Descoberta impressão digital de Leonardo da Vinci em desenho médico de 1509

Royal Collection Trust

Uma impressão digital notavelmente clara deixada por Leonardo da Vinci num dos seus desenhos será apresentada publicamente como parte dos eventos que marcarão os 500 anos da sua morte.

Um especialista em conservação de obras de arte descobriu a impressão digital de Leonardo da Vinci, impregnada num desenho que o artista fez entre 1509 e 1510, informou o The Art Newspaper.

A marca encontra-se na margem esquerda do desenho “O sistema cardiovascular e os órgãos principais de uma mulher”, um trabalho de saúde médico que faz parte da coleção do fundo britânico Royal Collection Trust.

A marca do seu polegar esquerdo – o artista era canhoto -, está num desenho médico. Alan Donnithorne descobriu que a tinta castanha e avermelhada da impressão é a mesma que a do desenho, por isso Leonardo terá “pegado na folha com os dedos manchados de tinta”. Há também uma marca borrada do seu dedo indicador esquerdo no reverso. O antigo funcionário do Royal Collection Trust acredita que tenha sido acidental.

Donnithorne descreve a mancha no trabalho artístico como

Royal Collection Trust

“O sistema cardiovascular e os órgãos principais de uma mulher”, de Leonardo da Vinci

“o candidato mais convincente para uma impressão digital de Leonardo” em relação a outras marcas digitais presentes em várias outras obras de arte.

“Há manchas e impressões parciais noutros desenhos de Leonardo”, mas “esta é de longe a mais recente, mais clara e definitiva impressão digital” do famoso artista, disse Martin Clayton, atual curador da coleção que inclui o trabalho.

Os curadores esperam que a marca leve as pessoas a sentirem-se mais perto do mestre italiano do que nunca. “É possível sentir realmente o homem a trabalhar neste desenho, com os dedos embebidos em tinta”, disse Clayton. “Isto faz-me sentir formigueiros.”

O desenho médico será exibido no Museu Nacional de Cardiff (de 1 de fevereiro a 6 de maio) e depois na Galeria da Rainha, no Palácio de Buckingham (de 24 de maio a 13 de outubro).

Mais detalhes sobre a descoberta serão incluídos no novo livro de Donnithorne -“Leonardo da Vinci: um olhar mais atento” – a ser publicado esta sexta-feira. Clayton disse que o livro não revela nada de totalmente novo, mas é “muito mais uma acumulação gradual e penosa de muitas evidências sobre como Leonardo trabalhou como pintor“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

De Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …