Mais impostos sobre automóveis: bombo da festa para compensar alívio do IRS

 

O alívio de impostos que o Orçamento de Estado para 2018 vai implicar para muitos contribuintes portugueses, no capítulo do IRS, vai ser compensado pelo Governo com um considerável aumento das taxas aplicadas ao sector automóvel.

O Correio da Manhã fez as contas a este aumento de impostos sobre os automóveis, previsto no Orçamento de Estado para 2018, e salienta que vai render aos cofres públicos 291,1 milhões de euros, isto é, “mais do que os 230 milhões que o Estado perderá em receitas com o desdobramento dos segundo e terceiros escalões de IRS”, frisa o jornal.

O IUC – Imposto Único de Circulação é o que vai sofrer um maior aumento, da ordem dos 11%, com o Estado a prever receber neste capítulo mais de 395 milhões de euros – para 2017, estão previstas receitas de 356,2 milhões de euros com o IUC.

Já o ISV -Imposto sobre Veículos, que é pago aquando da compra de um carro novo, deverá render ao Estado 823,3 milhões de euros, “quase mais 50 milhões do que o montante previsto para este ano”, salienta o CM.

Por fim, o ISP – Imposto sobre Produtos Petrolíferos, que é pago aquando da compra de combustíveis, deverá render cerca de 3,6 mil milhões de euros em 2018, “mais 200 milhões de euros do que este ano”, sustenta o mesmo jornal.

Estes dados levam o responsável da ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, Jorge Neves da Silva, a salientar ao CM que o aumento de impostos no sector automóvel “é sistemático”.

“O automóvel é sempre o bombo da festa”, queixa-se este elemento.

“Haver mais rendimento disponível para os trabalhadores e pensionistas é bom porque isso ajuda a aumentar as vendas, mas esse efeito é neutralizado pelo efeito dos impostos indirectos”, lamenta ainda Jorge Neves da Silva.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Um vez mais a generalidade dos portugueses “vai ser o bombo da festa” para o estado calar uma franja da sociedade – função pública.

    Vamos pagar todos para alguns…
    corta-se nas horas trabalhadas, aumenta-se na carga de pessoal e nos salários, oferece-se promoções da carreira baseada em anos de serviço e não pelo mérito na função…

    Viva o tuga

    • À classe media será, mas é sobretudo ao pobre que tem um carrito para as suas necessidades que é uma enorme fatia da população Portuguesa, a quem estes impostos fazem de facto diferença. Porque os médios estão habituados e aos ricos estes aumentos pouca diferença fazem, ou nenhuma. Isto é tirar aos pobres para dar aos funcionários publicos que têm bons ordenados, mas cujo numero de votantes conta. É uma pouca vergonha. É um assalto ao bolso do pobre. Chamam a isto socialismo?

      • Mas o que estás para aí a dizer??
        O pobre por ventura compra carros novos???
        Estamos a falar do IA que se paga quando compras um carro novo!!!!
        É preferível mil vezes baixarem o IRS e subir o IA. É que no IRS não tenho opção de escolha, sou taxado e pronto, enquanto que no IA posso decidir comprar ou não um carro novo!

  2. Pois, se os impostos sobre os automóveis irão render mais do que o Estado perderá em receitas com o desdobramento dos escalões de IRS, então ainda bem que quem paga esses impostos não são os portugueses, senão estavam lixados…

  3. E falando em descongelamentos para quando o descongelamento da tabela do isv. Ja custa lembrar mas ainda tenho vaga ideia de que á medida que os anos passavam,os carros iam descendo de escalao…
    Disso ninguem fala.

  4. Esta corja, que tanto criticou a austeridade do Coelho, tem desgovernado sempre com ela. Vejam a propaganda que eles fazem com a introdução de mais dois escalões no IRS e para compensar aumentam os impostos aos automóveis. Quanto ao pagar o subsidio de Natal em Novembro, já me estão a descontar desde Janeiro. Se tivessem mantido em duodécimos eu já cá tinha o dinheiro há muito tempo. Vão para o raio que os parta!!

  5. Isto para uma grande parte do povo não deixa de ser bem aplicado porque facilmente acreditam em feitiços, eu como não acredito que é possível fazer omeletes sem ovos continuo crente que depois de mais estes impostos outros hão-de surgir de novo para tapar os buracos abertos com a feitiçaria do milagre das rosas.

RESPONDER

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …