fogo já percorreu várias aldeias, houve projeções para o interior das aldeias, mas os bombeiros têm conseguido proteger as habitações. A nossa preocupação é salvaguardar os núcleos urbanos”, assinalou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …