Mais impostos sobre automóveis: bombo da festa para compensar alívio do IRS

 

O alívio de impostos que o Orçamento de Estado para 2018 vai implicar para muitos contribuintes portugueses, no capítulo do IRS, vai ser compensado pelo Governo com um considerável aumento das taxas aplicadas ao sector automóvel.

O Correio da Manhã fez as contas a este aumento de impostos sobre os automóveis, previsto no Orçamento de Estado para 2018, e salienta que vai render aos cofres públicos 291,1 milhões de euros, isto é, “mais do que os 230 milhões que o Estado perderá em receitas com o desdobramento dos segundo e terceiros escalões de IRS”, frisa o jornal.

O IUC – Imposto Único de Circulação é o que vai sofrer um maior aumento, da ordem dos 11%, com o Estado a prever receber neste capítulo mais de 395 milhões de euros – para 2017, estão previstas receitas de 356,2 milhões de euros com o IUC.

Já o ISV -Imposto sobre Veículos, que é pago aquando da compra de um carro novo, deverá render ao Estado 823,3 milhões de euros, “quase mais 50 milhões do que o montante previsto para este ano”, salienta o CM.

Por fim, o ISP – Imposto sobre Produtos Petrolíferos, que é pago aquando da compra de combustíveis, deverá render cerca de 3,6 mil milhões de euros em 2018, “mais 200 milhões de euros do que este ano”, sustenta o mesmo jornal.

Estes dados levam o responsável da ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, Jorge Neves da Silva, a salientar ao CM que o aumento de impostos no sector automóvel “é sistemático”.

“O automóvel é sempre o bombo da festa”, queixa-se este elemento.

“Haver mais rendimento disponível para os trabalhadores e pensionistas é bom porque isso ajuda a aumentar as vendas, mas esse efeito é neutralizado pelo efeito dos impostos indirectos”, lamenta ainda Jorge Neves da Silva.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Um vez mais a generalidade dos portugueses “vai ser o bombo da festa” para o estado calar uma franja da sociedade – função pública.

    Vamos pagar todos para alguns…
    corta-se nas horas trabalhadas, aumenta-se na carga de pessoal e nos salários, oferece-se promoções da carreira baseada em anos de serviço e não pelo mérito na função…

    Viva o tuga

    • À classe media será, mas é sobretudo ao pobre que tem um carrito para as suas necessidades que é uma enorme fatia da população Portuguesa, a quem estes impostos fazem de facto diferença. Porque os médios estão habituados e aos ricos estes aumentos pouca diferença fazem, ou nenhuma. Isto é tirar aos pobres para dar aos funcionários publicos que têm bons ordenados, mas cujo numero de votantes conta. É uma pouca vergonha. É um assalto ao bolso do pobre. Chamam a isto socialismo?

      • Mas o que estás para aí a dizer??
        O pobre por ventura compra carros novos???
        Estamos a falar do IA que se paga quando compras um carro novo!!!!
        É preferível mil vezes baixarem o IRS e subir o IA. É que no IRS não tenho opção de escolha, sou taxado e pronto, enquanto que no IA posso decidir comprar ou não um carro novo!

  2. Pois, se os impostos sobre os automóveis irão render mais do que o Estado perderá em receitas com o desdobramento dos escalões de IRS, então ainda bem que quem paga esses impostos não são os portugueses, senão estavam lixados…

  3. E falando em descongelamentos para quando o descongelamento da tabela do isv. Ja custa lembrar mas ainda tenho vaga ideia de que á medida que os anos passavam,os carros iam descendo de escalao…
    Disso ninguem fala.

  4. Esta corja, que tanto criticou a austeridade do Coelho, tem desgovernado sempre com ela. Vejam a propaganda que eles fazem com a introdução de mais dois escalões no IRS e para compensar aumentam os impostos aos automóveis. Quanto ao pagar o subsidio de Natal em Novembro, já me estão a descontar desde Janeiro. Se tivessem mantido em duodécimos eu já cá tinha o dinheiro há muito tempo. Vão para o raio que os parta!!

  5. Isto para uma grande parte do povo não deixa de ser bem aplicado porque facilmente acreditam em feitiços, eu como não acredito que é possível fazer omeletes sem ovos continuo crente que depois de mais estes impostos outros hão-de surgir de novo para tapar os buracos abertos com a feitiçaria do milagre das rosas.

RESPONDER

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …