Descoberta impressão digital de Leonardo da Vinci em desenho médico de 1509

Royal Collection Trust

Uma impressão digital notavelmente clara deixada por Leonardo da Vinci num dos seus desenhos será apresentada publicamente como parte dos eventos que marcarão os 500 anos da sua morte.

Um especialista em conservação de obras de arte descobriu a impressão digital de Leonardo da Vinci, impregnada num desenho que o artista fez entre 1509 e 1510, informou o The Art Newspaper.

A marca encontra-se na margem esquerda do desenho “O sistema cardiovascular e os órgãos principais de uma mulher”, um trabalho de saúde médico que faz parte da coleção do fundo britânico Royal Collection Trust.

A marca do seu polegar esquerdo – o artista era canhoto -, está num desenho médico. Alan Donnithorne descobriu que a tinta castanha e avermelhada da impressão é a mesma que a do desenho, por isso Leonardo terá “pegado na folha com os dedos manchados de tinta”. Há também uma marca borrada do seu dedo indicador esquerdo no reverso. O antigo funcionário do Royal Collection Trust acredita que tenha sido acidental.

Donnithorne descreve a mancha no trabalho artístico como

Royal Collection Trust

“O sistema cardiovascular e os órgãos principais de uma mulher”, de Leonardo da Vinci

“o candidato mais convincente para uma impressão digital de Leonardo” em relação a outras marcas digitais presentes em várias outras obras de arte.

“Há manchas e impressões parciais noutros desenhos de Leonardo”, mas “esta é de longe a mais recente, mais clara e definitiva impressão digital” do famoso artista, disse Martin Clayton, atual curador da coleção que inclui o trabalho.

Os curadores esperam que a marca leve as pessoas a sentirem-se mais perto do mestre italiano do que nunca. “É possível sentir realmente o homem a trabalhar neste desenho, com os dedos embebidos em tinta”, disse Clayton. “Isto faz-me sentir formigueiros.”

O desenho médico será exibido no Museu Nacional de Cardiff (de 1 de fevereiro a 6 de maio) e depois na Galeria da Rainha, no Palácio de Buckingham (de 24 de maio a 13 de outubro).

Mais detalhes sobre a descoberta serão incluídos no novo livro de Donnithorne -“Leonardo da Vinci: um olhar mais atento” – a ser publicado esta sexta-feira. Clayton disse que o livro não revela nada de totalmente novo, mas é “muito mais uma acumulação gradual e penosa de muitas evidências sobre como Leonardo trabalhou como pintor“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …