Mais impostos sobre automóveis: bombo da festa para compensar alívio do IRS

 

O alívio de impostos que o Orçamento de Estado para 2018 vai implicar para muitos contribuintes portugueses, no capítulo do IRS, vai ser compensado pelo Governo com um considerável aumento das taxas aplicadas ao sector automóvel.

O Correio da Manhã fez as contas a este aumento de impostos sobre os automóveis, previsto no Orçamento de Estado para 2018, e salienta que vai render aos cofres públicos 291,1 milhões de euros, isto é, “mais do que os 230 milhões que o Estado perderá em receitas com o desdobramento dos segundo e terceiros escalões de IRS”, frisa o jornal.

O IUC – Imposto Único de Circulação é o que vai sofrer um maior aumento, da ordem dos 11%, com o Estado a prever receber neste capítulo mais de 395 milhões de euros – para 2017, estão previstas receitas de 356,2 milhões de euros com o IUC.

Já o ISV -Imposto sobre Veículos, que é pago aquando da compra de um carro novo, deverá render ao Estado 823,3 milhões de euros, “quase mais 50 milhões do que o montante previsto para este ano”, salienta o CM.

Por fim, o ISP – Imposto sobre Produtos Petrolíferos, que é pago aquando da compra de combustíveis, deverá render cerca de 3,6 mil milhões de euros em 2018, “mais 200 milhões de euros do que este ano”, sustenta o mesmo jornal.

Estes dados levam o responsável da ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, Jorge Neves da Silva, a salientar ao CM que o aumento de impostos no sector automóvel “é sistemático”.

“O automóvel é sempre o bombo da festa”, queixa-se este elemento.

“Haver mais rendimento disponível para os trabalhadores e pensionistas é bom porque isso ajuda a aumentar as vendas, mas esse efeito é neutralizado pelo efeito dos impostos indirectos”, lamenta ainda Jorge Neves da Silva.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Um vez mais a generalidade dos portugueses “vai ser o bombo da festa” para o estado calar uma franja da sociedade – função pública.

    Vamos pagar todos para alguns…
    corta-se nas horas trabalhadas, aumenta-se na carga de pessoal e nos salários, oferece-se promoções da carreira baseada em anos de serviço e não pelo mérito na função…

    Viva o tuga

    • À classe media será, mas é sobretudo ao pobre que tem um carrito para as suas necessidades que é uma enorme fatia da população Portuguesa, a quem estes impostos fazem de facto diferença. Porque os médios estão habituados e aos ricos estes aumentos pouca diferença fazem, ou nenhuma. Isto é tirar aos pobres para dar aos funcionários publicos que têm bons ordenados, mas cujo numero de votantes conta. É uma pouca vergonha. É um assalto ao bolso do pobre. Chamam a isto socialismo?

      • Mas o que estás para aí a dizer??
        O pobre por ventura compra carros novos???
        Estamos a falar do IA que se paga quando compras um carro novo!!!!
        É preferível mil vezes baixarem o IRS e subir o IA. É que no IRS não tenho opção de escolha, sou taxado e pronto, enquanto que no IA posso decidir comprar ou não um carro novo!

  2. Pois, se os impostos sobre os automóveis irão render mais do que o Estado perderá em receitas com o desdobramento dos escalões de IRS, então ainda bem que quem paga esses impostos não são os portugueses, senão estavam lixados…

  3. E falando em descongelamentos para quando o descongelamento da tabela do isv. Ja custa lembrar mas ainda tenho vaga ideia de que á medida que os anos passavam,os carros iam descendo de escalao…
    Disso ninguem fala.

  4. Esta corja, que tanto criticou a austeridade do Coelho, tem desgovernado sempre com ela. Vejam a propaganda que eles fazem com a introdução de mais dois escalões no IRS e para compensar aumentam os impostos aos automóveis. Quanto ao pagar o subsidio de Natal em Novembro, já me estão a descontar desde Janeiro. Se tivessem mantido em duodécimos eu já cá tinha o dinheiro há muito tempo. Vão para o raio que os parta!!

  5. Isto para uma grande parte do povo não deixa de ser bem aplicado porque facilmente acreditam em feitiços, eu como não acredito que é possível fazer omeletes sem ovos continuo crente que depois de mais estes impostos outros hão-de surgir de novo para tapar os buracos abertos com a feitiçaria do milagre das rosas.

RESPONDER

Ator britânico esteve morto 7 minutos. Agora pinta o que viu no "além"

Shiv Grewal, ator britânico da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, sofreu um ataque cardíaco há 5 anos, ficando durante 7 minutos em morte clínica. Agora, revela através da sua arte o que acredita ser …

Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens

Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território antes da chegada do Homo sapiens sapiens. "A presença continuada …

Cristiano Ronaldo diz que foi "uma decisão fácil" escolher a Juventus

O futebolista português disse que escolher a Juventus "foi uma decisão fácil", tendo em conta a dimensão do clube campeão italiano, pelo qual assinou por quatro anos, após nove épocas no Real Madrid. "Como disse muitas …

Trump e Putin congratulam-se com cimeira "produtiva e útil"

Os Presidentes dos EUA e da Rússia congratularam-se, em Helsínquia, com a sua primeira cimeira, que consideraram produtiva e muito útil, respetivamente. “Acabo de concluir uma reunião com o Presidente Vladimir Putin sobre uma série de …

Apenas 9% da população idosa portuguesa é saudável

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com “o maior estudo” sobre envelhecimento realizado na Europa e esta segunda-feira divulgado pela Universidade de …

Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média

A Câmara de Lisboa assina, nesta segunda-feira, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que lhe vai permitir sortear vários imóveis desta entidade, para arrendamento a preços baixos, por famílias da …

"Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido"

"O caso de Tancos é uma vergonha nacional." Palavras de Luís Marques Mendes que no seu habitual espaço de comentário na SIC, referiu ainda "se este fosse um país a sério, já havia chefes militares …

Adeptos da Juventus receberam Ronaldo em delírio (e com um pedido especial)

A loucura tomou conta da cidade de Turim, casa da Juventus, com a chegada de Cristiano Ronaldo. O jogador português é hoje apresentado oficialmente como reforço do clube italiano, após nove épocas no Real Madrid, …

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das …

Mergulhador disse-lhe para meter o submarino onde dói mais. Musk chamou-lhe "pedófilo"

Elon Musk, o multi-milionário da Tesla, envolveu-se numa acesa troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram no resgate das 12 crianças da Tailândia, chegando mesmo a chamar-lhe "pedófilo". O CEO da Tesla …